Caros alunos, este espaço permanente será destinado à reunião de materiais curriculares e extra curriculares. Acredito que aqui conseguirei disponibilizar recursos a mais para quem necessita de uma ajuda ou para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em História.

Informe-se

Para aqueles que se preparam para concursos em geral, a dica é se manter sempre informado. Jornais online são uma ótima fonte de informação, principalmente pelo fato de podermos selecionar aquilo que realmente nos interessa. Seguem alguns muito bons: Folha de São Paulo; Estado de São Paulo; O Globo; G1; Barbacena Mais; Barbacena Online; BBC (britânica) e CNN (americana).

Atividades avaliativas - Segundo Bimestre


Caros alunos, seguem os links para a realização das atividades bimestrais obrigatórias. Façam com dedicação. São estas as observações:
  • As atividades devem ser feitas em quartetos.
  • Serão atribuídos de 8,0 (oito) pontos bimestrais
  • Utilizem as próprias palavras e conhecimentos e explorem bem os temas propostos nas respostas, bem como nas justificativas. Cópias da internet, de outros grupos e com uso de IA serão identificadas e não serão corrigidas.
  • No link, poderão escrever livremente as respostas em seus respectivos campos, as quais, ao final, serão diretamente enviadas.
  • O prazo para o envio será até, sexta-feira, dia 24 de maio de 2024, às 23:59. Postagens após essa data e horário não serão corrigidas.
Mãos à obra!



sábado, 3 de março de 2018

Terceiros Anos - Término da revisão

E aí, povo do 3º Ano! Chegou ao fim a breve revisão do 2º Ano. Segue aí o esquema das matérias revistas, enfim, para que iniciemos o amplo conteúdo deste ano. Bons estudos!

O Segundo Reinado

  • A economia do café: 
    • A cultura do café, iniciada ainda no século XVIII, começava a dar altos lucros no século XIX. 
    • O café se valorizou tanto que passou a ser chamado "ouro verde". 
    • Muitos produtores do Rio de Janeiro, do sul de Minas Gerais e de São Paulo passaram a plantar café e enriqueceram. Tornaram-se os barões do café. 
    • O café se expandiu pelo território brasileiro e seu transporte para os portos tornou-se mais difícil. Foi iniciada a implantação de um novo meio de transporte: as ferrovias. 
  • O Governo no Segundo Reinado: 
    • Após a Regência o governo mantém seu caráter parlamentarista, ou seja, com eleições regulares para os deputados da Assembléia. Os regentes, no entanto, deixam o governo. 
    • Para que D. Pedro II assumisse, é dado o Golpe da Maioridade: o imperador é declarado maior de idade aos 15 anos. 
    • Como o Imperador ainda detinha o controle exclusivo do Poder Moderador, podia controlar o Legislativo, ou seja, a Assembléia. 
    • Funciona assim o Parlamentarismo às Avessas (ou ao contrário), no qual a Assembléia é controlada pelo imperador. 
  • O ensaio industrial brasileiro: 
    • O café propiciava altos lucros para a elite brasileira, principalmente a paulista. 
    • Alguns cafeicultores diversificaram suas atividades, investindo em bancos e ferrovias. 
    • D. Pedro II era grande entusiasta de inovações industriais. 
    • O próprio imperador procura incentivar a utilização dessas inovações. 
    • Ponto negativo: as tecnologias eram importadas. No fundo, o Brasil ainda era agrícola. Era grande a influência da Inglaterra no Brasil. 
  • A Guerra do Paraguai: 
    • O Brasil, para garantir seu poder na América, intervinha muitas vezes em países vizinhos como Uruguai. 
    • Com medo de que isso acontecesse em seu país, Solano López, presidente do Paraguai, decide fortalecer seu país. 
    • Querendo manter o apoio da Argentina e do Uruguai contra o Império Brasileiro, López decide invadir o Uruguai para acabar com a influência do Brasil. 
    • A estratégia dá errado: Brasil, Argentina e Uruguai se unem contra o Paraguai. 
    • Tem início uma guerra sangrenta e o Paraguai é aniquilado.
  • Declínio do Império e fim da escravidão:
    • Crescimento da pressão interna e externa (principalmente a Inglaterra) pelo fim do trabalho escravo.
    • Progresso da legislação abolicionista:
      • 1850: fim do tráfico de escravos (Lei Eusébio de Queirós).
      • 1871: declarados livres todos os filhos de escravos (Lei do Ventre Livre).
      • 1885: declarados livres todos os escravos maiores de 60 anos (Lei do Sexagenário).
      • 1888: libertação total (Lei Áurea).
    • Conseqüências:
      • Instabilidade do Império com a insatisfação dos cafeicultores.
      • Aumento do incentivo à entrada de imigrantes estrangeiros, na tentativa de substituir o trabalho escravo.
      • O fim da escravidão não impediu a marginalização do negro. Preconceito e racismo permaneceram.

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