Trabalho elaborado pela aluna Bárbara de Lima Furtado, da turma 2.14. Parabéns!
OS RESQUÍCIOS DO CICLO DO OURO EM BARBACENA E REGIÃO
Introdução
Como sabemos após a descoberta de ouro na região que hoje é chamada de Minas Gerais houve um fluxo intenso de bandeirantes (vindos em sua grande maioria de São Vicente ) e emboabas (vindos em sua grande maioria do Rio de Janeiro).Com o fluxo intenso de bandeirantes indo e vindo entre as minas e São Vicente houve a criação de uma pequena trilha que depois se expandiu e posteriormente recebeu o nome de Caminho velho, o mesmo aconteceu com a trilha entre as minas e o Rio de Janeiro feita pelos emboabas, só que esta recebeu posteriormente o nome de Caminho novo.
Ao correr do tempo ouve nessas estradas a criação de algumas fazendas que serviam de ponto de referência e de descanso para os viajantes que por ali passavam, perto dessas fazendas começaram a surgir casinhas e essas regiões acabaram virando cidades posteriormente. Uma dessas cidades foi Barbacena , localizada no Caminho novo da estrada real, ela começou a surgir em torno da Igreja Nova de Nossa Senhora da Piedade da Borda do Campo que originalmente fazia parte de fazenda da borda do campo.
A fazenda da Borda do Campo
A fazenda da Borda do Campo localizada em Antônio Carlos foi fundada em 1698, por Garcia Rodrigues Paes em sociedade com seu cunhado Domingos Rodrigues da Fonseca Leme às margens do Caminho novo. A fazenda chegou a ser de um dos inconfidentes mineiros, o José Ayres Gomes, mas hoje em dia ela pertence a família dos Andradas.
A ligação entre a fazenda da borda do Campo e a criação de Barbacena
Na fazenda da borda do Campo havia uma pequena igreja que pode ser considerada mais como uma capela, criada em 1711, esta capela foi consagrada a Nossa Senhora da Piedade e na época do bandeirismo recebia muitas visitas de quem passasse por ali, até que chegou um momento em que a pequena capela não era capaz de abrigar todos os seus visitantes por causa de seu tamanho, foi ai que em 19 de agosto de 1726, na primeira visita pastoral de Dom Frei Antônio de Guadalupe foi escolhido um terreno para a criação de uma nova igreja, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade, uma cruz de madeira demarcou o local até o final da construção da Matriz. Esta recebeu o nome de Igreja Nova de Nossa Senhora da Piedade da Borda do Campo e em seu entorno surgiu o Arraial da Igreja Nova de Nossa Senhora da Piedade da Borda do Campo que se tornou a cidade que conhecemos hoje com Barbacena.
Igreja do Rosário
Era proibido a entrada de escravos na Igreja de Nossa Senhora da Piedade, e por esse motivo os escravos acabaram tendo que construir a sua própria igreja. A construção ocorreu em 1774 no antigo largo do Rosário ,que mais tarde recebeu o nome de Praça da Inconfidência e hoje é chamada de Praça Dom Silvério. A igreja foi denominada como Igreja de Nossa Senhora do Rosário e pra alguns arquitetos ela é considerada desajeitada e feia pelo modo que foi construída.
Conclusão
Basicamente se não fosse o ciclo do ouro a cidade de Barbacena não teria nem sido criada, então de um jeito indireto podemos considerar a própria cidade de Barbacena como um vestígio do ciclo do ouro. Mas apesar da cidade toda poder ser dada como um vestígio do ciclo do ouro e importante ressaltar que as igrejas são sua maior riqueza cultural daquela época, igrejas como a Igreja de Nossa Senhora da Piedade , a Igreja do Rosário e até outras que não foram citadas aqui por não serem derivadas da Fazenda da Borda do Campo como a Igreja da Boa Morte.
Referências
Nenhum comentário:
Postar um comentário