Caros alunos, este espaço permanente será destinado à reunião de materiais curriculares e extra curriculares. Acredito que aqui conseguirei disponibilizar recursos a mais para quem necessita de uma ajuda ou para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em História.

Informe-se

Para aqueles que se preparam para concursos em geral, a dica é se manter sempre informado. Jornais online são uma ótima fonte de informação, principalmente pelo fato de podermos selecionar aquilo que realmente nos interessa. Seguem alguns muito bons: Folha de São Paulo; Estado de São Paulo; O Globo; G1; Barbacena Mais; Barbacena Online; BBC (britânica) e CNN (americana).

Atividades avaliativas - Segundo Bimestre


Caros alunos, seguem os links para a realização das atividades bimestrais obrigatórias. Façam com dedicação. São estas as observações:
  • As atividades devem ser feitas em quartetos.
  • Serão atribuídos de 8,0 (oito) pontos bimestrais
  • Utilizem as próprias palavras e conhecimentos e explorem bem os temas propostos nas respostas, bem como nas justificativas. Cópias da internet, de outros grupos e com uso de IA serão identificadas e não serão corrigidas.
  • No link, poderão escrever livremente as respostas em seus respectivos campos, as quais, ao final, serão diretamente enviadas.
  • O prazo para o envio será até, sexta-feira, dia 24 de maio de 2024, às 23:59. Postagens após essa data e horário não serão corrigidas.
Mãos à obra!



terça-feira, 4 de agosto de 2020

Matéria complementar - 2º Ano

PRIMEIRA PARTE
  • A Mineração 
    • O trabalho na mineração: 
      • Mão-de-obra utilizada: escrava (majoritariamente africana).
      • Divisão das terras com mais ouro entre os maiores proprietários de escravos. 
      • Péssimas condições de trabalho: os escravos não viviam muito tempo trabalhando nas minas. 
    • Administração colonial: 
      • Implantação inicial de imposto per capita (proporcional ao número de escravos).
      • Casas de fundição: todo o ouro brasileiro deveria ser transformado em barras para ser aceito pela legislação portuguesa. 
      • O Quinto: ao passar pelas casas de fundição, o Estado Português recolhia 1/5 do ouro para o rei. 
      • As derramas: quando a cobrança do quinto não era suficiente, o rei ordenava a Derrama (cobrança de impostos atrasados). 

Pintura retratando o julgamento de Filipe dos Santos, na
Revolta de Vila Rica
Fonte: Wikipedia

Lingotes de ouro do século XVIII, selados e quintados
Fonte: Wikipedia

Aspecto geral de Ouro Preto (antiga Vila Rica), Minas Gerais
Fonte: Wikipedia

Aspecto de uma antiga mina de ouro
Fonte: Wikipedia

Casa dos Contos, antiga Casa de Fundição de Vila Rica
Fonte: Wikipedia
  • O Distrito Diamantino: 
    • Após a descoberta de diamantes no norte de Minas Gerais, Portugal cria o Distrito Diamantino. 
    • O Distrito era a área mais controlada de Minas Gerais: ninguém podia entrar nele sem a autorização do rei. 
    • O Brasil foi o maior produtor mundial de diamantes do século XVIII. 

Aspecto atual de Diamantina, antigo Arraial do Tejuco no Distrito Diamantino.
Fonte: Wikipedia
  • O destino do ouro brasileiro: 
    • Fluxo legal: impostos cobrados por Portugal. 
    • Contrabando: comércio ilegal feito por navios ingleses usava o ouro como moeda de troca por mercadorias inglesas. 
    • Tratado de Methuen: 
      • Portugal dava vantagens econômicas à Inglaterra em troca de apoio contra a Espanha. 
      • Portugal compraria tecidos ingleses e a Inglaterra compraria os vinhos portugueses. 
      • Como Portugal comprava mais tecido do que vendia vinho, tinha de cobrir esta diferença dando parte do ouro brasileiro à Inglaterra. 
  • Alterações no cotidiano do Brasil Colonial: 
    • A capital da colônia passa a ser o Rio de Janeiro. 
    • Criação de uma produção interna de criação de gado e gêneros alimentícios para abastecimento das cidades produtoras de ouro. 
    • Este mercado interno surgido em Minas era exportado para as diversas regiões brasileiras, provocando uma integração colonial. 
    • No final do século XVIII a mineração entra em decadência. 
Imagem alusiva ao Tratado de Methuen
Fonte: Wikipedia

Representação de Chica da Silva, escrava que
comprou sua liberdade e se tornou dona de grande
fortuna em Diamantina.
Fonte: Wikipedia

Lavra de diamantes em Diamantina
Fonte: Wikipedia

Aspecto atual da cidade de Diamantina
Fonte: Wikipedia


SEGUNDA PARTE

Descascamento de café a pata do boi, 1820.
Autor: Alfredo Norfini
Fonte: Wikipedia
  • A economia do café: 
    • A cultura do café, iniciada ainda no século XVIII, começava a dar altos lucros no século XIX. 
    • O café se valorizou tanto que passou a ser chamado "ouro verde". 
    • Muitos produtores do Rio de Janeiro, do sul de Minas Gerais e de São Paulo passaram a plantar café e enriqueceram. Tornaram-se os barões do café. 
    • O café se expandiu pelo território brasileiro e seu transporte para os portos tornou-se mais difícil. Foi iniciada a implantação de um novo meio de transporte: as ferrovias. 

Charge retratando D. Pedro II utilizando o Poder
Moderador para controlar os partidos Liberal e
Conservador, no Segundo Reinado Brasileiro.
Fonte: Wikipedia
  • O Segundo Reinado
    • Após a Regência o governo mantém seu caráter parlamentarista, ou seja, com eleições regulares para os deputados da Assembléia. Os regentes, no entanto, deixam o governo. 
    • Para que D. Pedro II assumisse, é dado o Golpe da Maioridade: o imperador é declarado maior de idade aos 15 anos. 
    • Como o Imperador ainda detinha o controle exclusivo do Poder Moderador, podia controlar o Legislativo, ou seja, a Assembléia. 
    • Funciona assim o Parlamentarismo às Avessas (ou ao contrário), no qual a Assembléia é controlada pelo imperador. 



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