Caros alunos, este espaço permanente será destinado à reunião de materiais curriculares e extra curriculares. Acredito que aqui conseguirei disponibilizar recursos a mais para quem necessita de uma ajuda ou para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em História.

Informe-se

Para aqueles que se preparam para concursos em geral, a dica é se manter sempre informado. Jornais online são uma ótima fonte de informação, principalmente pelo fato de podermos selecionar aquilo que realmente nos interessa. Seguem alguns muito bons: Folha de São Paulo; Estado de São Paulo; O Globo; G1; Barbacena Mais; Barbacena Online; BBC (britânica) e CNN (americana).

domingo, 29 de setembro de 2013

Barbacena antiga

Vista parcial de Barbacena. Pontilhão em primeiro plano.
Antiga estação ferroviária de Barbacena. 
Praça da Liberdade. Atual Praça Conde de Prados (Globo).
Pontilhão da Estrada de Ferro Dom Pedro II. 
Pontilhão da Estrada de Ferro Dom Pedro II.
Igreja do Rosário.
Jardim Municipal. Atual Praça dos Andradas.
Praça da Estação.
Praça da Estação.
Rua XV de Novembro.
Rua Floriano Peixoto.

sábado, 28 de setembro de 2013

Unificação alemã

Estados da Confederação Germânica
Otto Von Bismarck

Criação do II Reich Alemão no Palácio de Versalhes (França), após a
Guerra Franco-Prussiana.


sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Esquema de aula - Segundos Anos - 27/09/2013


  • As unificações da Alemanha e da Itália
    • Alemanha:
      • Estava organizada em uma Confederação composta por numerosos Estados.
      • As decisões eram tomadas em conjunto em uma Assembléia reunida em Frankfurt.
      • Os Estados mais fortes na Confederação eram a Áustria e a Prússia.

sábado, 21 de setembro de 2013

Restauração

Colapso da URSS

Mikhail Gorbatchev, líder na reforma que
culminou na extinçao da URSS.

Comemoração na queda do Muro de Berlim em 1989.

Unificação da Republica Federal da Alemanha
(capitalista, à esquerda) e da República
Democrática da Alemanha (sociealista, à direita).

Marcação do local onde ficava o Muro de Berlim.

Muro de Berlim ativo e pichado no final da Guerra Fria.

Mapa das repúblicas socialistas soviéticas, que se tornaram independentes
com o processo liderado por Mikhail Gorbatchev e Boris Yeltsin.

Conflitos da Guerra Fria

Imagens da Guerra da Coréia.

Bombardeio de alvo na Coréia.

Bombardeio na Guerra do Vietnã.

Imagem da Guerra do Afeganistão (expulsão das tropas soviéticas).

Imagens da Guerra Irã x Iraque (reparem no aperto de
mãos entre o enviado norte-americano e Saddam Hussein).

Imagens da Guerra do Vietnã.

Ideias do séc. XIX

"Liberdade, Igualdade e Fraternidade", lema francês que, a partir do séc. XVIII
, iniciou grandes transformações no campo das ideias.
Adam Smith, expoente do liberalismo econômico.
Socialistas reunidos em Nova York.
Karl Marx, socialista.
Otto Von Bismark, expoente do nacionalismo alemão.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Esquema de aula - Terceiros Anos - 20/09/2013

O fim do socialismo real

  • O fim da União Soviética:
    • Com a lenta abertura de fronteiras, a URSS passa a ser invadida por produtos capitalistas.
    • Incapaz de competir com as potências capitalistas, a economia se desestabiliza.
    • Em 1985, Mikhail Gorbatchev assume o cargo de Secretário-Geral do Partido Comunista da URSS.
    • Defensor de reformas e da modernização do país, apresenta a perestroika (reforma econômica) e a glasnost (abertura política).
    • Em meio a ameaças de golpe para manter a URSS, Bóris Yeltsin proclama a independência da Rússia e das demais repúblicas soviéticas. É criada a CEI (Comunidade dos Estados Independentes).
    • A volta ao capitalismo foi atribulada: desemprego, inflação e recessão.
    • Um grande problema foi a desmonetarização ou falta de capital.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Esquema de aula - Segundos Anos - 19/09/2013

Revoluções liberais e o nacionalismo

  • Idéias e Movimentos Sociais do Século XIX
    • A Revolução de 1848:
      • As colheitas realizadas entre os anos de 1846 e 1848 foram péssimas.
      • As condições de fome e miséria agravaram-se em diversos países europeus.
      • Aliadas a este problema encontramos o surgimento de três forças:
        • O liberalismo: contrário às limitações impostas pelo absolutismo.
        • O nacionalismo: que buscava unir povos de mesma origem e cultura.
        • O socialismo: que desde 1830 buscava maior igualdade social através de reformas radicais.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Esquema de aula - Terceiros Anos - 17/09/2013

- A abertura política:
   - Após os anos de repressão e tortura dos governos militares brasileiros (1964-1985) começa a se delinear a uma nova política, de cunho mais democrático.
   - A partir do Governo Médici, os Atos Institucionais vão perdendo força e os princípios constitucionais vão prevalecendo.
   - Uma das principais mudanças é o fim do bipartidarismo, que abre caminho ao estabelecimento de diversas tendências políticas.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Geraldo Vandré

Rara entrevista com Geraldo Vandré à Globo News após 37 anos de silêncio.

Músicas de protesto

Ladainha

Geraldo Vandré
Composição: Geraldo Vandré

Valha-me, Nossa Senhora,
Mãe de Deus Nosso Senhor.
já fui homem, fui menino,
mas é sempre a mesma dor.
Fui sozinho, até agora,
Nenhum bem, nenhum valor.
Perdoe, Nossa Senhora,
Não vivo mais nessa dor
Já juntei a minha gente,
gente boa pra plantar.
Gente de paz, mas valente,
Se tem luta, vai lutar.
Tenho fé em Jesus Cristo,
Deus de lá e Deus de cá,
Do dono da terra toda
E de quem vive pra plantar.
Perdoe, Nossa Senhora,
Pela terra vou brigar.
Não quero Jesus na guerra,
Depois volto prá rezar.
Essa briga é só da gente,
A gente é que vai ganhar.
Já fui homem, fui menino,
E hoje o que tiver de ser.



Terra Plana

Geraldo Vandré

Meu Senhor, minha Senhora...
(Falado)
Me pediram pra deixar de lado toda a tristeza, pra só trazer alegrias e não falar de pobreza. E mais, prometeram que se eu cantasse feliz, agradava com certeza. Eu que não posso enganar, misturo tudo o que vivo. Canto sem competidor, partindo da natureza do lugar onde nasci. Faço versos com clareza, à rima, belo e tristeza. Não separo dor de amor. Deixo claro que a firmeza do meu canto vem da certeza que tenho, de que o poder que cresce sobre a pobreza e faz dos fracos riqueza, foi que me fez cantador.
Meu Senhor, minha Senhora...
Vou indo esse mundo afora
Num canto que é tanto além
Que mesmo se está contente
Fala sempre e a toda hora
quase num tom de quem chora
Eu sou de uma terra plana
De um céu fundo e um mar bem largo
Preciso de um canto longo
Prá explicar tudo que digo
Prá nunca faltar comigo
E lhe dar tudo o que trago
Aos pés de muitas igrejas
Lá você vai encontrar
Esperança e caridade
Querendo se organizar
Os cegos pedindo esmola
E a Terra inteira a rezar
Se um dia eu lhe enfrentar
Não se assuste capitão
Só atiro prá matar
E nunca maltrato não
Na frente da minha mira
Não há dor nem solidão
E não passo por um castigo
Que a Deus cá me castigar
E se não castiga ele
Não quero eu o seu lugar
Apenas atiro certo
Na vida que é dirigida
Pra minha vida atirar



Pra Não Dizer Que Não Falei Das Flores

Geraldo Vandré
Composição: Geraldo Vandré

Caminhando e cantando
E seguindo a canção
Somos todos iguais
Braços dados ou não
Nas escolas, nas ruas
Campos, construções
Caminhando e cantando
E seguindo a canção...
Vem, vamos embora
Que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora
Não espera acontecer...(2x)
Pelos campos há fome
Em grandes plantações
Pelas ruas marchando
Indecisos cordões
Ainda fazem da flor
Seu mais forte refrão
E acreditam nas flores
Vencendo o canhão...
Vem, vamos embora
Que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora
Não espera acontecer...(2x)
Há soldados armados
Amados ou não
Quase todos perdidos
De armas na mão
Nos quartéis lhes ensinam
Uma antiga lição:
De morrer pela pátria
E viver sem razão...
Vem, vamos embora
Que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora
Não espera acontecer...(2x)
Nas escolas, nas ruas
Campos, construções
Somos todos soldados
Armados ou não
Caminhando e cantando
E seguindo a canção
Somos todos iguais
Braços dados ou não...
Os amores na mente
As flores no chão
A certeza na frente
A história na mão
Caminhando e cantando
E seguindo a canção
Aprendendo e ensinando
Uma nova lição...
Vem, vamos embora
Que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora

Não espera acontecer...(4x)

Outras músicas: clique aqui

Guarda Nacional

Bandeira de cavalaria da Guarda Nacional.

Esquema de aula - Segundos Anos - 13/09/2013


    • A Guarda Nacional:
      • O crescente medo das revoltas populares contra o governo faz com que medidas elitistas sejam tomadas.
      • É criada a Guarda Nacional para proteger a ordem e o governo dos conflitos populares.
      • Seu processo de recrutamento levava em conta a renda:
        • Era necessário ter posses: fazendas, casas, escravos. Quanto mais rico, mais alto era o posto.
        • Apenas homens brancos e com direito de voto poderiam fazer parte da Guarda Nacional.
      • A Guarda Nacional tinha, muitas vezes, o "apoio" dos capatazes das fazendas dos coronéis

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Período regencial

D. Pedro aos quatro anos de idade, em 1930.

Localização das principais revoltas do período regencial.

Imagem sobre a Farroupilha, no RS.

Esquema de aula - Segundos Anos - 12/09/2013


  • O Período Regencial
    • Os conflitos sobre a construção do Estado Brasileiro:
    • Duas tendências políticas:
      • Unitarismo: defendia a centralização do poder no Rio de Janeiro e a subordinação das províncias à capital.
      • Federalismo: defendia a descentralização do poder entre várias cidades das províncias brasileiras.
    • A Regência:
      • Com a menoridade de D. Pedro II, o governo era exercido por regentes escolhidos pela Assembléia. A Assembléia brasileira nunca teve tanto poder.
      • Os regentes dependiam do apoio dos deputados para governar.
      • Inicialmente 3 regentes governavam o país de forma conjunta. Posteriormente, a Assembléia reduziu o número para 1 regente.
      • O período foi muito turbulento: inúmeros conflitos contra o governo central foram iniciados (Balaiada, Cabanagem, Sabinada, Malês, Farroupilha).

Esquema de aula - Primeiros Anos - 12/09/2013


  • Após sua morte, conselhos religiosos passaram a apontar um califa (sucessor de Maomé), que concentraria o poder político, militar e religioso em suas mãos.
  • Os califas conseguiram expandir a religião e o domínio árabe por todo o norte da África e para o sul da Europa.
  • Posteriormente, a fragmentação política resultante da criação de principados e emirados independentes iniciou o declínio do grande império islâmico.

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Mídia, guerrilha e tortura

Lema-síntese do regime militar brasileiro.
Guerrilheiros de esquerda no Araguaia.
Localização das ações da Guerrilha do Araguaia.
Trabalho do Instituto Médico Legal na busca de corpos
enterrado clandestinamente durante a ditadura militar.
Jornalista Vladimir Herzog morto na prisão do
DOI-CODI (Destacamento de Operações de
Informações - Centro de Operações de Defesa Interna).
A imagem de um improvável suicídio foi
divulgada e gerou protestos.
Manchete do "Jornal do Brasil"com a fotografia do
Puma com militares destruído no atentado do Rio Centro.

Islamismo

Alcorão, livro sagrado islâmico.
Peregrinação islâmica em Meca.
Islâmicos no mundo.

Esquema de aula - Terceiros Anos - 11/09/2013

   - Fim da ditadura: "Campanha Diretas Já" e posterior eleição indireta de Tancredo Neves.
- Os Governos Militares:
   - Governo Marechal Castelo Branco (1964-1967).
   - Governo Marechal Costa e Silva (1967-1969).
   - Governo General Garrastazu Médici (1969-1974).
   - Governo General Ernesto Geisel (1974-1979).
   - Governo General João Baptista de Figueiredo (1979-1985).

Esquema de aula - Primeiros Anos - 11/09/2013


      • Alcorão: livro que contém os princípios fundamentais da religião.
      • Sunna: livro posterior que formaliza o direito nas regiões islâmicas.
      • Jihad: “guerra santa” para combater infiéis.
    • Ao tentar pregar em Meca, principal cidade da Arábia, Maomé é combatido e foge (Hégira).
    • Em Iatreb, o profeta se estabelece e ganha seguidores.
    • Fortalecido, retorna a Meca e domina a cidade, utilizando-a para consolidar o islamismo e unificar todas as tribos árabes.

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Esquema de aula - Segundos Anos - 10/09/2013


        • Líbero Badaró, jornalista e principal crítico de D. Pedro é misteriosamente morto.
        • Em uma viagem a Minas Gerais, D. Pedro é recebido com frieza.
        • Brasileiros e portugueses leais ao imperador iniciam uma briga no Rio de Janeiro que termina na Noite das Garrafadas.
      • Não resistindo à impopularidade e à pressão, D. Pedro abdica ao trono em favor de seu filho, Pedro, ainda com cinco anos.

Esquema de aula - Terceiros Anos - 10/09/2013

   - Doutrina de Segurança Nacional: combate a forças subversivas.
   - Legislação de exceção: atos institucionais.
   - Bipolarização entre o partido do governo, Aliança Renovadora Nacional (ARENA), e a oposição, Movimento Democrático Brasileiro (MDB).
   - Estabelecimento de eleições indiretas.
   - Repressão e autoritarismo.
   - Guerrilha do Araguaia.
   - Alinhamento político e econômico com os EUA.

Esquemas úteis