Caros alunos, este espaço permanente será destinado à reunião de materiais curriculares e extra curriculares. Acredito que aqui conseguirei disponibilizar recursos a mais para quem necessita de uma ajuda ou para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em História.

Informe-se

Para aqueles que se preparam para concursos em geral, a dica é se manter sempre informado. Jornais online são uma ótima fonte de informação, principalmente pelo fato de podermos selecionar aquilo que realmente nos interessa. Seguem alguns muito bons: Folha de São Paulo; Estado de São Paulo; O Globo; G1; Barbacena Mais; Barbacena Online; BBC (britânica) e CNN (americana).

Atividades avaliativas - Segundo Bimestre


Caros alunos, seguem os links para a realização das atividades bimestrais obrigatórias. Façam com dedicação. São estas as observações:
  • As atividades devem ser feitas em quartetos.
  • Serão atribuídos de 8,0 (oito) pontos bimestrais
  • Utilizem as próprias palavras e conhecimentos e explorem bem os temas propostos nas respostas, bem como nas justificativas. Cópias da internet, de outros grupos e com uso de IA serão identificadas e não serão corrigidas.
  • No link, poderão escrever livremente as respostas em seus respectivos campos, as quais, ao final, serão diretamente enviadas.
  • O prazo para o envio será até, sexta-feira, dia 24 de maio de 2024, às 23:59. Postagens após essa data e horário não serão corrigidas.
Mãos à obra!



quinta-feira, 3 de março de 2022

Matéria - Conquistas/invasões europeias

Pintura retratando a primeira missa no Brasil
Fonte: Wikipedia
Organização político-econômica
  • Capitalismo comercial.
  • Predomínio da burguesia mercantil.
  • Busca pelo Estado Absolutista.
  • Mercantilismo.
  • As áreas metropolitanas:
    • Centros do Sistema Colonial: países que participaram das navegações e descobertas (Portugal, Espanha, Inglaterra, França e Holanda).
    • Forneciam produtos manufaturados e escravos às suas colônias.
    • Cobravam impostos e ficavam com as produções agrícolas de suas colônias. 
  • As áreas coloniais:
    • Periferia do Sistema Colonial: colônias, portos e feitorias espalhadas por América, África e Ásia.
    • Tinham produção voltada a gêneros que não eram encontrados na Europa. 
  • O Pacto Colonial:
    • Monopólio metropolitano do comércio e navegação coloniais.
    • Regime de porto único. 
Atrocidades dos espanhóis contra a população nativa.
Fonte: Wikipedia
As conquistas espanholas
  • Os espanhóis voltam-se rapidamente à exploração e conquista das novas terras ocidentais.
  • Sua colonização concentra-se principalmente nas regiões onde se encontram o México e o Peru, notadamente mais ricas em metais como ouro e prata.
  • Região do México (1518-1525):
    • Conquista sob a liderança de Fernan Cortés.
    • Destruição do Império Asteca, cuja capital era Tenochtitlán. 
  • Região do Peru (1531-1538):
    • Conquista sob a liderança de Francisco Pizarro e Diego de Almagro.
    • Destruição do Império Inca, cuja capital era Cuzco.
  • Território espanhol assegurado na América: área compreendendo os atuais Chile, México, Equador e Bolívia.
  • Organização política: as áreas foram divididas em vice-reinados subordinados ao Real e Supremo Conselho da Índias e ao rei. 
Pintura ilustrando o combate entre espanhóis e astecas.
Fonte: Wikipedia

Construções nativo-americanas.
Fonte: Wikipedia

Construções nativo-americanas.
Fonte: Wikipedia

Garota mumificada inca.
Fonte: Wikipedia

Reprodução da vida cotidiana na cidade asteca.
Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esquemas úteis