- As causas:
- Imperialismo.
- A questão política se dividia entre países fascistas e antifascistas (democráticos+Rússia).
- O rearmamento alemão:
- Após sua derrota na Primeira Guerra Mundial, a Alemanha ficou proibida de constituir exército e possuir máquinas de guerra poderosas.
- No entanto, com a ascensão do fascismo e do nazismo, Alemanha e Itália se unem, fortalecendo-se.
- Países democráticos capitalistas europeus nada fizeram contra o rearmamento do bloco fascista.
- O avanço fascista:
- Hitler inicia sua expansão territorial tomando a países de maioria étnica alemã.
- A guerra foi declarada pela França e pela Inglaterra após a invasão alemã da Polônia.
- A Alemanha, no entanto, continuou seu projeto expansionista anexando a Bélgica, a Noruega, a Dinamarca, a Holanda, a França, a Romênia, a Grécia e a Iugoslávia. Todos os países foram tomados segundo o princípio da "guerra relâmpago".
- Os alemães avançaram rapidamente até a Rússia, enquanto os japoneses desafiaram até os EUA atacando a importante base naval de Pearl Harbor, no Hawaí.
- Alianças: Eixo (Alemanha, Itália e Japão) vs. Aliados (Inglaterra, França e EUA).
Páginas
Caros alunos, este espaço permanente será destinado à reunião de materiais curriculares e extra curriculares. Acredito que aqui conseguirei disponibilizar recursos a mais para quem necessita de uma ajuda ou para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em História.
Informe-se
Para aqueles que se preparam para concursos em geral, a dica é se manter sempre informado. Jornais online são uma ótima fonte de informação, principalmente pelo fato de podermos selecionar aquilo que realmente nos interessa. Seguem alguns muito bons: Folha de São Paulo; Estado de São Paulo; O Globo; G1; Barbacena Mais; Barbacena Online; BBC (britânica) e CNN (americana).
quarta-feira, 1 de agosto de 2018
Segunda Guerra Mundial
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário