Caros alunos, este espaço permanente será destinado à reunião de materiais curriculares e extra curriculares. Acredito que aqui conseguirei disponibilizar recursos a mais para quem necessita de uma ajuda ou para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em História.

Informe-se

Para aqueles que se preparam para concursos em geral, a dica é se manter sempre informado. Jornais online são uma ótima fonte de informação, principalmente pelo fato de podermos selecionar aquilo que realmente nos interessa. Seguem alguns muito bons: Folha de São Paulo; Estado de São Paulo; O Globo; G1; Barbacena Mais; Barbacena Online; BBC (britânica) e CNN (americana).

Atividades avaliativas - Segundo Bimestre


Caros alunos, seguem os links para a realização das atividades bimestrais obrigatórias. Façam com dedicação. São estas as observações:
  • As atividades devem ser feitas em quartetos.
  • Serão atribuídos de 8,0 (oito) pontos bimestrais
  • Utilizem as próprias palavras e conhecimentos e explorem bem os temas propostos nas respostas, bem como nas justificativas. Cópias da internet, de outros grupos e com uso de IA serão identificadas e não serão corrigidas.
  • No link, poderão escrever livremente as respostas em seus respectivos campos, as quais, ao final, serão diretamente enviadas.
  • O prazo para o envio será até, sexta-feira, dia 24 de maio de 2024, às 23:59. Postagens após essa data e horário não serão corrigidas.
Mãos à obra!



terça-feira, 28 de agosto de 2018

Império Carolíngio, ruralização e feudalismo

Mapa da Europa em 526 D. C.
Fonte: Wikipedia
  • Francos e Império Carolíngio
    • Os francos se estabeleceram na Gália (atual França). Duas dinastias se destacam:
      • Merovíngia: o rei Clóvis inaugura a dinastia que se alia à Igreja Católica Romana e amplia suas terras.
      • Carolíngia: o rei Carlos Magno constrói um império conquistando outros povos bárbaros. Da aliança de Carlos Magno com a Igreja cria-se o Sacro Império Romano Germânico. Com a morte de Carlos, o império se fragmenta com o processo de ruralização e descentralização do poder.
  • Feudalismo
    • Inicia-se um processo de ruralização da sociedade. A ausência de um monarca forte fez com que o poder da nobreza crescesse sobre as terras.
    • Para manter a fidelidade de seus nobres, reis concediam feudos, que eram benefícios em troca de lealdade.
    • Relação de suserania: suseranos cediam benefícios a seus vassalos, mantendo, assim, laços feudais.
  • Sociedade feudal
    • Composição:
      • Clero: religiosos. Classe que unia os povos em torno do cristianismo.
      • Nobreza: detentores de terras e títulos. Ligados à defesa e à guerra.
      • Camponeses ou servos: trabalhadores da terra de algum senhor. Pagadores de impostos e geralmente ligados à terra e não ao senhor.



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