Caros alunos, este espaço permanente será destinado à reunião de materiais curriculares e extra curriculares. Acredito que aqui conseguirei disponibilizar recursos a mais para quem necessita de uma ajuda ou para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em História.

Informe-se

Para aqueles que se preparam para concursos em geral, a dica é se manter sempre informado. Jornais online são uma ótima fonte de informação, principalmente pelo fato de podermos selecionar aquilo que realmente nos interessa. Seguem alguns muito bons: Folha de São Paulo; Estado de São Paulo; O Globo; G1; Barbacena Mais; Barbacena Online; BBC (britânica) e CNN (americana).

Perguntas e comentários

Caros alunos, utilizem o espaço de comentários ao final da página para postagem de dúvidas, comentários ou mesmo exposição opiniões.

Caso prefiram, utilizem a caixa abaixo (serviço Ask.fm)

78 comentários:

  1. Como surgiu o distrito diamantino?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Distrito Diamantino surgiu por volta de 1729, quando o rei de Portugal foi informado sobre a existência de jazidas de diamantes na região norte de Minhas Gerais, onde hoje se localiza a cidade de Diamantina. A partir de 1734 a região começa a ser limitada e a exploração dos diamantes, rigidamente controlada pela fiscalização do rei, que só permitia que contratadores específicos explorassem o mineral.

      Um artigo muito interessante que encontrei na internet: http://www.webartigos.com/artigos/o-distrito-diamantino-1734-1821/35586/

      Abraços, Ramon.

      Excluir
  2. Me explica somente a Revolta dos Governadores?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com a alta dos impostos na Colônia do Brasil após o processo de Restauração Portuguesa, conspiradores no Rio de Janeiro iniciaram um movimento para depor o então Governador das Capitanias do Sul, Salvador Correia de Sá e Benevides. Alguns funcionários da Câmara do Rio de Janeiro aderiram à revolta. De volta ao Rio, Salvador (que estava viajando por Paranaguá) reassume o governo, julgando os funcionários envolvidos e perdoando o povo da cidade. O líder da conspiração, Jerônimo Barbalho Bezerra, foi morto.

      Um link bem completo sobre o assunto é o da Wikipedia, na página referente ao Salvador Correia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Salvador_Correia_de_S%C3%A1_e_Benevides

      Espero ter ajudado. Abraços.

      Excluir
    2. Ramon Henrique Nº: 26 e Leandro José Nº:19 Turma: 2º ano 82 de setembro de 2013 às 22:11

      1- A Inconfidência Mineira é uma revolta feita pelos ricos. Com a diminuição gradual do ouro, a derrama (o famoso imposto daquela época) foi aumentando gradativamente, deixando as elites mineiras cada vez mais insatisfeitas. Proprietários de terras e de escravos, mineradores e juízes, militares, médicos e padres se reúnem em segredo.
      A Conjuração Baiana foi uma revolta feita pelos povos mais pobres contra a fome e a miséria. Por ser composta por pessoas mais pobres, propunham a libertação dos escravos.
      Atualmente, o Brasil passou por manifestações exigindo melhoras na saúde, educação e transporte público (incluindo a diminuição nas tarifas dos ônibus). Esses movimentos são muitos parecidos, pois os três propunham melhores condições de vida (todos eles buscam direitos como cidadãos).

      2- Tiradentes foi tido como um ídolo, um herói pelo povo brasileiro. Tendo até seu próprio feriado no calendário. Tiradentes foi importante, o principal nome da Inconfidência Mineira, tendo o status de herói, sua imagem teve semelhança com a de Jesus Cristo.

      3- Para acabar com a oposição da Inglaterra, Napoleão decreta o Bloqueio Continental ( que é a proibição de todos países europeus de comercializar com a Inglaterra), como Portugal era subordinado a Inglaterra( por causa do Tratado de Methuen), Portugal se recusa a cumprir o Bloqueio Continental, Napoleão ordena as tropas a invadirem Portugal. D. João (príncipe regente de Portugal) toma uma decisão ousada para não perder o trono, embarca a Família Real e todos os documentos e funcionários importantes para o Brasil, a Inglaterra ajuda a Família Real na fuga para o Brasil. Ao chegar, D. João abre os portos brasileiros para as nações amigas, principalmente a Inglaterra, Também é permitido a instalação de manufaturas no Brasil, as manufaturas brasileiras não podem competir com as estrangeiras. D. João decreta em 1816, que o Brasil era um Reino Unido a Portugal. Com a derrota de Napoleão, a população começa a exigir a volta do rei. No entanto, o poder do rei não poderia ser absoluto como antes. D. João enrola Portugal até o último instante, vendo que ele poderia ser retirado do cargo de rei, ele retorna a Portugal, mas deixa seu filho, D. Pedro como príncipe regente do Brasil. As cortes portuguesas insatisfeitas decidem diminuir a importância do Brasil. D. Pedro fica insatisfeito com a posição da corte, seu pai, D. João ordena o retorno dele para Portugal (pois ele tava sendo pressionado pela corte), mas D. Pedro declara q não retornaria para Portugal. Este dia ficou conhecido como o "Dia do Fico". Informado durante viagem a São Paulo, que pela última vez ele retorna-se a Portugal, mas ele não aceita e profere o "Grito do Ipiranga".

      4- Com a abertura dos portos o Brasil se sobrepõe as demais colônias de Portugal e com a elevação do Brasil de colônia a Reino Unido, o Brasil se iguala a Portugal, tendo os mesmos direitos que os portugueses legítimos, a única coisa que impediu que o Brasil volta-se a ser colônia foi a recusada de D. Pedro a retornar para Portugal. Com isso o Brasil ficou independente de Portugal.

      Excluir
  3. Me explica a Conquista da América?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conquista da América é o nome que se dá à dominação que os europeus fizeram sobre as populações nativas da América. É um termo geral que pode ser aplicado aos processos de descobrimento e colonização empreendido por espanhóis, portugueses, ingleses, etc. O domínio foi feito sobre grandes civilizações nativas (como os astecas e incas) e comunidades menores (como as tribos caiapó, tupinambá, etc.). Precisa saber algo mais específico?

      Excluir
  4. Não. Obrigado Prof. Felipe.

    ResponderExcluir
  5. Me explica o conflito da primeira guerra mundial e a luta dos socialistas da revolução russa? Raphaella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Raphaella. A Primeira Guerra Mundial tem início a partir das rivalidades políticas e econômicas já presentes na Europa. Havia uma tensão no ar causada pelo nacionalismo exagerado e pelo neocolonialismo (matérias que vimos no ano passado). Quando o arquiduque herdeiro do trono do Império Áustro-Húngaro é assassinado na Sérvia, o crime gera um efeito em cadeia que faz com que muitos países declarem guerra uns contra os outros e formem alianças. As alianças ficam assim divididas, inicialmente: Tríplice Entente (Inglaterra, França e Rússia) e Tríplice Aliança (Alemanha, Itália e Império Áustro-Húngaro). É impossível explicar a guerra toda em um texto pequeno, mas as características mais marcantes foram o uso de grande tecnologia, o despreparo inicial dos exércitos, o estabelecimento de uma fase relativamente estática, com a construção de extensas trincheiras, e a grande duração (1914 a 1919). Os socialistas da Rússia são parte de inúmeras pessoas que estavam insatisfeitos com o governo do Czar, um governo muito centralizador e sem participação do povo. Bolcheviques e mencheviques se aproveitam do clima de instabilidade e da renúncia do Czar Nicolau II para tentarem tomar o poder. Há uma grande guerra civil, mas os bolcheviques conseguem, a partir dos sovietes (que eram conselhos dos operários), assumir o poder e iniciar grandes reformas. Seu líder era Vladimir Lênin.

      Essas matérias são um tanto extensas (dois capítulos inteiros) para serem completamente explicadas aqui. Recomendo que você tente identificar os pontos sobre os quais tem mais dúvidas, para que eu possa ajudá-la melhor. De qualquer forma, espero ter ajudado. Procure-me na escola caso precise de maiores esclarecimentos.

      Excluir
  6. Querido professor Felipe, era seu aluno no Colégio Tiradentes e depois de meses venho a expressar o que eu sinto em relação a você. Gostaria de deixar bem claro que não vim aqui para ofende-lo ou coisa do tipo, porém foi uma puta sacanagem o que o senhor fez. Sério, você não sabe e nem faz ideia de como é muito legal ter uma professora insuportável de 1 metro e meio que mal sabia dar aulas por 3 anos, aí chega você com cara de mal humorado mas dava as melhores aulas que eu já tive na vida, falando muito e explicando muitíssimo bem. Aí de repente os alunos ficam 3 dias sem aulas e surgiram boatos que você se demitiu porque lhe ofenderam no blog? Desculpa, mas que pessoa se abate por esse tipo de coisa? Eu sei que você não irá responder mas eu precisava de dizer o quanto eu e muita gente daquela escola te odeia por não ter sido homem pra permanecer no cargo, e nos largar lá com uma professora comum e monótoma.
    Te odeio com todo carinho,
    Anônimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha saída do CT não teve nada a ver com postagens de blog ou coisa do tipo, até porque, assim como este meu blog atual, todos os comentários têm de ser aprovados previamente antes de serem publicados. Acredito que em todas as áreas, mas acima de tudo na educação, tem-se de ter confiança plena em uma estrutura didático pedagógica para que o processo de aprendizagem se desenrole de forma natural, fluida e prazerosa. Nunca tive pretensão de possuir dois cargos públicos de professor em escolas estaduais, pois sempre acreditei que um professor deve se dedicar de corpo e alma à escola em que leciona e o fato de possuir dois cargos, muitas vezes com pouquíssimos incentivos governamentais, dificulta bastante esta ideia. A verdade é que, apesar de ter tentado conciliar as coisas durante o período em que trabalhei no CT, tive que fazer uma importante escolha. Optei por permanecer em uma escola que precisa mais de mim e à qual sou ligado de corpo e alma. Recomendo, sempre que encontrarem um professor que se dedique, que inove e do qual gostem, que valorizem este profissional, dando-lhe atenção e respeito; busquem a humildade que é necessária para compreendermos nosso papel no processo de ensino-aprendizagem. Isso é essencial à manutenção do bom ensino em boas escolas. Minha saída não foi planejada ou algo do gênero e estou cônscio de que há maior hombridade nos ato de se afastar de um cargo público do que na permanência no mesmo por questões salariais ou de orgulho, correndo-se o risco de com o tempo e a desmotivação, tornar-se um professor medíocre. Saí para manter-me um bom e motivado professor. Não pude explicitar tudo isso para as turmas porque não seria profissional e complicaria as coisas para a escola. Reportei minha situação, à época, diretamente aos meus superiores. De qualquer forma, sei que alguns alunos compreendiam minhas aulas e minha metodologia. Talvez tenham sido poucos, mas sou grato a eles pelo entendimento, e é aos mesmos que devo minhas desculpas por não ter podido informá-los sobre minhas decisões que afetariam seu futuro. Abraços.

      Excluir
  7. Ramon Henrique Nº: 26 e Leandro José Nº:19 Turma: 2º ano 82 de setembro de 2013 às 15:41

    1- A Inconfidência Mineira é uma revolta feita pelos ricos. Com a diminuição gradual do ouro, a derrama(o famoso imposto daquela época) foi aumentando gradativamente,deixando as elites mineira cada vez mais insatisfeitas. Proprietários de terras e de escravos, mineradores e juízes, militares, médicos e padres se reúnem em segredo.
    A Conjuração Baiana foi uma revolta feita pelo povo mais pobres contra a fome e a miséria.Por ser composta por pessoas mais pobres, propunham a libertação dos escravos.
    Atualmente, o Brasil passou por manifestações exigindo melhoras na saúde, educação e transporte público (incluindo a diminuição nas tarifas dos ônibus). Esses movimentos são muitos parecidos, pois os três propunham melhores condições de vida( todos eles buscam direitos como cidadãos).

    2- Tiradentes foi tido como um ídolo, um herói pelo povo brasileiro. Tendo até seu próprio feriado no calendário. Tiradentes foi importante, o principal nome da Inconfidência Mineira, tendo o status de herói, sua imagem teve semelhança com a de Jesus Cristo.

    3- Para acabar com a oposição da Inglaterra, Napoleão decreta o Bloqueio Continental ( que é a proibição de todos países europeus de comercializar com a Inglaterra), como Portugal era subordinado a Inglaterra( por causa do Tratado de Methuen), Portugal se recusa a cumprir o Bloqueio Continental, Napoleão ordena as tropas a invadirem Portugal. D. João (príncipe regente de Portugal) toma uma decisão ousada para não perder o trono, embarca a Família Real e todos os documentos e funcionários importantes para o Brasil, a Inglaterra ajuda a Família Real na fuga para o Brasil. Ao chegar, D. João abre os portos brasileiros para as nações amigas, principalmente a Inglaterra, Também é permitido a instalação de manufaturas no Brasil, as manufaturas brasileiras não podem competir com as estrangeiras. D. João decreta em 1816, que o Brasil era um Reino Unido a Portugal. Com a derrota de Napoleão, a população começa a exigir a volta do rei. No entanto, o poder do rei não poderia ser absoluto como antes. D. João enrola Portugal até o último instante, vendo que ele poderia ser retirado do cargo de rei, ele retorna a Portugal mas deixa seu filho, D. Pedro como príncipe regente do Brasil. As cortes portuguesas insatisfeitas, decidem diminuir a importância do Brasil. D. Pedro fica insatisfeito com a posição da corte, seu pai, D. João ordena o retorno dele para Portugal(pois ele tava sendo pressionado pela corte), mas D. Pedro declara q não retornaria para Portugal. Este dia ficou conhecido como o "Dia do Fico". Informado durante viagem a São Paulo, que pela última vez ele retorna-se a Portugal, mas ele não aceita e profere o "Grito do Ipiranga".

    4- Com a abertura dos portos o Brasil se sobrepõe as demais colônias de Portugal e com a elevação do Brasil de colônia a Reino Unido, o Brasil se iguala a Portugal, tendo os mesmos direitos que os portugueses legítimos, a única coisa que impediu que o brasil volta-se a ser colônia foi a recusada de D. Pedro a retornar para Portugal.Com isso o Brasil ficou independente de Portugal.

    ResponderExcluir
  8. Felipe, após a renuncia de D. Pedro, inicia-se o período Regencial, como os regentes lidavam com as revoltas ocorridas no território brasileiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho difícil estabelecer uma única forma de tratamento dado às revoltas pelos regentes, uma vez que diversos deles governaram num período de nove anos, alguns nas chamadas Regências Trinas, outros em Regências Unas. As regências, de uma forma geral, tentaram combater as revoltas, encaradas como levantes contra o governo e obtiveram êxito em silenciar várias delas. Em diversas revoltas, inclusive, a luta foi grande, com grande número de mortos e pessoas condenadas. Os regentes não conseguiram sufocar a Farroupilha, revolta de caráter republicano no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Sobre o período regencial: http://pt.wikipedia.org/wiki/Per%C3%ADodo_regencial

      Excluir
  9. Aki fessor o senhor pode me explicar o Sacro Império Romano Germânico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Sacro Império Romano Germânico é um império ou conjunto de pequenos reinos formado na Idade Média. É considerado o primeiro imperador Carlos Magno. da dinastia Carolíngea, que recebeu o título do papa na época, o que mostra uma profunda aliança com a Igreja. O império foi bastante forte durante o reinado de Carlos. No entanto, perde sua força após sua morte, embora tenha existido formalmente até o século XIX. Algumas informações complementares podem ser obtidas em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sacro_Imp%C3%A9rio_Romano-Germ%C3%A2nico

      Excluir
  10. O exército alemão (da era Bismark) tinha força suficiente para bater de frente com o exército inglês potência mundial naquela época)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho complicado pensar em suposições em análises históricas (tipo, "poderia" o exército alemão fazer frente ao inglês). No entanto, tais forças vão se enfrentar, inclusive providas de um grande sentimento nacionalista de ambos os lados, na eclosão da Primeira Guerra Mundial (matéria de 3º ano).

      Excluir
  11. Na quarta pergunta dos terceiros anos , na parte em que fala "O regime republicado foi elaborado , improvisadamente". Não seria o regime republicano ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É republicano sim. Falha minha e do "corretor ortográfico" do tablet. Já fiz a correção. Obrigado!

      Excluir
  12. Quando foi começado a utilizar as bombas de Napalm?

    ResponderExcluir
  13. Felipe, na hora q abre a atividade, no cabeçário ta informando 1º Bimestre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. A atividade já está aberta e pode ser feita. O cabeçalho foi vacilo meu. Consertado. Obrigado.

      Excluir
    2. Esquenta não fessor

      Excluir
  14. ta errado na página do terceiro ano

    ResponderExcluir
  15. Segundo o filme Amistad o que leva os seres humanos a explorarem e massacrarem outros seres humanos ??

    ResponderExcluir
  16. O filme retrata um episódio em que o conceito de liberdade (e de escravidão africana) é debatido dentro da sociedade colonial norte-americana. Não há, a meu ver uma discussão sobre os motivos da escravidão.

    ResponderExcluir
  17. O filme "O Resgate do Soldado Ryan" retrata o resgate de um paraquedista em meio a Segunda Guerra Mundial, mas ele retrata fielmente ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre complicado considerar um filme "fiel". Por mais cuidado que a produção de um filme tenha, sempre acontecem deslizes. Considero, no entanto, que este filme tenha tido grande esmero para lidar com a temática, principalmente se comparado a muitos do gênero que colocaram o elemento histórico como a menos importante de suas preocupações. É claro que não se trata de um documentário, tampouco uma história verídica, mas os argumentos são plausíveis, a ambientação e a fotografia envolventes, e o realismo alcançado nas cenas de batalha, impactante. No geral, positivo.

      Excluir
    2. Há um documentário chama Heróis do dia D, ele retrata a 2ª Guerra Mundial, há pessoas q participaram da guerra, você ja olhou esse documentário?

      Excluir
  18. Fessor qual foi o primeiro país a adotar a bomba de napal na 2ª Guerra Mundial?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O desenvolvimento do napalm foi feito pelos EUA. Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Napalm

      Excluir
  19. Felipe será que você poderia me explicar as questões 2 e 3 da atividade do 2°Ano.
    Não estou conseguindo compreender principalmente a questão 3 .Obrigado, Abraços

    ResponderExcluir
  20. Olá, Jayne. As questões 2 e 3 das atividades estão relacionadas à matéria da Revolução Francesa. Na questão 2, você tem que pesquisar os grupos revolucionários que atuaram na França após 1789. Já na questão 3, deve olhar a parte em que Napoleão Bonaparte sobre ao poder, analisando o chamado Bloqueio Continental e sua derrota. Dê uma olhada em seu livro didático ou na matéria do caderno/blog. Espero ter ajudado. Abraços.

    ResponderExcluir
  21. Boa noite, Felipe. Estou muito ansiosa com a nota da minha prova não vejo a hora de saber o resultado.Espero ter atingido meu objetivo. Mas uma vez você me surpreendendo com suas questões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza de que tirará uma boa nota, Linamara. Estou fazendo as correções. Ainda não cheguei na sua turma.

      Excluir
    2. Bom, com certeza foi sim uma boa nota, não como eu esperava. Terei uma outra oportunidade neste bimestre!

      Excluir
    3. Olá Felipe adorei o tema proposto pra atividade de hoje. Você vai ficar um pouco surpreso com minha redação mais espero que goste.

      Excluir
  22. Como os burgos surgiram professor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os burgos surgem no final da Idade Média, a partir de um processo conhecido como renascimento comercial. Com o aumento populacional e a ampliação gradual do comércio entre os feudos, surgem mercados externos aos feudos, locais estes que deram origem aos burgos, onde se concentravam os burgueses (comerciantes).

      Excluir
    2. Professor fiz a prova ontem e nela tinha uma pergunta escrita dessa forma: o que é espaço comercial? não soube responder, será q o senhor poderia me explicar o que é?

      Excluir
  23. quando ira falar as notas finais do 2.5 ?como funciona sua recuperação paralela e para atingir media ou serve tambem para atingir os pontos necessarios ?e com funciona a recuperação de janeiro? pode passar de dependencia em quantas materias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, respectivamente, as respostas a suas indagações. Muito provavelmente terei os resultados das avaliações na próxima aula (terça-feira). Portanto, as notas finais podem ser obtidas somando os pontos bimestrais já distribuídos e divulgados (atividades e trabalho na internet). Conforme definido em reuniões, a recuperação paralela e contínua propicia atingir a média bimestral. A recuperação de janeiro é normalmente composta de trabalho (40,0) e avaliação formal (60,0). Não sei ao certo o número de matérias permitidas para a dependência, pois costumam mudar de ano para ano (alterações de resoluções da SEE). Recomendo sinceramente que estude, se dedique e resolva sua vida neste mesmo ano. A dependência é sempre um péssimo negócio! Abraços.

      Excluir
  24. um aluno que faz todas sua atividades ,porem esta com uma certa dificuldade voce ajuda ele a alcançar os pontos ou prefere seguir o criterio de recuperação? se o aluno fez todas as atividades e nao foi bem na prova mais fez uma atividade que nao foi valorizada voce percebe o esforço dele e tenta ajuda-lo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sigo o critério estabelecido pela escola, ou seja, recuperação. Não olho com bons olhos essa "ajudinha" a que se refere, pois é informal, subjetiva e sempre gera injustiças. Cumpro rigorosamente o que disse em sala de aula e não proponho atividades não valorizadas. O Conselho de Classe tem autonomia para interferir nestes critérios, após análise ampla e conjunta de seus membros. Uma dica: não conte com isso. Caso necessite, estude e faça seu melhor na recuperação.

      Excluir
  25. Prof. Felipe a questão 4 da atividade bimestral do 1º ano está um pouco confusa. É realmente região? Ou seria religião?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a região mesmo. A região dos gregos, habitada pelos mesmos. No caso dos primeiros anos, ainda não expliquei a religião grega, a qual será trabalhada nas próximas aulas.

      Excluir
    2. Obrigada professor ;)

      Excluir
  26. Felipe você poderia me dizer quais foram as principais guerras gregas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As mais cobradas a nível de Ensino Médio são das Guerras Médicas (entre os gregos e os persas) e as Guerras do Peloponeso, envolvendo a Liga de Delos (liderança de Atenas) e a Liga do Peloponeso (liderança de Esparta. Apenas citando. São conflitos complexos e com diversas fases/etapas.

      Excluir
  27. Felipe, quero fazer a prova do eags sin (especialista da epcar).procurei as inscriçoes na net e nao achei, se eu for na epcar consigo essas informaçoes ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acesse o site da EEAr.

      http://concursos.eear.aer.mil.br/index.php?pagina=eags/index.php&concurso=EAGS-ME-B-2016

      http://concursos.eear.aer.mil.br/index.php?pagina=eags/index.php&concurso=eagsb-1-2-2015

      Este pode ser útil também:

      http://eagssinfab.blogspot.com.br/

      Excluir
  28. E melhor concorrer no SISU em ampla concorrência ou por cota por ter estudado em escola publica ? Em qual as chances são maiores ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em se tratando de um sistema de concorrência, isso varia muito. Depende realmente da pontuação dos inscritos em ambas as situações. Geralmente, as vagas para cotistas de escolas públicas apresentam notas de corte menores, mas não é uma regra. Acaba sendo uma aposta, que deve ser acompanhada à medida em que os dados vão sendo atualizados ao longo do período em que o SISU está aberto.

      Excluir
  29. Boa noite professor estou estudando para uma prova, e tenho pouco tempo para entender a Grécia Antiga, Roma antiga, Alta Idade Média, Baixa idade Média e a formação dos Estados Modernos, poderia falar um pouco sobre esses assuntos ?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, e aí? É uma matéria bem extensa que você precisa.. Há alguma ênfase ou prioridade em seu estudo? Basicamente, é todo o conteúdo proposto para o Primeiro Ano. Caso estude no HD, procure-me na escola durante o recreio e aí talvez eu possa me informar melhor para orientá-lo. Caso seja um ex-aluno, posso programar alguma aula particular, se for do interesse. Mas realmente é interessante também saber o objetivo do estudo (concursos, provas regulares, ENEM, etc.). Abraços!

      Excluir
  30. O senhor poderia me informar como posso ter uma cópia parcial ou total, dependendo dos custos, do seguinte material: CX30 Ordem15, INVENTARIO, JOAQUIM LOPES DA ROCHA, MARIA ISIDORA DE SOUSA, VILA DE BARBACENA, RIO DAS MORTES, 1829, 1SVC. Sou descendente desse casal. Este material já foi escaneado por alguma entidade?
    Um inventário (1800, Itaverava/MG) de umcertro Manoel Lopes da Rocha, que tinha um filho de nome Joaquim Lopes da Rocha, já acessei através da UFV. Creio que este filho de Manoel, seja o meu tetravô Joaquim Lopes da Rocha do acervo acima referido. Poderia indicar me alguém para contato em Barbacena?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que o melhor caminho seja entrar em contato com a ACAHMPAS de Barbacena. A associação que auxilia na preservação do Arquivo Histórico presta serviço de digitalização.

      E-mail da ACAHMPAS:

      Amigos do Arquivo
      acahmpas-barbacena@hotmail.com

      Excluir
  31. O primeiro encontro entre os espanhóis e os povos Maia e Asteca foi pacífico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando os espanhóis chegaram na América, as antigas cidades maias já haviam sido abandonadas. Os maias formavam uma civilização bem desenvolvida, inclusive com a criação de uma escrita fonética. O desaparecimento dessa civilização ainda é rodeado de mistérios. Já os astecas, possuíam cidades em pleno funcionamento quando da chegada dos europeus. Segundo os relatos da época, nos primeiros contatos os nativos tenderam a considerar os espanhóis verdadeiros deuses que vieram pelos mares, adotando uma postura de respeito e contemplação. Dessa forma, deduz-se que não ocorreram combates violentos até que os astecas percebessem as reais intenções de dominação dos espanhóis naquelas terras (principalmente com a descoberta de ricas jazidas de prata na região).

      Excluir
  32. porque os portugueses decidiram começar a utilizar das navegações para realizar seus comércio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. Desculpe a demora em responder por aqui. Então, esta é exatamente a pergunta que fiz na atividade de História do 1º Bimestre. Deduzo que seja meu aluno. Vamos fazer o seguinte: pode me procurar na escola em qualquer horário, que combinamos um meio melhor para tirar suas dúvidas de sala de aula, ok?

      Excluir
  33. Filipe tem como vc me passar os links videos da materia todo do 3 ano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, meu caro. Tenho como passar sim. Entre em contato comigo através do Whatsapp, identificando-se com seu nome e turma, ok? Abraços!

      Excluir

Esquemas úteis