- Governo Dilma Rousseff (2011-2016):
- Primeira mulher eleita para o cargo máximo do Poder Executivo federal, após vencer a disputa com o candidato do PSDB, José Serra.
- Deu prosseguimento à agenda econômica desenvolvida no Governo Lula, sendo o ex-presidente um grande influenciador de seu governo, o que gerou inúmeras críticas.
- Seu governo revestiu-se de um caráter desenvolvimentista, com fomento do Estado. Contextos econômicos internacionais desfavoráveis, além de questões internas, diminuíram a perspectiva de crescimento econômico.
- Manutenção e ampliação de programas sociais e de desenvolvimento: Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Água e Luz para Todos, Programa de Aceleração do Crescimento 2.
- Programa Mais Médicos: polêmica com o incentivo à vinda de médicos de outros países (muitos profissionais cubanos atuaram no programa).
- “Jornadas de Junho” (2013): manifestações generalizadas pelo país, motivadas por questões econômicas e sociais.
- Segundo governo: tensão, crise e impeachment
- Reeleição: disputa dura com o candidato do PSDB, Aécio Neves.
- O fraco desempenho econômico e constantes crises foram minando a popularidade do governo.
- Escândalos como da Petrobras (Operação Lava Jato) terminaram por liquidar a aprovação da presidente e de sua equipe, bem como do próprio Partido dos Trabalhadores (efeito do aparelhamento do Estado iniciado ainda no Governo Lula).
- Aumento das manifestações, agora já contra o governo e favoráveis à Lava Jato (a qual canaliza as insatisfações contra a política tradicional).
- Aumenta o desgaste com antigos aliados, inclusive com o vice-presidente Michel Temer (PMDB).
- Pedido de impeachment da presidente é acolhido pelo Presidente da Câmara, Eduardo Cunha (também sofrendo processo no Conselho de Ética), com a motivação da liberação de recursos sem previsão orçamentária (apelidada de “pedalada fiscal). Processo foi também autorizado pelo Senado Federal.
- O mandato foi cassado em sessão do Senado em 31 de agosto de 2016.
- Governo Michel Temer (2016-2018):
- Assumiu a presidência interinamente após o afastamento de Dilma Rousseff e definitivamente após a conclusão do processo de impeachment.
- Contexto de grande crise econômica e política e objetivo de conclusão de um mandato difícil.
- Conseguiu realizar melhora da economia com apoio de reformas aprovadas pelo Legislativo.
- Ligado à política tradicional, sofreu duras críticas durante o mandato. Suas medidas concentraram-se majoritariamente no campo econômico (voltando o governo a um espectro mais à direita).
- Implementou Reforma Trabalhista e não conseguiu dar prosseguimento a Reforma Previdenciária.
- Denúncias e investigações ameaçaram atingir o presidente, seu mandato e até mesmo sua candidatura em 2014.
- Término de mandato extremamente desgastado, mas avaliado como economicamente eficaz no que tange ao controle da economia.
Páginas
Caros alunos, este espaço permanente será destinado à reunião de materiais curriculares e extra curriculares. Acredito que aqui conseguirei disponibilizar recursos a mais para quem necessita de uma ajuda ou para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em História.
Informe-se
Para aqueles que se preparam para concursos em geral, a dica é se manter sempre informado. Jornais online são uma ótima fonte de informação, principalmente pelo fato de podermos selecionar aquilo que realmente nos interessa. Seguem alguns muito bons: Folha de São Paulo; Estado de São Paulo; O Globo; G1; Barbacena Mais; Barbacena Online; BBC (britânica) e CNN (americana).
quinta-feira, 3 de dezembro de 2020
Matéria complementar - 3º Ano
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário