- Formação dos Estados modernos:
- No final da Idade Média, tanto nobres quanto burgueses acham interessante a ideia de um monarca forte, capaz de unificar e fortalecer o reino.
- Unificação de exércitos, moedas, leis e impostos formam as bases para a criação dos Estados modernos.
- Bases do Estado moderno
- Portugal e Espanha: países formados durante o processo de reconquista de terras dos islâmicos da Península Ibérica. Ambos os Estados tinham um forte sentimento católico.
- Inglaterra: formada a partir da insatisfação com os nobres cruzados, o que culminou na criação da Magna Carta (código de leis) do rei.
- França: criada e fortalecida a partir da disputa de terras com a Inglaterra (Guerra dos Cem Anos).
- Os teóricos do absolutismo
- Nicolau Maquiavel
- Thomas Hobbes
Páginas
Caros alunos, este espaço permanente será destinado à reunião de materiais curriculares e extra curriculares. Acredito que aqui conseguirei disponibilizar recursos a mais para quem necessita de uma ajuda ou para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em História.
Informe-se
Para aqueles que se preparam para concursos em geral, a dica é se manter sempre informado. Jornais online são uma ótima fonte de informação, principalmente pelo fato de podermos selecionar aquilo que realmente nos interessa. Seguem alguns muito bons: Folha de São Paulo; Estado de São Paulo; O Globo; G1; Barbacena Mais; Barbacena Online; BBC (britânica) e CNN (americana).
sábado, 10 de novembro de 2018
Consolidação das monarquias na Europa moderna
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário