Caros alunos, este espaço permanente será destinado à reunião de materiais curriculares e extra curriculares. Acredito que aqui conseguirei disponibilizar recursos a mais para quem necessita de uma ajuda ou para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em História.

Informe-se

Para aqueles que se preparam para concursos em geral, a dica é se manter sempre informado. Jornais online são uma ótima fonte de informação, principalmente pelo fato de podermos selecionar aquilo que realmente nos interessa. Seguem alguns muito bons: Folha de São Paulo; Estado de São Paulo; O Globo; G1; Barbacena Mais; Barbacena Online; BBC (britânica) e CNN (americana).

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Simuladores

Sempre fui ligado em computadores. Sou da geração que cresceu vendo o lançamento dos primeiros video-games e computadores pessoais. Talvez por isso, uma das minhas opções de lazer seja realmente o computador.

Freqüentemente digo que entre escolher um plano completo de televisão por assinatura e um plano de internet bem rápido, fico com a segunda opção sem pensar duas vezes. Atualmente, um bom computador com um bom acesso à internet é instrumento de trabalho, fonte de pesquisas, notícias e lazer. Meu computador alimenta meus hobbies de música, de pesquisa aeroespacial e histórica, de genealogia e de... simulação.

Desde o primeiro momento em que vi dois simuladores no meu primeiro computador por volta de 1994 achei aquele tipo de programa algo fantástico. Dali para a frente, nunca os abandonei. Ainda fico, por vezes, admirado com um "jogo" que nos ensina como funciona diversas coisas, por sua preocupação em trazer uma experiência mais próxima do real. Coloco "jogo" entre aspas, porque não considero um bom simulador um simples jogo. Não é como joguinhos de aventura ou de tiro cuja função é apenas divertir, passar o tempo. Claro que, num simulador, me divirto e passo muitas horas, mas o aprendizado é enorme; a capacidade de se aproximar de uma realidade a qual nunca poderia vivenciar na vida real e a necessidade de aprofundamento nos estudos de comandos, procedimentos, história, certamente abre um leque de possibilidades. Realmente, não é apenas jogar.

Meu principal simulador sempre foi o de aviões. Gosto de aviação. Fui ligado em aviação, aeroclube, ultra-leves em uma fase muito boa de minha vida. No entanto, tudo muda; cresce a necessidade de foco em carreira, trabalho, etc. Eram coisas bastante incompatíveis, até pelo lado financeiro também. Contudo, meu velho Flight Simulator está sempre ali, a minha disposição, para eu matar a saudade sempre que quiser. Eu sei, a experiência de um vôo real não se compara. Mas é algo muito fora de minha realidade atual, que nunca será rotineiro para um professor. Acho que a idéia é manter o contato.

O conceito de liberdade de um simulador também é sedutor. Você mesmo traça sua metas, sem depender de fases, níveis, etc. Alguns simuladores são mais livres do que outros, mas todos possuem opções bem interessantes que permitem que se interaja de forma bem personalizada.

Atualmente tenho muitos simuladores: aviões, helicópteros, carros, caminhões, trens, navios, barcos à vela, espaço, etc. Todos muito bons e que me fizeram aprender um pouco sobre todas essas áreas. Noções de física, principalmente. Aerodinâmica, inércia, gravitação, atrito, combustão, velocidade, medidas e outras muitas variáveis.

Sei que muitos ainda consideram o uso de um simulador coisa de criança, adolescente ou de gente à toa, sei lá. Mas tenho consciência plena de que exercito muito mais minha cabeça com um "jogo" de simulação do que assistindo, passivo, a mais uma atração novelesca da Globo, algo que 90% das pessoas que conheço fazem, das 18h às 22h. Isso sim é perda de tempo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esquemas úteis