Caros alunos, este espaço permanente será destinado à reunião de materiais curriculares e extra curriculares. Acredito que aqui conseguirei disponibilizar recursos a mais para quem necessita de uma ajuda ou para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em História.

Informe-se

Para aqueles que se preparam para concursos em geral, a dica é se manter sempre informado. Jornais online são uma ótima fonte de informação, principalmente pelo fato de podermos selecionar aquilo que realmente nos interessa. Seguem alguns muito bons: Folha de São Paulo; Estado de São Paulo; O Globo; G1; Barbacena Mais; Barbacena Online; BBC (britânica) e CNN (americana).

Atividades avaliativas - Segundo Bimestre


Caros alunos, seguem os links para a realização das atividades bimestrais obrigatórias. Façam com dedicação. São estas as observações:
  • As atividades devem ser feitas em quartetos.
  • Serão atribuídos de 8,0 (oito) pontos bimestrais
  • Utilizem as próprias palavras e conhecimentos e explorem bem os temas propostos nas respostas, bem como nas justificativas. Cópias da internet, de outros grupos e com uso de IA serão identificadas e não serão corrigidas.
  • No link, poderão escrever livremente as respostas em seus respectivos campos, as quais, ao final, serão diretamente enviadas.
  • O prazo para o envio será até, sexta-feira, dia 24 de maio de 2024, às 23:59. Postagens após essa data e horário não serão corrigidas.
Mãos à obra!



terça-feira, 12 de agosto de 2014

Esquema de aula - Segundos Anos - 12/08/2014

  • Revoluções que influenciaram o processo de independência:
    • Revolução Pernambucana de 1817: descontentes com o governo de D. João, moradores da província se revoltaram e declararam a independência de Pernambuco, inspirados pelos ideais iluministas. Foram violentamente reprimidos.
    • Revolução Constitucionalista do Porto (1820): com a derrota de Napoleão, a população de Portugal começa a desejar que seu rei, D. João, retorne para o reino. No entanto, segundo os revoltosos da cidade do Porto, o poder do rei não poderia ser absoluto como antes. O povo de Portugal convoca as Cortes para a elaboração de uma Constituição. D. João continuava a ser rei, mas tinha que obedecer aos princípios contidos na Constituição feita pelo povo.

  • A independência:
    • Pressionado, D. João retorna para Portugal, assumindo a Monarquia Constitucional.
    • Surgem os partidos Português, Brasileiro e Radical.
    • D. Pedro, seu filho, permanece no Brasil sob o título de Príncipe Regente.
    • As Cortes portuguesas insistem em diminuir a importância política dada ao Brasil, não reconhecendo suas manufaturas, o estado de Reino Unido, nem a autoridade de D. Pedro.
    • D. Pedro fica insatisfeito com a posição das Cortes portuguesas e se aproxima de pessoas influentes, como José Bonifácio, que desejavam a independência política do Brasil.
    • Adorado pela população brasileira, D. Pedro declara que não retornaria a Portugal: é o Dia do Fico.
    • Tropas leais a Portugal foram expulsas do Brasil por D. Pedro.
    • As Cortes portuguesas tentam, pela última vez, ordenar o retorno de D. Pedro para Portugal. Em viagem por São Paulo, D. Pedro fica sabendo por mensageiros a decisão das Cortes e proclama a independência com o "grito do Ipiranga".
    • D. Pedro é coroado imperador do Brasil em 1822.

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