Caros alunos, este espaço permanente será destinado à reunião de materiais curriculares e extra curriculares. Acredito que aqui conseguirei disponibilizar recursos a mais para quem necessita de uma ajuda ou para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em História.

Informe-se

Para aqueles que se preparam para concursos em geral, a dica é se manter sempre informado. Jornais online são uma ótima fonte de informação, principalmente pelo fato de podermos selecionar aquilo que realmente nos interessa. Seguem alguns muito bons: Folha de São Paulo; Estado de São Paulo; O Globo; G1; Barbacena Mais; Barbacena Online; BBC (britânica) e CNN (americana).

Atividades avaliativas - Segundo Bimestre


Caros alunos, seguem os links para a realização das atividades bimestrais obrigatórias. Façam com dedicação. São estas as observações:
  • As atividades devem ser feitas em quartetos.
  • Serão atribuídos de 8,0 (oito) pontos bimestrais
  • Utilizem as próprias palavras e conhecimentos e explorem bem os temas propostos nas respostas, bem como nas justificativas. Cópias da internet, de outros grupos e com uso de IA serão identificadas e não serão corrigidas.
  • No link, poderão escrever livremente as respostas em seus respectivos campos, as quais, ao final, serão diretamente enviadas.
  • O prazo para o envio será até, sexta-feira, dia 24 de maio de 2024, às 23:59. Postagens após essa data e horário não serão corrigidas.
Mãos à obra!



quinta-feira, 25 de abril de 2024

Brasil Colonial: revisão e contextualização da matéria

A partilha das terras descobertas
  • Tratados de partilha:
    • Tratado de Toledo (1480) [Portugal cedia as Ilhas Canárias à Espanha em troca do monopólio do comércio no litoral africano], 
    • Bula Inter-Coetera (1493) [traça-se uma linha imaginária a 100 léguas a oeste das Ilhas de Cabo Verde. Proposta recusada por Portugal]
    • Tratado de Tordesilhas (1494) [aumento da distância de 100 para 370 léguas a partir de Cabo Verde. As terras a oeste passariam ao domínio espanhol e as terra a leste, ao domínio de Portugal]. 
    • Após a circunavegação realizada por Fernão de Magalhães, demarcam-se também as terras do Oriente através do Tratado de Saragoça (1529). 
  • O restante dos países europeus (Inglaterra, França e Holanda) reage passando a financiar corsários e piratas para atacar embarcações e portos.
Pintura retratando a primeira missa no Brasil
Fonte: Wikipedia


Organização político-econômica
  • Capitalismo comercial.
  • Predomínio da burguesia mercantil.
  • Busca pelo Estado Absolutista.
  • Mercantilismo.
  • As áreas metropolitanas:
    • Centros do Sistema Colonial: países que participaram das navegações e descobertas (Portugal, Espanha, Inglaterra, França e Holanda).
    • Forneciam produtos manufaturados e escravos às suas colônias.
    • Cobravam impostos e ficavam com as produções agrícolas de suas colônias. 
  • As áreas coloniais:
    • Periferia do Sistema Colonial: colônias, portos e feitorias espalhadas por América, África e Ásia.
    • Tinham produção voltada a gêneros que não eram encontrados na Europa. 
  • O Pacto Colonial:
    • Monopólio metropolitano do comércio e navegação coloniais.
    • Regime de porto único. 
  • A colonização do Brasil:
    • As capitanias hereditárias.
      • Divisão da América Portuguesa em grandes lotes de terra.
      • Estes lotes de terra seriam hereditários.
    • Objetivos:
      • Compensar os efeitos negativos do fracasso mercantil na Índia.
      • Proteger seus domínios de invasores ingleses, franceses e holandeses.
      • Colonizar as novas terras descobertas
      • O Brasil é dividido em 15 lotes. [Maranhão (2 lotes), Ceará, Rio Grande, Itamaracá, Pernambuco, Bahia de Todos os Santos, Ilhéus, Porto Seguro, Espírito Santo, São Tomé, São Vicente (2 lotes), Santo Amaro e Santana.]
      • Conclusão: o sistema de capitanias fracassou. Motivos:
        • Grande distância da metrópole.
        • Hostilidade indígena.
        • Grande extensão dos lotes.
        • Desinteresse dos donatários (pessoas que receberam os lotes doados).
    • O Governo Geral:
      • Após o fracasso das Capitanias Hereditárias, cria-se, em 1549, o Governo Geral do Brasil.
      • Objetivo: garantir a unidade administrativa da colônia. 
  • A França Antártica:
    • Não satisfeita com a divisão da América entre espanhóis e portugueses, a França invade o Rio de Janeiro.
    • Estácio de Sá, sobrinho de Mem de Sá, consegue expulsar os franceses, mas é morto no conflito.

Mapa português das Capitanias Hereditárias.
Fonte: Wikipedia


Árvore de pau-brasil, interessante produto comercial
encontrado por Portugal em sua colônia na América.
Fonte: Wikipedia

Ilustração de tribo indígena brasileira.
Fonte: Wikipedia

  • A Igreja e a colonização:
    • Espírito cruzadista: a colonização deveria salvar as populações pagãs (indígenas) da perdição.
    • Presença de diversas ordens religiosas em missão na colônia: jesuítas (muito presente), carmelitas, dominicanos e beneditinos.
    • Contra-Reforma: estabelece os Tribunais da Inquisição. 
  • A economia colonial:
    • Mercantilismo: leva à implantação de uma grande lavoura de exportação.
    • A grande propriedade monocultora: sesmarias e latifúndios. Sistema de "plantation" (busca de maior produtividade). 
  • Escravismo colonial:
    • Dividido entre a escravidão indígena e a escravidão africana:
      • Escravidão indígena: foi praticada em menor escala. O motivo foi a reação das ordens religiosas católicas, que eram contra.
      • Escravidão africana: regulamentada em 1550. A partir dessa data milhares de africanos entram na colônia para formar a base da mão-de-obra. 
    • O tráfico de escravos:
      • Os escravos eram comprados de mercadores também africanos.
      • Portugueses aproveitavam a rivalidade existente entre as diferentes tribos africanas.
      • As péssimas condições da viagem faziam com que cerca de 40% a 60% da "carga" fosse perdida.
  • A economia açucareira:
    • Implantada devido à escassez do produto na Europa.
    • Principal foco da implantação: litoral nordestino. Motivo: clima tropical favorável.
    • Estrutura típica de uma fazenda produtora de açúcar no nordeste: a casa grande, a capela, a senzala e o engenho.
Pintura retratando padre jesuíta em meio a indígenas.
Fonte: Wikipedia

Engenho de açúcar (Séc. XVII)
Fonte: Wikipedia

Formas de pão-de-açúcar
Fonte: Wikipedia

Moenda de cana em um engenho
Fonte: Wikipedia

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