Caros alunos, este espaço permanente será destinado à reunião de materiais curriculares e extra curriculares. Acredito que aqui conseguirei disponibilizar recursos a mais para quem necessita de uma ajuda ou para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em História.

Informe-se

Para aqueles que se preparam para concursos em geral, a dica é se manter sempre informado. Jornais online são uma ótima fonte de informação, principalmente pelo fato de podermos selecionar aquilo que realmente nos interessa. Seguem alguns muito bons: Folha de São Paulo; Estado de São Paulo; O Globo; G1; Barbacena Mais; Barbacena Online; BBC (britânica) e CNN (americana).

Atividades avaliativas - Segundo Bimestre


Caros alunos, seguem os links para a realização das atividades bimestrais obrigatórias. Façam com dedicação. São estas as observações:
  • As atividades devem ser feitas em quartetos.
  • Serão atribuídos de 8,0 (oito) pontos bimestrais
  • Utilizem as próprias palavras e conhecimentos e explorem bem os temas propostos nas respostas, bem como nas justificativas. Cópias da internet, de outros grupos e com uso de IA serão identificadas e não serão corrigidas.
  • No link, poderão escrever livremente as respostas em seus respectivos campos, as quais, ao final, serão diretamente enviadas.
  • O prazo para o envio será até, sexta-feira, dia 24 de maio de 2024, às 23:59. Postagens após essa data e horário não serão corrigidas.
Mãos à obra!



quinta-feira, 11 de junho de 2015

Esquema de aula - Segundos Anos - 11/06/2015

    • A Guerra Civil Inglesa: conflito interno, ou seja, envolvendo somente o povo inglês:
      • Rei: tinha o apoio dos senhores feudais tradicionais (nobreza) e dos grandes comerciantes, donos dos monopólios reais.
      • Parlamento (revolucionários): tinha o apoio da burguesia em geral, dos artesãos e dos camponeses.
      • Visão religiosa: a Igreja Anglicana, tradicional, apoiava o rei e pregava o "absolutismo como um direito divino". Os calvinistas (puritanos ou presbiterianos) defendiam o parlamento.
    • Final da guerra: o exército do Parlamento derrota o exército real, prende e executa o rei Carlos I.
    • A Inglaterra passa a ser uma república.
    • A Ditadura de Oliver Cromwell:
      • Após a Guerra Civil Inglesa, o comandante do exército do Parlamento (vitorioso), assume a posição de chefe da nova república.
      • Tem início um período ditatorial com pouquíssima liberdade para o povo: a insatisfação popular continuava.
      • Grupos rebeldes (niveladores e escavadores): queriam maior participação no governo e mais terras. Foram duramente combatidos.
      • Cromwell protegia a burguesia, mas era implacável contra a nobreza e o povo.
      • Em seu governo, foram instituídos os Atos de Navegação:
        • Objetivos: melhorar o comércio e a marinha ingleses.
        • O comércio com a Inglaterra só poderia ser realizado por navios ingleses ou por navios estrangeiros que carregassem mercadorias do próprio país de origem.
    • A Restauração Monárquica:
      • Com a morte de Cromwell, o medo de que a insatisfação popular se transformasse em uma nova guerra civil fez com que surgisse um acordo entre a burguesia e a nobreza para que a monarquia fosse restaurada.
      • Carlos II, filho do rei decapitado pela revolução, aceita em 1660 assumir o trono da Inglaterra com uma limitação do poder imposta pelo Parlamento. Era o fim definitivo do absolutismo monárquico inglês.
      • O sucessor de Carlos II, Jaime II, tentou ainda restabelecer o absolutismo com o apoio externo do rei da França, Luís XIV. O Parlamento mais uma vez reúne tropas e faz Jaime II fugir do país. Em seu lugar, é coroado o príncipe holandês Guilherme de Orange (Revolução Gloriosa).
      • O novo rei jurou obedecer ao Bill of Rights, uma espécie de Constituição limitadora de seus poderes.
      • Um resumo da linha sucessória: Jaime I -> Carlos I (decapitado) -> Oliver Cromwell (general vitorioso e ditador) -> Carlos II (restauração da monarquia) -> Jaime II (fugitivo do país) -> Guilherme de Orange

  • O pioneirismo inglês na industrialização
    • As alterações político-econômicas geradas pela revolução inglesa criam uma situação favorável à industrialização.
    • A “Lei de Cercamentos”: novas demarcações de terras causaram expulsões de camponeses, transformando-os em mão-de-obra a ser explorada.
    • Diversos tipos de produção foram iniciados e ampliados: utilidades domésticas, metalurgia e manufaturas têxteis.
    • O trabalho na era industrial: inicia-se a alienação do trabalhador, que perde o controle da produção. Situações deploráveis de exploração tornam-se comuns.
    • A organização dos trabalhadores: muitos trabalhadores, insatisfeitos, incentivam a destruição das máquinas, num movimento conhecido como “ludismo” (homenagem a Nedd Ludd).
    • Invenções importantes:
      • Tear.
      • Relógio mecânico.
      • Motor a vapor.

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