Caros alunos, este espaço permanente será destinado à reunião de materiais curriculares e extra curriculares. Acredito que aqui conseguirei disponibilizar recursos a mais para quem necessita de uma ajuda ou para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em História.

Informe-se

Para aqueles que se preparam para concursos em geral, a dica é se manter sempre informado. Jornais online são uma ótima fonte de informação, principalmente pelo fato de podermos selecionar aquilo que realmente nos interessa. Seguem alguns muito bons: Folha de São Paulo; Estado de São Paulo; O Globo; G1; Barbacena Mais; Barbacena Online; BBC (britânica) e CNN (americana).

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Esquema de aula - Primeiros Anos - 12/08/2014

  • Sociedade feudal
    • Composição:
      • Clero: religiosos. Classe que unia os povos em torno do cristianismo.
      • Nobreza: detentores de terras e títulos. Ligados à defesa e à guerra.
      • Camponeses ou servos: trabalhadores da terra de algum senhor. Pagadores de impostos e geralmente ligados à terra e não ao senhor.

Islamismo

  • Aspectos regionais:
    • Região árida, ocupada por diversas tribos com suas particularidades.
    • Crença nos djins (espíritos das forças da natureza), diversos deuses e ancestrais.
  • Maomé:
    • Comerciante, entra em contato com o Judaísmo e com o Cristianismo em suas viagens.
    • Após casar-se com uma viúva, passa a ocupar-se com assuntos religiosos.
    • Elabora sua fé com a crença absoluta em um Deus único e uma série de regras de orações e pagamento de impostos pelos ricos.
    • Princípios:
      • Salat: preces públicas, realizadas de três a cinco vezes ao dia.
      • Zakat: imposto dos ricos aos pobres.
      • Alcorão: livro que contém os princípios fundamentais da religião.
      • Sunna: livro posterior que formaliza o direito nas regiões islâmicas.
      • Jihad: “guerra santa” para combater infiéis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esquemas úteis