- Pressionado, D. João retorna para Portugal, assumindo a Monarquia Constitucional.
- Surgem os partidos Português, Brasileiro e Radical.
- D. Pedro, seu filho, permanece no Brasil sob o título de Príncipe Regente.
- As Cortes portuguesas insistem em diminuir a importância política dada ao Brasil, não reconhecendo suas manufaturas, o estado de Reino Unido, nem a autoridade de D. Pedro.
- D. Pedro fica insatisfeito com a posição das Cortes portuguesas e se aproxima de pessoas influentes, como José Bonifácio, que desejavam a independência política do Brasil.
- Adorado pela população brasileira, D. Pedro declara que não retornaria a Portugal: é o Dia do Fico.
- Tropas leais a Portugal foram expulsas do Brasil por D. Pedro.
- As Cortes portuguesas tentam, pela última vez, ordenar o retorno de D. Pedro para Portugal. Em viagem por São Paulo, D. Pedro fica sabendo por mensageiros a decisão das Cortes e proclama a independência com o "grito do Ipiranga".
- D. Pedro é coroado imperador do Brasil em 1822.
Páginas
Caros alunos, este espaço permanente será destinado à reunião de materiais curriculares e extra curriculares. Acredito que aqui conseguirei disponibilizar recursos a mais para quem necessita de uma ajuda ou para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em História.
Informe-se
Para aqueles que se preparam para concursos em geral, a dica é se manter sempre informado. Jornais online são uma ótima fonte de informação, principalmente pelo fato de podermos selecionar aquilo que realmente nos interessa. Seguem alguns muito bons: Folha de São Paulo; Estado de São Paulo; O Globo; G1; Barbacena Mais; Barbacena Online; BBC (britânica) e CNN (americana).
quarta-feira, 4 de setembro de 2019
A declaração de independência
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário