- O novo Estado:
- Apesar dos ideais iluministas, as idéias das classes ricas prevalecem.
- A escravidão foi mantida. Mulheres, negros e índios não tinham direito de voto.
- Os norte-americanos acabaram confundindo liberdade com propriedade.
- No entanto, a Revolução Americana influenciará diversos movimentos em todo o Mundo.
- A Guerra Civil:
- Crise:
- Com a expansão para o oeste e a criação de novos estados, as regiões norte e sul disputam pelo poder.
- Questões como livre-comércio (sul) vs. protecionismo (norte) alfandegário e abolicionismo (norte) vs. escravidão (sul) aumentaram a crise.
- A cada novo estado criado, especulava-se de qual lado ele estaria.
- Após a eleição de Abraham Lincoln, os estados do sul anunciam a secessão (separação) e a criação de um novo país os Estados Confederados da América do Norte.
- O norte (Estados Unidos da América do Norte) não aceita a perda do território rico em matérias primas e tem início a guerra.
- O conflito:
- Os estados do sul, com maior população, inclusive de escravos, iniciam o conflito com diversas vitórias.
- No entanto, a supremacia tecnológica e operacional dos estados do norte pesava, com o tempo, para o lado dos EUA.
- Na Guerra de Secessão, foi iniciado de diversas tecnologias em batalha: trens, navios a vapor, armas de fogo de rápido disparo, trincheiras, etc.
- Com armas melhores, uma rede de suprimentos e tropas mais organizada e eficaz e uma estratégia decisiva, os EUA vencem a guerra, reunificando o país.
Páginas
Caros alunos, este espaço permanente será destinado à reunião de materiais curriculares e extra curriculares. Acredito que aqui conseguirei disponibilizar recursos a mais para quem necessita de uma ajuda ou para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em História.
Informe-se
Para aqueles que se preparam para concursos em geral, a dica é se manter sempre informado. Jornais online são uma ótima fonte de informação, principalmente pelo fato de podermos selecionar aquilo que realmente nos interessa. Seguem alguns muito bons: Folha de São Paulo; Estado de São Paulo; O Globo; G1; Barbacena Mais; Barbacena Online; BBC (britânica) e CNN (americana).
domingo, 28 de outubro de 2018
Secessão
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário