1º Ano
O que é História
- Definição de História: estudo do passado da Humanidade, suas transformações e permanências.
- Fontes históricas: vestígios do passado. Podem ser fontes escritas, orais, visuais ou de cultura material.
- Patrimônio histórico: fontes históricas materiais encontradas em instituições públicas e privadas, museus, igrejas etc. Tal patrimônio pode ser tombado para auxiliar sua conservação.
- O estudo da História:
- Antes considerada estudo de grandes personalidades e documentos importantes do passado de um povo ou uma localidade.
- Atualmente, a História compreende o estudo de diversas classes sociais e uma grande variedade de fontes.
2º Ano
Revisão
Alta Idade Média
- Povos bárbaros
- Francos e Império Carolíngio
- Feudalismo
- Sociedade feudal
- Composição:
- Clero: religiosos. Classe que unia os povos em torno do cristianismo.
- Nobreza: detentores de terras e títulos. Ligados à defesa e à guerra.
- Camponeses ou servos: trabalhadores da terra de algum senhor. Pagadores de impostos e geralmente ligados à terra e não ao senhor.
Islamismo
- Aspectos regionais
- Maomé: unificação
- Califados e emirados
Baixa Idade Média
- Crescimento da economia:
- A partir do século XI, surgem novas tecnologias e práticas na Europa: charrua, moinho hidráulico, rotação de culturas e extensão das áreas de cultivo.
- Com o crescimento da produção, a prática comercial também aumenta. Surgem os burgos.
- Os burgueses, comerciantes que habitavam os burgos, passam a acumular riquezas e ganham cada vez mais importância.
- Surgem corporações de ofício, dando força a grupos de artesãos.
- Desenvolvimento intelectual e artístico:
- O crescimento gradual das cidades possibilita a criação de centros de estudos e universidades.
- Surge a escolástica, que buscava aproximar razão e fé.
3º Ano
Revisão
O Segundo Reinado
O Segundo Reinado
- A economia do café:
- A cultura do café, iniciada ainda no século XVIII, começava a dar altos lucros no século XIX.
- O café se valorizou tanto que passou a ser chamado "ouro verde".
- Muitos produtores do Rio de Janeiro, do sul de Minas Gerais e de São Paulo passaram a plantar café e enriqueceram. Tornaram-se os barões do café.
- O café se expandiu pelo território brasileiro e seu transporte para os portos tornou-se mais difícil. Foi iniciada a implantação de um novo meio de transporte: as ferrovias.
- O Governo no Segundo Reinado:
- Após a Regência o governo mantém seu caráter parlamentarista, ou seja, com eleições regulares para os deputados da Assembléia. Os regentes, no entanto, deixam o governo.
- Para que D. Pedro II assumisse, é dado o Golpe da Maioridade: o imperador é declarado maior de idade aos 15 anos.
- Como o Imperador ainda detinha o controle exclusivo do Poder Moderador, podia controlar o Legislativo, ou seja, a Assembléia.
- Funciona assim o Parlamentarismo às Avessas (ou ao contrário), no qual a Assembléia é controlada pelo imperador.
- O ensaio industrial brasileiro:
- O café propiciava altos lucros para a elite brasileira, principalmente a paulista.
- Alguns cafeicultores diversificaram suas atividades, investindo em bancos e ferrovias.
- D. Pedro II era grande entusiasta de inovações industriais.
- O próprio imperador procura incentivar a utilização dessas inovações.
- Ponto negativo: as tecnologias eram importadas. No fundo, o Brasil ainda era agrícola. Era grande a influência da Inglaterra no Brasil.
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