Caros alunos, este espaço permanente será destinado à reunião de materiais curriculares e extra curriculares. Acredito que aqui conseguirei disponibilizar recursos a mais para quem necessita de uma ajuda ou para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em História.

Informe-se

Para aqueles que se preparam para concursos em geral, a dica é se manter sempre informado. Jornais online são uma ótima fonte de informação, principalmente pelo fato de podermos selecionar aquilo que realmente nos interessa. Seguem alguns muito bons: Folha de São Paulo; Estado de São Paulo; O Globo; G1; Barbacena Mais; Barbacena Online; BBC (britânica) e CNN (americana).

Atividades avaliativas - Segundo Bimestre


Caros alunos, seguem os links para a realização das atividades bimestrais obrigatórias. Façam com dedicação. São estas as observações:
  • As atividades devem ser feitas em quartetos.
  • Serão atribuídos de 8,0 (oito) pontos bimestrais
  • Utilizem as próprias palavras e conhecimentos e explorem bem os temas propostos nas respostas, bem como nas justificativas. Cópias da internet, de outros grupos e com uso de IA serão identificadas e não serão corrigidas.
  • No link, poderão escrever livremente as respostas em seus respectivos campos, as quais, ao final, serão diretamente enviadas.
  • O prazo para o envio será até, sexta-feira, dia 24 de maio de 2024, às 23:59. Postagens após essa data e horário não serão corrigidas.
Mãos à obra!



segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Matérias dadas na primeira semana de aula

1º Ano


O que é História

  • Definição de História: estudo do passado da Humanidade, suas transformações e permanências.
  • Fontes históricas: vestígios do passado. Podem ser fontes escritas, orais, visuais ou de cultura material.
  • Patrimônio histórico: fontes históricas materiais encontradas em instituições públicas e privadas, museus, igrejas etc. Tal patrimônio pode ser tombado para auxiliar sua conservação.
  • O estudo da História:
    • Antes considerada estudo de grandes personalidades e documentos importantes do passado de um povo ou uma localidade.
    • Atualmente, a História compreende o estudo de diversas classes sociais e uma grande variedade de fontes.



2º Ano


Revisão

Alta Idade Média

  • Povos bárbaros
  • Francos e Império Carolíngio
  • Feudalismo
  • Sociedade feudal
    • Composição:
      • Clero: religiosos. Classe que unia os povos em torno do cristianismo.
      • Nobreza: detentores de terras e títulos. Ligados à defesa e à guerra.
      • Camponeses ou servos: trabalhadores da terra de algum senhor. Pagadores de impostos e geralmente ligados à terra e não ao senhor.

Islamismo
  • Aspectos regionais
  • Maomé: unificação
  • Califados e emirados


Baixa Idade Média

  • Crescimento da economia:
    • A partir do século XI, surgem novas tecnologias e práticas na Europa: charrua, moinho hidráulico, rotação de culturas e extensão das áreas de cultivo.
    • Com o crescimento da produção, a prática comercial também aumenta. Surgem os burgos.
    • Os burgueses, comerciantes que habitavam os burgos, passam a acumular riquezas e ganham cada vez mais importância.
    • Surgem corporações de ofício, dando força a grupos de artesãos.
  • Desenvolvimento intelectual e artístico:
    • O crescimento gradual das cidades possibilita a criação de centros de estudos e universidades.
    • Surge a escolástica, que buscava aproximar razão e fé.



3º Ano



Revisão

O Segundo Reinado

  • A economia do café:
    • A cultura do café, iniciada ainda no século XVIII, começava a dar altos lucros no século XIX.
    • O café se valorizou tanto que passou a ser chamado "ouro verde".
    • Muitos produtores do Rio de Janeiro, do sul de Minas Gerais e de São Paulo passaram a plantar café e enriqueceram. Tornaram-se os barões do café.
    • O café se expandiu pelo território brasileiro e seu transporte para os portos tornou-se mais difícil. Foi iniciada a implantação de um novo meio de transporte: as ferrovias.
  • O Governo no Segundo Reinado:
    • Após a Regência o governo mantém seu caráter parlamentarista, ou seja, com eleições regulares para os deputados da Assembléia. Os regentes, no entanto, deixam o governo.
    • Para que D. Pedro II assumisse, é dado o Golpe da Maioridade: o imperador é declarado maior de idade aos 15 anos.
    • Como o Imperador ainda detinha o controle exclusivo do Poder Moderador, podia controlar o Legislativo, ou seja, a Assembléia.
    • Funciona assim o Parlamentarismo às Avessas (ou ao contrário), no qual a Assembléia é controlada pelo imperador.
  • O ensaio industrial brasileiro:
    • O café propiciava altos lucros para a elite brasileira, principalmente a paulista.
    • Alguns cafeicultores diversificaram suas atividades, investindo em bancos e ferrovias.
    • D. Pedro II era grande entusiasta de inovações industriais.
    • O próprio imperador procura incentivar a utilização dessas inovações.
    • Ponto negativo: as tecnologias eram importadas. No fundo, o Brasil ainda era agrícola. Era grande a influência da Inglaterra no Brasil.

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