Caros alunos, este espaço permanente será destinado à reunião de materiais curriculares e extra curriculares. Acredito que aqui conseguirei disponibilizar recursos a mais para quem necessita de uma ajuda ou para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em História.

Informe-se

Para aqueles que se preparam para concursos em geral, a dica é se manter sempre informado. Jornais online são uma ótima fonte de informação, principalmente pelo fato de podermos selecionar aquilo que realmente nos interessa. Seguem alguns muito bons: Folha de São Paulo; Estado de São Paulo; O Globo; G1; Barbacena Mais; Barbacena Online; BBC (britânica) e CNN (americana).

Atividades avaliativas - Segundo Bimestre


Caros alunos, seguem os links para a realização das atividades bimestrais obrigatórias. Façam com dedicação. São estas as observações:
  • As atividades devem ser feitas em quartetos.
  • Serão atribuídos de 8,0 (oito) pontos bimestrais
  • Utilizem as próprias palavras e conhecimentos e explorem bem os temas propostos nas respostas, bem como nas justificativas. Cópias da internet, de outros grupos e com uso de IA serão identificadas e não serão corrigidas.
  • No link, poderão escrever livremente as respostas em seus respectivos campos, as quais, ao final, serão diretamente enviadas.
  • O prazo para o envio será até, sexta-feira, dia 24 de maio de 2024, às 23:59. Postagens após essa data e horário não serão corrigidas.
Mãos à obra!



segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Barbacena e a omissão do poder público

Ainda gosto da minha cidade, Barbacena. Digo ainda porque a cada ano minha criticidade torna mais difícil percebê-la enquanto o lugar onde passaria meu futuro.

Sou o único de quatro filhos que optou por permanecer na cidade onde fui criado e vejo, cada vez mais, que pagarei um alto preço por esta decisão. Não que já me arrependa... Diversos elementos da minha vida não seriam possíveis se tivesse escolhido sair da cidade. No entanto, vejo que a cidade que já me foi símbolo de uma vida pacata, livre de violência, e amistosa espanta tantos jovens quanto uma partida de dominó o faria.

Em Barbacena, não exite padrão para nada. Não há um mínimo de continuidade ou de qualidade em qualquer ação do puder público. Parece que cada ação é decidida apenas no momento, por qualquer pessoa ligada à tendência política temporariamente dominante e sem qualquer padrão, estudo ou plano maior. A cidade é uma confusão obras mal feitas, que durarão pouco tempo, conduzidas em meio a processos obscuros.

E o pior é saber que este é o retrato da política da cidade. O barbacenense, em geral (e percebo isso dentro de uma escola pública) entende que política se faz assim mesmo: amando um partido como se fosse um time de futebol, sem raciocínio ou questionamento, por paixão. Que oposição é um rival a ser batido por todos os meios, lícitos ou não, e que, caso a mesma esteja no governo, este deve ter todas as suas ações naturalmente prejudicadas ou obstruídas para que aquele "time" não conquiste nada. Esquecem-se de que todos perdem nesta disputa.

É realmente difícil imaginar um futuro bom num lugar sem qualquer perspectiva de melhora. Não me considero um saudosista, mas o sentimento de que o apogeu desta cidade se foi há muito e que nos encontramos em uma decadência vertiginosa é inegável, e me assombra periodicamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esquemas úteis