Caros alunos, este espaço permanente será destinado à reunião de materiais curriculares e extra curriculares. Acredito que aqui conseguirei disponibilizar recursos a mais para quem necessita de uma ajuda ou para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em História.

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Para aqueles que se preparam para concursos em geral, a dica é se manter sempre informado. Jornais online são uma ótima fonte de informação, principalmente pelo fato de podermos selecionar aquilo que realmente nos interessa. Seguem alguns muito bons: Folha de São Paulo; Estado de São Paulo; O Globo; G1; Barbacena Mais; Barbacena Online; BBC (britânica) e CNN (americana).

quinta-feira, 6 de março de 2014

Esquema de aula - Segundos Anos - 06/03/2014


  • A Igreja e a colonização:
    • Espírito cruzadista: a colonização deveria salvar as populações pagãs (indígenas) da perdição.
    • Presença de diversas ordens religiosas em missão na colônia: jesuítas, carmelitas, dominicanos e beneditinos.
    • Contra-Reforma: estabelece os Tribunais da Inquisição.
  • A economia colonial:
    • Mercantilismo: leva à implantação de uma grande lavoura de exportação.
    • A grande propriedade monocultora: sesmarias e latifúndios. Sistema de "plantation" (busca de maior produtividade).
  • Escravismo colonial:
    • Dividido entre a escravidão indígena e a escravidão negra:
    • Escravidão indígena: foi praticada em menor escala. O motivo foi a reação das ordens religiosas católicas, que eram contra.
    • Escravidão negra: regulamentada em 1550. A partir dessa data milhares de africanos entram na colônia para formar a base da mão-de-obra.
  • O Tráfico de Escravos:
    • Os escravos eram comprados de mercadores também africanos.
    • Portugueses aproveitavam a rivalidade existente entre as diferentes tribos africanas.
    • As péssimas condições da viagem faziam com que cerca de 40% a 60% da "carga" fosse perdida.

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