Caros alunos, este espaço permanente será destinado à reunião de materiais curriculares e extra curriculares. Acredito que aqui conseguirei disponibilizar recursos a mais para quem necessita de uma ajuda ou para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em História.

Informe-se

Para aqueles que se preparam para concursos em geral, a dica é se manter sempre informado. Jornais online são uma ótima fonte de informação, principalmente pelo fato de podermos selecionar aquilo que realmente nos interessa. Seguem alguns muito bons: Folha de São Paulo; Estado de São Paulo; O Globo; G1; Barbacena Mais; Barbacena Online; BBC (britânica) e CNN (americana).

Atividades avaliativas - Segundo Bimestre


Caros alunos, seguem os links para a realização das atividades bimestrais obrigatórias. Façam com dedicação. São estas as observações:
  • As atividades devem ser feitas em quartetos.
  • Serão atribuídos de 8,0 (oito) pontos bimestrais
  • Utilizem as próprias palavras e conhecimentos e explorem bem os temas propostos nas respostas, bem como nas justificativas. Cópias da internet, de outros grupos e com uso de IA serão identificadas e não serão corrigidas.
  • No link, poderão escrever livremente as respostas em seus respectivos campos, as quais, ao final, serão diretamente enviadas.
  • O prazo para o envio será até, sexta-feira, dia 24 de maio de 2024, às 23:59. Postagens após essa data e horário não serão corrigidas.
Mãos à obra!



quarta-feira, 27 de maio de 2015

Esquema de aula - Terceiros Anos - 26 e 27/05/2015

    • A revolução socialista (1917):
      • Os radicais bolcheviques se aproveitam da situação de crise do final da Primeira Guerra.
      • Arma-se uma insurreição através dos sovietes.
      • As tropas vermelhas tomam a capital . Vladímir Lênin assume o governo.
      • Primeiro ato do governo: acabou com os latifúndios. Todas as terras foram distribuídas aos camponeses.
      • Retirou a Rússia da Primeira Guerra Mundial.
    • Após a morte de Lênin:
      • Disputa entre duas correntes do comunismo:
        • Trótski: defendia a expansão plena do comunismo, vencendo as barreiras nacionais.
        • Stálin: defendia o fortalecimento do comunismo dentro da URSS, com o fechamento de fronteiras e grande militarismo.
      • Stálin assume o poder, aumentando o poder militar e dando início ao culto de sua personalidade.
      • O forte governo impedia as críticas e punia exemplarmente seus opositores.

Crise de 1929 e ascensão nazi-fascista

  • Crise de 1929
    • O princípio da Bolsa de Valores:
      • Divisão da empresa em ações: permite que várias pessoas sejam donas de certa empresa e lucrem de acordo com a sua porcentagem de ações (patrimônio).
      • Como as ações podem ser negociadas e como seus valores dependem da oferta e da procura, são criadas Bolsas de Valores para que as mesmas possam ser negociadas.
    • Os EUA da década de 20 estavam assistindo a uma euforia das bolsas: as ações se valorizavam progressivamente.
    • O crack da Bolsa de Nova York:
      • Em novembro de 1929, as ações começaram a cair vertiginosamente. Todos correram para vender suas ações, mas não havia compradores.
      • Com menos investidores, a empresa tem menos dinheiro para produzir. Com uma produção menor, pode despedir funcionários excedentes.
      • Como a economia mundial já era bem interligada, diversas bolsas de valores internacionais também quebram, provocando uma crise econômica de grandes proporções.
    • Durante toda a década de 30 a economia dos EUA tentou, sem sucesso, se recuperar. Este período ficou conhecido como a Grande Depressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esquemas úteis