Caros alunos, este espaço permanente será destinado à reunião de materiais curriculares e extra curriculares. Acredito que aqui conseguirei disponibilizar recursos a mais para quem necessita de uma ajuda ou para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em História.

Informe-se

Para aqueles que se preparam para concursos em geral, a dica é se manter sempre informado. Jornais online são uma ótima fonte de informação, principalmente pelo fato de podermos selecionar aquilo que realmente nos interessa. Seguem alguns muito bons: Folha de São Paulo; Estado de São Paulo; O Globo; G1; Barbacena Mais; Barbacena Online; BBC (britânica) e CNN (americana).

Atividades avaliativas - Segundo Bimestre


Caros alunos, seguem os links para a realização das atividades bimestrais obrigatórias. Façam com dedicação. São estas as observações:
  • As atividades devem ser feitas em quartetos.
  • Serão atribuídos de 8,0 (oito) pontos bimestrais
  • Utilizem as próprias palavras e conhecimentos e explorem bem os temas propostos nas respostas, bem como nas justificativas. Cópias da internet, de outros grupos e com uso de IA serão identificadas e não serão corrigidas.
  • No link, poderão escrever livremente as respostas em seus respectivos campos, as quais, ao final, serão diretamente enviadas.
  • O prazo para o envio será até, sexta-feira, dia 24 de maio de 2024, às 23:59. Postagens após essa data e horário não serão corrigidas.
Mãos à obra!



quarta-feira, 20 de maio de 2020

Matéria da teleaula - 3º Ano - 19/05/2020

  • Declínio do Império e fim da escravidão:
    • Crescimento da pressão interna e externa (principalmente a Inglaterra) pelo fim do trabalho escravo.
    • Progresso da legislação abolicionista:
      • 1850: fim do tráfico de escravos (Lei Eusébio de Queirós).
      • 1871: declarados livres todos os filhos de escravos (Lei do Ventre Livre).
      • 1885: declarados livres todos os escravos maiores de 60 anos (Lei do Sexagenário).
      • 1888: libertação total (Lei Áurea).
    • Conseqüências:
      • Instabilidade do Império com a insatisfação dos cafeicultores.
      • Aumento do incentivo à entrada de imigrantes estrangeiros, na tentativa de substituir o trabalho escravo.
      • O fim da escravidão não impediu a marginalização do negro. Preconceito e racismo permaneceram.


Lei Áurea.
Fonte: Wikipedia

Isabel e Leopoldina, filhas de D. Pedro II.
Fonte: Wikipedia 
D. Pedro II, Conde D'Eu, D. Tereza Cristina e Princesa Isabel.
Fonte: Wikipedia

Bandeiras e brasões adotadas pelo Brasil:

Bandeira do Império do Brasil.
Brasão de armas do Império do Brasil.
Bandeira dos Estados Unidos do Brasil
(Governo Provisório do Mar. Deodoro da Fonseca).
Bandeira atual da República Federativa do Brasil.
Atual brasão de armas da República Federativa do Brasil.


________________________________________________________________
Projetos que não vingaram:

Projeto republicano de Júlio Ribeiro (1888).
Projeto republicano do Barão do Rio Branco (1890).

Projeto republicano de Antônio da Silva Jardim (1890).
Fotografia de Deodoro da Fonseca,
primeiro Presidente da República
Fonte: Wikipedia
  • A República da Espada: 
    • Proclamação da República: formato de golpe militar, sem qualquer participação popular. D. Pedro II e a família real são expulsos do país. 
    • Contexto econômico: 
      • Grandes exportações de café davam grande poder à elite agrária. 
      • A produção da borracha, no norte do Brasil, dava lucro, apesar do processo precário de extrativismo. 
      • A indústria nacional dava seus primeiros passos, impulsionada pela postura inovadora do antigo imperador. Surge o proletariado brasileiro.
    • O Governo Deodoro da Fonseca: 
      • Primeiro presidente do Brasil. 
      • Eleito pelo voto indireto do Congresso (segundo a constituição). [Explicar aqui como se deu a "eleição" de Deodoro: ameaça de soldados nas ruas sob as ordens do marechal para convencer os deputados e senadores.]  
      • Crise: 
      • Capa da Constituição dos Estados Unidos
        do Brasil, de 1891
        Fonte: Wikipedia
        • Política do Encilhamento (produção de papel moeda para aumentar o crédito). 
        • Fechamento de jornais opositores e tentativa de fechamento do Congresso. 
        • Revolta da Armada. 
        • Deodoro renuncia por causa da ameaça de uma guerra civil. 
    •  O Governo Floriano Peixoto: 
      • Também um militar, como Deodoro da Fonseca. 
      • Deu total apoio aos cafeicultores, base econômica de seu governo. 
      • Governou de forma autoritária. 
      • Combateu a Revolta da Armada com apoio dos EUA 
    • A Constituição de 1891: 
      • Estabelecia três poderes: executivo, legislativo e judiciário. 
      • O voto: 
        • Voto direto para presidente, governadores, prefeitos, deputados federais e estaduais, senadores e vereadores. 
        • Podiam votar: homens, maiores de 21 anos que não fossem soldados, padres ou analfabetos. Exclusão de 80% da população brasileira. 
        • Altos índices de fraudes e coerção nas eleições. 
        • Implantação do federalismo: maior autonomia para os estados e suas oligarquias. 
        • Separação entre e Estado e Igreja. 
    • O café, os imigrantes e a industrialização 
      • Café: maior produto brasileiro para a exportação. 
      • Problema: queda dos preços no mercado externo: 
      • Ilustração comemorativa da
        Proclamação da República
        Fonte: Wikipedia
        • O governo intervém no mercado através do Convênio de Taubaté: o governo compra os excedentes da produção para forçar a elevação dos preços. 
        • O governo contrai empréstimos com bancos ingleses e aumenta impostos sobre a população.
  • A República das Oligarquias (1894-1930): 
    • Primeiro presidente civil: Prudente de Morais. 
    • O poder estava localizado nos estados: grupos ligados à produção agrícola dominavam o cenário político. 
    • Esquema oligárquico: 
      • Política dos Governadores: garantia autonomia aos governos estaduais. Em troca, deputados e senadores federais não atrapalhavam as medidas presidenciais. 
      • O coronelismo: os chefes políticos locais (grandes fazendeiros, ainda possuidores do título de Coronel da antiga Guarda Nacional) garantiam a manutenção de grupos favoráveis no poder através do voto de cabresto. 
      • Política do Café-com-Leite: controle da sucessão presidencial feito pelos estados de Minas Gerais e São Paulo, mais fortes economicamente. 
    • Presidentes da República Velha (Período Oligárquico): Prudente de Morais, Campos Sales, Rodrigues Alves, Afonso Pena, Nilo Peçanha, Marechal Hermes da Fonseca (ruptura do Café-com-Leite), Venceslau Brás, Delfim Moreira, Epitácio Pessoa, Artur Bernardes e Washington Luís.
  • Rebeliões na República Velha 
    • A crise social no campo: 
      • Os trabalhadores rurais viviam em condições miseráveis. 
      • O alto lucro e o luxo ficavam com os grandes latifundiários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esquemas úteis