- Alterações importantes:
- A entrada dos EUA para a Tríplice Entente, desestabiliza o conflito.
- A saída da Rússia por motivos internos (Revolução Russa).
- A Itália rompe com a Alemanha e muda de lado.
- Conseqüências da Primeira Guerra Mundial:
- 20 milhões de mortos.
- Grande vencedor: Estados Unidos. Assume seu lugar como potência e como nação mais rica do mundo. Passará a financiar a reconstrução da Europa.
- Surgimento de novos países: povos antes dominados conseguiram conquistar suas independências e formar suas respectivas nações.
- A ambição imperialista continuou, alterando-se somente alguns territórios.
- A Revolução Russa eclode antes do final da guerra, antecipando sua retirada da mesma. Esta revolução mudou bastante a sociedade russa e fez com que países como a Finlândia e as Repúblicas Bálticas se emancipassem.
- O Tratado de Versalhes (impôs punições à Alemanha, derrotada na guerra):
- Perda de todas as colônias.
- Proibição de ter forças armadas poderosas.
- Perda de grande parte da marinha e da aviação.
- Pagamento de indenização: a Alemanha entra em profunda recessão.
- Criação da Liga das Nações (1919): tentativa de se criar uma assembléia internacional para conter novos conflitos. Fracassou pela não participação de potências como os EUA e a Rússia.
Páginas
Caros alunos, este espaço permanente será destinado à reunião de materiais curriculares e extra curriculares. Acredito que aqui conseguirei disponibilizar recursos a mais para quem necessita de uma ajuda ou para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em História.
Informe-se
Para aqueles que se preparam para concursos em geral, a dica é se manter sempre informado. Jornais online são uma ótima fonte de informação, principalmente pelo fato de podermos selecionar aquilo que realmente nos interessa. Seguem alguns muito bons: Folha de São Paulo; Estado de São Paulo; O Globo; G1; Barbacena Mais; Barbacena Online; BBC (britânica) e CNN (americana).
quarta-feira, 13 de maio de 2015
Esquema de aula - Terceiros Anos - 13/05/2015
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário