Caros alunos, este espaço permanente será destinado à reunião de materiais curriculares e extra curriculares. Acredito que aqui conseguirei disponibilizar recursos a mais para quem necessita de uma ajuda ou para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em História.

Informe-se

Para aqueles que se preparam para concursos em geral, a dica é se manter sempre informado. Jornais online são uma ótima fonte de informação, principalmente pelo fato de podermos selecionar aquilo que realmente nos interessa. Seguem alguns muito bons: Folha de São Paulo; Estado de São Paulo; O Globo; G1; Barbacena Mais; Barbacena Online; BBC (britânica) e CNN (americana).

Atividades avaliativas - Segundo Bimestre


Caros alunos, seguem os links para a realização das atividades bimestrais obrigatórias. Façam com dedicação. São estas as observações:
  • As atividades devem ser feitas em quartetos.
  • Serão atribuídos de 8,0 (oito) pontos bimestrais
  • Utilizem as próprias palavras e conhecimentos e explorem bem os temas propostos nas respostas, bem como nas justificativas. Cópias da internet, de outros grupos e com uso de IA serão identificadas e não serão corrigidas.
  • No link, poderão escrever livremente as respostas em seus respectivos campos, as quais, ao final, serão diretamente enviadas.
  • O prazo para o envio será até, sexta-feira, dia 24 de maio de 2024, às 23:59. Postagens após essa data e horário não serão corrigidas.
Mãos à obra!



sexta-feira, 28 de junho de 2013

Esquema de aula - Segundos Anos - 28/06/2013

Independências das Américas inglesa e espanhola

  • Independência dos Estados Unidos
    • As Treze Colônias:
    • Colônias inglesas na América.
    • Habitantes:
      • Eram, na maioria, religiosos (puritanos) que fugiam dos conflitos existentes na Inglaterra e buscavam uma terra com mais liberdade.
      • Tinham grande liberdade para produzir e comercializar, com pouca interferência da Inglaterra.
    • A insatisfação com a Inglaterra:
      • A monarquia inglesa decide aumentar os impostos sobre suas colônias após a Guerra dos Sete Anos (conflito entre colonos ingleses e franceses na América).
      • Conseqüência da Revolução Industrial inglesa: as manufaturas são proibidas nas  Treze Colônias. Assim, todos teriam de comprar os produtos ingleses.
    • A rebelião:
      • A insatisfação popular cresce:
        • Massacre de Boston: cidadãos pacíficos foram mortos após uma passeata.
        • Lei do Chá: proibia que navios das colônias fizessem o comércio do chá indiano.
      • Os colonos decidem atacar os navios e jogar suas cargas ao mar.
      • Baseados nas idéias da Revolução Inglesa, os colonos pediam igualdade de direitos e menor intervenção no comércio.
      • As Treze Colônias formam um exército para combater as tropas inglesas.
      • Elaboram a Declaração de Independência, baseada nas idéias liberais e iluministas.
      • Com a ajuda da França, a Inglaterra é derrotada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esquemas úteis