Caros alunos, este espaço permanente será destinado à reunião de materiais curriculares e extra curriculares. Acredito que aqui conseguirei disponibilizar recursos a mais para quem necessita de uma ajuda ou para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em História.

Informe-se

Para aqueles que se preparam para concursos em geral, a dica é se manter sempre informado. Jornais online são uma ótima fonte de informação, principalmente pelo fato de podermos selecionar aquilo que realmente nos interessa. Seguem alguns muito bons: Folha de São Paulo; Estado de São Paulo; O Globo; G1; Barbacena Mais; Barbacena Online; BBC (britânica) e CNN (americana).

domingo, 23 de setembro de 2018

Civilização Bizantina

Mapa dinâmico do Império Bizantino, apresentando
as mudanças do território ao longo dos anos.
Fonte: Wikipedia
  • Surgimento: império que sucedeu o Império Romano a partir do século IV, centralizado na cidade de Bizâncio ou Constantinopla.
  • Características:
    • O Império Bizantino teve longa duração (aproximadamente do ano 395 ao ano 1453), apesar de passar por diversos conflitos, além de reduções e ampliações de território durante sua existência.
    • Distinguiu-se do Império Romano pela grande influência que sofreu da cultura grega.
    • A capital, Constantinopla, destacou-se, devido a sua ótima localização geográfica, como grande centro comercial, político e militar.
  • Os bizantinos seguiam o cristianismo comandado pelo papa até o século XI, quando por diferenças culturais, linguísticas e de fundamentos religiosos ocorreu o Cisma. A partir do Cisma, bizantinos tornaram-se cristãos ortodoxos enquanto os cristão do ocidente ficaram conhecidos como católicos.
  • Declínio: o Império Bizantino perde grande parte de seu território no século XV em decorrência de sucessivas guerras. Constantinopla é conquistada definitivamente no ano de 1453, marcando o fim do império.

Muralhas restauradas de Constantinopla.
Autor: en:User:Bigdaddy1204
Fonte: Wikipedia




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esquemas úteis