Caros alunos, este espaço permanente será destinado à reunião de materiais curriculares e extra curriculares. Acredito que aqui conseguirei disponibilizar recursos a mais para quem necessita de uma ajuda ou para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em História.

Informe-se

Para aqueles que se preparam para concursos em geral, a dica é se manter sempre informado. Jornais online são uma ótima fonte de informação, principalmente pelo fato de podermos selecionar aquilo que realmente nos interessa. Seguem alguns muito bons: Folha de São Paulo; Estado de São Paulo; O Globo; G1; Barbacena Mais; Barbacena Online; BBC (britânica) e CNN (americana).

Atividades avaliativas - Segundo Bimestre


Caros alunos, seguem os links para a realização das atividades bimestrais obrigatórias. Façam com dedicação. São estas as observações:
  • As atividades devem ser feitas em quartetos.
  • Serão atribuídos de 8,0 (oito) pontos bimestrais
  • Utilizem as próprias palavras e conhecimentos e explorem bem os temas propostos nas respostas, bem como nas justificativas. Cópias da internet, de outros grupos e com uso de IA serão identificadas e não serão corrigidas.
  • No link, poderão escrever livremente as respostas em seus respectivos campos, as quais, ao final, serão diretamente enviadas.
  • O prazo para o envio será até, sexta-feira, dia 24 de maio de 2024, às 23:59. Postagens após essa data e horário não serão corrigidas.
Mãos à obra!



terça-feira, 20 de outubro de 2020

Matéria complementar - 2º Ano

  • Formação dos EUA
    • As Treze Colônias: 
      • Colônias inglesas na América. 
      • Habitantes: 
        • Eram, na maioria, religiosos (puritanos) que fugiam dos conflitos existentes na Inglaterra e buscavam uma terra com mais liberdade. 
        • Tinham grande liberdade para produzir e comercializar, com pouca interferência da Inglaterra. 
      • Formação:
        • Colônias do norte: baseadas no trabalho familiar, na pequena propriedade e na criação de pequenas manufaturas. Pouca intervenção da metrópole britânica.
        • Colônias do sul: baseadas em grandes propriedades escravistas de gêneros de exportação (algodão, tabaco, etc.).
        • O processo de independência e o estabelecimento da República não alteram este quadro.

Olive Oatman. Retrato.
Fonte: Wikipedia

Olive Oatman, colona capturada por indígenas após sua família ter sido massacrada. História interessante em Mashable (em inglês).


Enterro em cova coletiva de índios mortos por tropas norte-americanas.
Fonte: Wikipedia

William Penn, quaker deportado da Grã-Bretanha
para as colônias americanas.
Fonte: Wikipedia


Quadro de puritanos.
Fonte: Wikipedia

Declaração de Independência dos EUA.
Fonte: Wikipedia

As colônias à época da independência.
Fonte: Wikipedia


George Washington, general norte-americano,
inspeciona tropas. Pintura.
Fonte: Wikipedia
  • A insatisfação com a Inglaterra: 
    • A monarquia inglesa decide aumentar os impostos sobre suas colônias após a Guerra dos Sete Anos (conflito entre colonos ingleses e franceses na América). 
    • Conseqüência da Revolução Industrial inglesa: as manufaturas são proibidas nas  Treze Colônias. Assim, todos teriam de comprar os produtos ingleses. 
    • A rebelião: 
      • A insatisfação popular cresce: 
        • Massacre de Boston: cidadãos pacíficos foram mortos após uma passeata. 
        • Lei do Chá: proibia que navios das colônias fizessem o comércio do chá indiano. 
        • Os colonos decidem atacar os navios e jogar suas cargas ao mar. 
        • Baseados nas idéias da Revolução Inglesa, os colonos pediam igualdade de direitos e menor intervenção no comércio. 
    • As Treze Colônias formam um exército para combater as tropas inglesas. 
    • Elaboram a Declaração de Independência, baseada nas idéias liberais e iluministas. 
    • Com a ajuda da França, a Inglaterra é derrotada.

Ilustração de batalha na guerra civil norte-americana.
Fonte: Wikipedia
  • O novo Estado: 
    • Apesar dos ideais iluministas, as idéias das classes ricas prevalecem. 
    • A escravidão foi mantida. Mulheres, negros e índios não tinham direito de voto. 
    • Os norte-americanos acabaram confundindo liberdade com propriedade. 
    • No entanto, a Revolução Americana influenciará diversos movimentos em todo o Mundo.

  • A Guerra Civil:
    • Crise:
      • Com a expansão para o oeste e a criação de novos estados, as regiões norte e sul disputam pelo poder.
      • Questões como livre-comércio (sul) vs. protecionismo (norte) alfandegário e abolicionismo (norte) vs. escravidão (sul) aumentaram a crise.
      • A cada novo estado criado, especulava-se de qual lado ele estaria. 
    • Após a eleição de Abraham Lincoln, os estados do sul anunciam a secessão (separação) e a criação de um novo país os Estados Confederados da América do Norte.
    • O norte (Estados Unidos da América do Norte) não aceita a perda do território rico em matérias primas e tem início a guerra. 

  • O conflito:
    • Os estados do sul, com maior população, inclusive de escravos, iniciam o conflito com diversas vitórias.
    • No entanto, a supremacia tecnológica e operacional dos estados do norte pesava, com o tempo, para o lado dos EUA.
    • Na Guerra de Secessão, foi iniciado o uso de diversas tecnologias em batalha: trens, navios a vapor, armas de fogo de rápido disparo, trincheiras, etc.
    • Com armas melhores, uma rede de suprimentos e tropas mais organizada e eficaz e uma estratégia decisiva, os EUA vencem a guerra, reunificando o país.
Estados abolicionistas (azul), estados escravistas (vermelho) e estados neutros (amarelo).

Caricatura de Abraham Lincoln sendo carregado por um negro e um abolicionista.

Jefferson Davis, presidente dos Estados Confederados da América.

Abraham Lincoln, presidente dos Estados Unidos da América.

Bandeira dos ECA.

Bandeira dos EUA.
Tirncheira confederada após ataque dos yankees (nortistas).

Soldados em trincheira durante a Guerra de Secessão.

Encontro de índios veteranos da Guerra Civil  (anos após o conflito).


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