Caros alunos, este espaço permanente será destinado à reunião de materiais curriculares e extra curriculares. Acredito que aqui conseguirei disponibilizar recursos a mais para quem necessita de uma ajuda ou para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em História.

Informe-se

Para aqueles que se preparam para concursos em geral, a dica é se manter sempre informado. Jornais online são uma ótima fonte de informação, principalmente pelo fato de podermos selecionar aquilo que realmente nos interessa. Seguem alguns muito bons: Folha de São Paulo; Estado de São Paulo; O Globo; G1; Barbacena Mais; Barbacena Online; BBC (britânica) e CNN (americana).

Atividades avaliativas - Segundo Bimestre


Caros alunos, seguem os links para a realização das atividades bimestrais obrigatórias. Façam com dedicação. São estas as observações:
  • As atividades devem ser feitas em quartetos.
  • Serão atribuídos de 8,0 (oito) pontos bimestrais
  • Utilizem as próprias palavras e conhecimentos e explorem bem os temas propostos nas respostas, bem como nas justificativas. Cópias da internet, de outros grupos e com uso de IA serão identificadas e não serão corrigidas.
  • No link, poderão escrever livremente as respostas em seus respectivos campos, as quais, ao final, serão diretamente enviadas.
  • O prazo para o envio será até, sexta-feira, dia 24 de maio de 2024, às 23:59. Postagens após essa data e horário não serão corrigidas.
Mãos à obra!



quarta-feira, 13 de março de 2019

Religião e economia coloniais

Pintura retratando padre jesuíta em meio a indígenas.
Fonte: Wikipedia
  • A Igreja e a colonização:
    • Espírito cruzadista: a colonização deveria salvar as populações pagãs (indígenas) da perdição.
    • Presença de diversas ordens religiosas em missão na colônia: jesuítas (muito presente), carmelitas, dominicanos e beneditinos.
    • Contra-Reforma: estabelece os Tribunais da Inquisição. 
  • A economia colonial:
    • Mercantilismo: leva à implantação de uma grande lavoura de exportação.
    • A grande propriedade monocultora: sesmarias e latifúndios. Sistema de "plantation" (busca de maior produtividade). 
    • A economia açucareira:
      • Implantada devido à escassez do produto na Europa.
      • Principal foco da implantação: litoral nordestino. Motivo: clima tropical favorável.
      • Estrutura típica de uma fazenda produtora de açúcar no nordeste: a casa grande, a capela, a senzala e o engenho.
Forma para confecção de pães-de-açúcar
Fonte: Wikipedia

Moenda de cana em um engenho
Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esquemas úteis