- O Governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002):
- O controle fiscal permanece. A estabilidade da moeda deveria ser mantida a todo custo.
- Com o aumento do consumo, a produção industrial também pôde aumentar.
- Para manter a moeda valorizada (o Real valia, na época, mais que o dólar), o governo concede incentivos fiscais a empresas estrangeiras.
- Para manter reservas e diminuir o custo do Estado, realiza privatizações: Vale do Rio Doce, empresas de telecomunicações, etc.
- No governo FHC, a Constituição é alterada através da emenda da reeleição. O presidente poderia ser, então, reeleito para mais um mandato.
- FHC candidata-se e vence as eleições de 1998 contra o candidato do PT, Luís Inácio da Silva.
- A situação econômica brasileira não era a mesma do primeiro mandato e as crises econômicas internacionais (Ásia e Argentina) abalam a economia. A dívida externa cresce.
- FHC perde popularidade e aparecem escândalos em seu governo (Juíz Nicolau dos Santos Neto, corrupção e o painel eletrônico do Senado).
- A estabilidade econômica, somente, não é o bastante para o povo. A luta por mais igualdade social ganha força.
- O Governo Lula (2003-2010):
- A situação econômica começa a fugir ao controle novamente. Para acalmar os investidores, Henrique Meirelles, um homem de mercado, é designado para ocupar a presidência do Banco Central.
- Setores mais radicais do PT não concordam com a indicação e com a forma de condução do governo e rompem com o partido.
- Políticas sociais, como Fome Zero, são implantadas pelo governo. Reformulado, o programa tornou-se o Bolsa Família, um programa social de transferência de renda.
- O governo brasileiro ganhou destaque internacional através da figura política de Lula, um ex-operário sem diploma universitário.
- Com um governo com amplo apoio popular, Lula candidata-se à reeleição, vencendo o candidato de oposição, Geraldo Alckmin.
- São destaques de seu segundo governo o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o incentivo à exploração do Pré-Sal.
- Ocorre um grande aparelhamento do Estado brasileiro, com a construção de um governo composto praticamente de membros do Partido dos Trabalhadores.
- Inúmeras denúncias de corrupção abalam tanto o governo quanto o próprio partido, o que leva à desestabilização política, um enorme desgaste partidário e ao fortalecimento da oposição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário