- O Imperialismo:
- O crescimento desenfreado das indústrias atinge seu auge: não existem compradores suficientes para os produtos industrializados.
- A saída encontrada pelos grandes monopólios: investiam seu lucro em atividades diversificadas em países menos desenvolvidos.
- Os países europeus realizavam investimentos externos e dominavam economicamente suas colônias. Surge o neocolonialismo.
- O Neocolonialismo:
- A Europa escolhe regiões pobres da África e da Ásia para a venda de seus excedentes industriais.
- A França dá o passo inicial já em 1830, conquistando a Argélia.
- Em fins do século XIX, toda a partilha colonial da África e da Ásia já havia se completado.
- A dinâmica da dominação:
- Além da exportação de capitais, os capitalistas europeus investiam seus lucros em empresas (minas, estradas de ferro, companhias de comércio, etc.).
- Este investimento ficou conhecido como exportação de capitais.
- A dominação dos países europeus no século XIX preservava muito das culturas e religiões dos nativos, mas também causou grandes problemas nas regiões dominadas:
- União de diferentes etnias em países criados segundo interesses europeus.
- Regimes segregacionistas: aparthaid.
Páginas
Caros alunos, este espaço permanente será destinado à reunião de materiais curriculares e extra curriculares. Acredito que aqui conseguirei disponibilizar recursos a mais para quem necessita de uma ajuda ou para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em História.
Informe-se
Para aqueles que se preparam para concursos em geral, a dica é se manter sempre informado. Jornais online são uma ótima fonte de informação, principalmente pelo fato de podermos selecionar aquilo que realmente nos interessa. Seguem alguns muito bons: Folha de São Paulo; Estado de São Paulo; O Globo; G1; Barbacena Mais; Barbacena Online; BBC (britânica) e CNN (americana).
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015
Esquema de aula - Terceiros Anos - 25/02/2015
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário