- Formação:
- Colônias do norte: baseadas no trabalho familiar, na pequena propriedade e na criação de pequenas manufaturas. Pouca intervenção da metrópole britânica.
- Colônias do sul: baseadas em grandes propriedades escravistas de gêneros de exportação (algodão, tabaco, etc.).
- O processo de independência e o estabelecimento da República não alteram este quadro.
- A insatisfação com a Inglaterra:
- A monarquia inglesa decide aumentar os impostos sobre suas colônias após a Guerra dos Sete Anos (conflito entre colonos ingleses e franceses na América).
- Conseqüência da Revolução Industrial inglesa: as manufaturas são proibidas nas Treze Colônias. Assim, todos teriam de comprar os produtos ingleses.
Páginas
Caros alunos, este espaço permanente será destinado à reunião de materiais curriculares e extra curriculares. Acredito que aqui conseguirei disponibilizar recursos a mais para quem necessita de uma ajuda ou para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em História.
Informe-se
Para aqueles que se preparam para concursos em geral, a dica é se manter sempre informado. Jornais online são uma ótima fonte de informação, principalmente pelo fato de podermos selecionar aquilo que realmente nos interessa. Seguem alguns muito bons: Folha de São Paulo; Estado de São Paulo; O Globo; G1; Barbacena Mais; Barbacena Online; BBC (britânica) e CNN (americana).
quarta-feira, 17 de setembro de 2014
Esquema de aula - Segundos Anos - 17/09/2014
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário