Caros alunos, este espaço permanente será destinado à reunião de materiais curriculares e extra curriculares. Acredito que aqui conseguirei disponibilizar recursos a mais para quem necessita de uma ajuda ou para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em História.

Informe-se

Para aqueles que se preparam para concursos em geral, a dica é se manter sempre informado. Jornais online são uma ótima fonte de informação, principalmente pelo fato de podermos selecionar aquilo que realmente nos interessa. Seguem alguns muito bons: Folha de São Paulo; Estado de São Paulo; O Globo; G1; Barbacena Mais; Barbacena Online; BBC (britânica) e CNN (americana).

Atividades avaliativas - Segundo Bimestre


Caros alunos, seguem os links para a realização das atividades bimestrais obrigatórias. Façam com dedicação. São estas as observações:
  • As atividades devem ser feitas em quartetos.
  • Serão atribuídos de 8,0 (oito) pontos bimestrais
  • Utilizem as próprias palavras e conhecimentos e explorem bem os temas propostos nas respostas, bem como nas justificativas. Cópias da internet, de outros grupos e com uso de IA serão identificadas e não serão corrigidas.
  • No link, poderão escrever livremente as respostas em seus respectivos campos, as quais, ao final, serão diretamente enviadas.
  • O prazo para o envio será até, sexta-feira, dia 24 de maio de 2024, às 23:59. Postagens após essa data e horário não serão corrigidas.
Mãos à obra!



quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Esquema de aula - Segundos Anos - 26/11/2014


  • Declínio do Império e fim da escravidão:
    • Crescimento da pressão interna e externa (principalmente a Inglaterra) pelo fim do trabalho escravo.
    • Progresso da legislação abolicionista:
      • 1850: fim do tráfico de escravos (Lei Eusébio de Queirós).
      • 1871: declarados livres todos os filhos de escravos (Lei do Ventre Livre).
      • 1885: declarados livres todos os escravos maiores de 60 anos (Lei do Sexagenário).
      • 1888: libertação total (Lei Áurea).
    • Conseqüências:
      • Instabilidade do Império com a insatisfação dos cafeicultores.
      • Aumento do incentivo à entrada de imigrantes estrangeiros, na tentativa de substituir o trabalho escravo.
      • O fim da escravidão não impediu a marginalização do negro. Preconceito e racismo permaneceram.

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