Caros alunos, este espaço permanente será destinado à reunião de materiais curriculares e extra curriculares. Acredito que aqui conseguirei disponibilizar recursos a mais para quem necessita de uma ajuda ou para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em História.

Informe-se

Para aqueles que se preparam para concursos em geral, a dica é se manter sempre informado. Jornais online são uma ótima fonte de informação, principalmente pelo fato de podermos selecionar aquilo que realmente nos interessa. Seguem alguns muito bons: Folha de São Paulo; Estado de São Paulo; O Globo; G1; Barbacena Mais; Barbacena Online; BBC (britânica) e CNN (americana).

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Esquema de aula - Segundos Anos - 12/02/2015


    • Região do México (1518-1525):
      • Conquista sob a liderança de Fernan Cortéz.
      • Destruição do Império Asteca, cuja capital era Tenochititlán.
    • Região do Peru (1531-1538):
      • Conquista sob a liderança de Francisco Pizarro e Diego de Almagro.
      • Destruição do Império Inca, cuja capital era Cuzco.
    • Território espanhol assegurado na América: área compreendendo os atuais Chile, México, Equador e Bolívia.
    • Organização política: as áreas foram divididas em vice-reinados subordinados ao Real e Supremo Conselho da Índias e ao rei.
  • A partilha das terras descobertas:
    • Tratados de partilha: Tratado de Toledo (1480) [Portugal cedia as Ilhas Canárias à Espanha em troca do monopólio do comércio no litoral africano],
    • Bula Inter-Coetera (1493) [traça-se uma linha imaginária a 100 léguas a oeste das Ilhas de Cabo Verde. Proposta recusada por Portugal]
    • Tratado de Tordesilhas (1494) [aumento da distância de 100 para 370 léguas a partir de Cabo Verde. As terras a oeste passariam ao domínio espanhol e as terra a leste, ao domínio de Portugal].
    • Após a circunavegação realizada por Fernão de Magalhães, demarcam-se também as terras do Oriente através do Tratado de Saragoça (1529).
  • O restante dos países europeus (Inglaterra, França e Holanda) reage passando a financiar corsários e piratas para atacar embarcações e portos.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Esquema de aula - Terceiros Anos - 11/02/2015


      • A indústrias ampliaram enormemente sua capacidade de produção, transformando-se em grandes companhias presentes em diversos países.
      • Com a produção em larga escala das grandes indústrias, as pequenas empresas perderam espaço e entraram em dificuldades financeiras. É o início dos grandes monopólios e do Capitalismo Monopolista.
      • Um outro problema do Capitalismo Monopolista foi o surgimento dos Cartéis: que eram acordos entre os grandes monopólios para dividir o mercado entre si e controlar os preços.

Esquema de aula - Primeiros Anos - 11/02/2015


  • Conceito de tempo:
    • O conceito de tempo é uma criação humana, a forma como dividimos os períodos de rotação e translação da Terra, dias, meses, anos, horas, minutos, etc.
    • Concepções temporais:
      • Tempo cíclico ou natural.
      • Tempo linear ou cronológico.
      • Tempo histórico
    • Contagem do tempo:
      • Milênio: 1000 anos
      • Século: 100 anos
      • Quartel: 25 anos
      • Década: 10 anos
      • Quinquênio: 5 anos
      • Biênio: 2 anos

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Esquema de aula - Segundos Anos - 10/02/2015


  • As conquistas espanholas:
    • Os espanhóis voltam-se rapidamente à exploração e conquista das novas terras ocidentais.
    • Sua colonização concentra-se principalmente nas regiões onde se encontram o México e o Peru, notadamente mais ricas em metais como ouro e prata.

Esquema de aula - Primeiros Anos - 10/02/2015

O que é História

  • Definição de História: estudo do passado da Humanidade, suas transformações e permanências.
  • Fontes históricas: vestígios do passado. Podem ser fontes escritas, orais, visuais ou de cultura material.
  • Patrimônio histórico: fontes históricas materiais encontradas em instituições públicas e privadas, museus, igrejas etc. Tal patrimônio pode ser tombado para auxiliar sua conservação.
  • O estudo da História:
    • Antes considerada estudo de grandes personalidades e documentos importantes do passado de um povo ou uma localidade.
    • Atualmente, a História compreende o estudo de diversas classes sociais e uma grande variedade de fontes.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Esquema de aula - Segundos Anos - 06/02/2015


    • Vasco Nuñes Balboa: travessia do istmo do Panamá.
    • Fernão de Magalhães: primeira circunavegação da Terra.
  • As conquistas espanholas:
    • Os espanhóis voltam-se rapidamente à exploração e conquista das novas terras ocidentais.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Esquema de aula - Primeiros Anos - 05/02/2015

Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos
  • Portugal e o ciclo oriental de navegações:
    • Pioneirismo português no processo de expansão mercantil:
      • Rápida formação do Estado, com a expulsão dos mouros.
      • Situação de paz interna.
      • Centralização política: dinastia de Avis.
      • Aliança entre a burguesia mercantil e a monarquia.
      • Incentivos ao estudo e à construção náutica (reinado de D. Manuel)
  • As navegações e as conquistas portuguesas:
    • Conquista de Ceuta (noroeste da África - 1415).
    • Tentativas graduais de se contornar a África: busca de um novo caminho comercial.
    • Navegadores: Bartolomeu Dias, Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral.

Conquista da América

  • As navegações espanholas:
    • Espanha: tem maior problema para expulsar a população moura de seu território.
    • Os Reis Católicos espanhóis patrocinam o plano de Cristóvão Colombo, um genovês, de chegar às Índias navegando em sentido contrário às rotas portuguesas.
    • Colombo chega à América: acreditando ter chegado à Índia, realiza mais três viagens sem sucesso econômico.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Café e escravidão

Lei Áurea.
Fonte: Wikipedia

Portugal e navegações

Reconquista Ibérica.
Fonte: Wikipedia

Fonte: Wikipedia

Esquema de aula - Terceiros Anos - 04/02/2015

Revisão
  • Brasil:
    • Segundo Reinado Brasileiro:
    • A cafeicultura
    • A Guerra do Paraguai
    • A questão da escravidão
  • Mundo:
    • Revolução Industrial.

O imperialismo na África e na Ásia

  • O Capitalismo Monopolista e o Imperialismo
    • A Segunda Revolução Industrial:
      • No século XVIII, as máquinas a vapor e o aparecimento relógios mecânicos já haviam transformado completamente a vida das pessoas.
      • O século XIX assinala uma mudança ainda mais profunda no modo de vida:
        • Surgimento do motor a combustão.
        • Aproveitamento da energia elétrica.
        • Descobrimento dos derivados do petróleo.
        • Surgimento do aço industrial.

Esquemas úteis