Caros alunos, este espaço permanente será destinado à reunião de materiais curriculares e extra curriculares. Acredito que aqui conseguirei disponibilizar recursos a mais para quem necessita de uma ajuda ou para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em História.

Informe-se

Para aqueles que se preparam para concursos em geral, a dica é se manter sempre informado. Jornais online são uma ótima fonte de informação, principalmente pelo fato de podermos selecionar aquilo que realmente nos interessa. Seguem alguns muito bons: Folha de São Paulo; Estado de São Paulo; O Globo; G1; Barbacena Mais; Barbacena Online; BBC (britânica) e CNN (americana).

Atividades avaliativas - Segundo Bimestre


Caros alunos, seguem os links para a realização das atividades bimestrais obrigatórias. Façam com dedicação. São estas as observações:
  • As atividades devem ser feitas em quartetos.
  • Serão atribuídos de 8,0 (oito) pontos bimestrais
  • Utilizem as próprias palavras e conhecimentos e explorem bem os temas propostos nas respostas, bem como nas justificativas. Cópias da internet, de outros grupos e com uso de IA serão identificadas e não serão corrigidas.
  • No link, poderão escrever livremente as respostas em seus respectivos campos, as quais, ao final, serão diretamente enviadas.
  • O prazo para o envio será até, sexta-feira, dia 24 de maio de 2024, às 23:59. Postagens após essa data e horário não serão corrigidas.
Mãos à obra!



terça-feira, 9 de julho de 2013

Mais de 5.000 visitas!

Quando decidi criar o blog, não imaginava quão interessante ele poderia se tornar. Inicialmente, um blog pessoal, um espaço paralelo ao Tribuna Estudantil (onde tinha uma página dedicada aos alunos) no qual pudesse expor  um pouco de meus gostos, ideias, etc.

No entanto, lentamente percebi que o blog possibilitaria muito mais interação, discussão e participação do que uma página HTML estática qualquer. É verdade que ao criar um blog estamos nos sujeitando a alguns modelos, padrões recorrentes neste formato. Mas percebi que a criatividade pode vir de várias formas, senão pelo formato, pelo conteúdo. Não, nem tudo o que posto é original, claro... Bebo em outros sites, outras fontes que aprendi a utilizar, outros blogs. Mas talvez a originalidade esteja em compilar tudo isso de forma relativamente organizada e fácil, para que um público específico se sinta em casa.

Há apenas quatro meses decidi unificar o profissional e o pessoal. Decidi que o blog seria também minha página, ou minha página seria o blog, sei lá. O importante é que achei que daria mai certo. E deu. 5.000 visitantes em tão pouco tempo (antes da unificação, eram menos de 150...) são de espantar. Mais do que imaginaria que seria possível. Mostra que alunos com acesso à internet podem sim estudar um pouco, tirar dúvidas, ao contrário do que muitos pensam; pessoas conservadoras ou, mais precisamente, retrógradas que criam uma categoria à parte para o "jovem", à qual apenas adjetivos como "avoado", "desligado", "zoador" parecem colar. Nunca pensei assim. Sempre acreditei em meus alunos. Sei que nem todos alcançam minhas expectativas, mas a vida é assim. Se, mesmo assim, puder ajudá-los de alguma forma, já está bom.

Além disso, toda a ideia geral do blog/página/espaço é também compartilhar coisas que julgo legais ou interessantes. Mostrando gostos pessoais, opiniões e argumentos que às vezes não são possíveis dentro de uma sala de aula com o tempo contado e minha timidez, tudo isso paralelamente a necessidades realmente práticas, tais como matérias, resultados de questões, imagens, resumos, apresentações, etc.

Normalmente embarco em muitos projetos em que acredito. Nem todos vingam ou se tornam perenes. Fico extremamente feliz deste projeto pessoal e menor, filho de um filho maior e mais velho, o Tribuna Estudantil, possa ter dado tão certo. Agradeço muito aos que acessam, aos que curtem, aos que acompanham e àqueles que simplesmente tiveram a curiosidade de dar uma olhadela no blog. Espero poder continuar buscando meios diferentes de expor conteúdos, matérias e opiniões, explorando novas tecnologias, num complemento ao trabalho já realizado na sala de aula, o qual também necessita de constante renovação.

Grande abraço a todos e, mais uma vez, obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esquemas úteis