- Região do México (1518-1525):
- Conquista sob a liderança de Fernan Cortéz.
- Destruição do Império Asteca, cuja capital era Tenochititlán.
- Região do Peru (1531-1538):
- Conquista sob a liderança de Francisco Pizarro e Diego de Almagro.
- Destruição do Império Inca, cuja capital era Cuzco.
- Território espanhol assegurado na América: área compreendendo os atuais Chile, México, Equador e Bolívia.
- Organização política: as áreas foram divididas em vice-reinados subordinados ao Real e Supremo Conselho da Índias e ao rei.
- A partilha das terras descobertas:
- Tratados de partilha: Tratado de Toledo (1480) [Portugal cedia as Ilhas Canárias à Espanha em troca do monopólio do comércio no litoral africano],
- Bula Inter-Coetera (1493) [traça-se uma linha imaginária a 100 léguas a oeste das Ilhas de Cabo Verde. Proposta recusada por Portugal]
- Tratado de Tordesilhas (1494) [aumento da distância de 100 para 370 léguas a partir de Cabo Verde. As terras a oeste passariam ao domínio espanhol e as terra a leste, ao domínio de Portugal].
- Após a circunavegação realizada por Fernão de Magalhães, demarcam-se também as terras do Oriente através do Tratado de Saragoça (1529).
- O restante dos países europeus (Inglaterra, França e Holanda) reage passando a financiar corsários e piratas para atacar embarcações e portos.
Páginas
Caros alunos, este espaço permanente será destinado à reunião de materiais curriculares e extra curriculares. Acredito que aqui conseguirei disponibilizar recursos a mais para quem necessita de uma ajuda ou para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em História.
Informe-se
Para aqueles que se preparam para concursos em geral, a dica é se manter sempre informado. Jornais online são uma ótima fonte de informação, principalmente pelo fato de podermos selecionar aquilo que realmente nos interessa. Seguem alguns muito bons: Folha de São Paulo; Estado de São Paulo; O Globo; G1; Barbacena Mais; Barbacena Online; BBC (britânica) e CNN (americana).
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015
Esquema de aula - Segundos Anos - 12/02/2015
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015
Esquema de aula - Terceiros Anos - 11/02/2015
- A indústrias ampliaram enormemente sua capacidade de produção, transformando-se em grandes companhias presentes em diversos países.
- Com a produção em larga escala das grandes indústrias, as pequenas empresas perderam espaço e entraram em dificuldades financeiras. É o início dos grandes monopólios e do Capitalismo Monopolista.
- Um outro problema do Capitalismo Monopolista foi o surgimento dos Cartéis: que eram acordos entre os grandes monopólios para dividir o mercado entre si e controlar os preços.
Esquema de aula - Primeiros Anos - 11/02/2015
- Conceito de tempo:
- O conceito de tempo é uma criação humana, a forma como dividimos os períodos de rotação e translação da Terra, dias, meses, anos, horas, minutos, etc.
- Concepções temporais:
- Tempo cíclico ou natural.
- Tempo linear ou cronológico.
- Tempo histórico
- Contagem do tempo:
- Milênio: 1000 anos
- Século: 100 anos
- Quartel: 25 anos
- Década: 10 anos
- Quinquênio: 5 anos
- Biênio: 2 anos
terça-feira, 10 de fevereiro de 2015
Esquema de aula - Segundos Anos - 10/02/2015
- As conquistas espanholas:
- Os espanhóis voltam-se rapidamente à exploração e conquista das novas terras ocidentais.
- Sua colonização concentra-se principalmente nas regiões onde se encontram o México e o Peru, notadamente mais ricas em metais como ouro e prata.
Esquema de aula - Primeiros Anos - 10/02/2015
O que é História
- Definição de História: estudo do passado da Humanidade, suas transformações e permanências.
- Fontes históricas: vestígios do passado. Podem ser fontes escritas, orais, visuais ou de cultura material.
- Patrimônio histórico: fontes históricas materiais encontradas em instituições públicas e privadas, museus, igrejas etc. Tal patrimônio pode ser tombado para auxiliar sua conservação.
- O estudo da História:
- Antes considerada estudo de grandes personalidades e documentos importantes do passado de um povo ou uma localidade.
- Atualmente, a História compreende o estudo de diversas classes sociais e uma grande variedade de fontes.
sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015
Esquema de aula - Segundos Anos - 06/02/2015
- Vasco Nuñes Balboa: travessia do istmo do Panamá.
- Fernão de Magalhães: primeira circunavegação da Terra.
- As conquistas espanholas:
- Os espanhóis voltam-se rapidamente à exploração e conquista das novas terras ocidentais.
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015
Esquema de aula - Primeiros Anos - 05/02/2015
Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos
- Portugal e o ciclo oriental de navegações:
- Pioneirismo português no processo de expansão mercantil:
- Rápida formação do Estado, com a expulsão dos mouros.
- Situação de paz interna.
- Centralização política: dinastia de Avis.
- Aliança entre a burguesia mercantil e a monarquia.
- Incentivos ao estudo e à construção náutica (reinado de D. Manuel)
- As navegações e as conquistas portuguesas:
- Conquista de Ceuta (noroeste da África - 1415).
- Tentativas graduais de se contornar a África: busca de um novo caminho comercial.
- Navegadores: Bartolomeu Dias, Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral.
Conquista da América
- As navegações espanholas:
- Espanha: tem maior problema para expulsar a população moura de seu território.
- Os Reis Católicos espanhóis patrocinam o plano de Cristóvão Colombo, um genovês, de chegar às Índias navegando em sentido contrário às rotas portuguesas.
- Colombo chega à América: acreditando ter chegado à Índia, realiza mais três viagens sem sucesso econômico.
quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015
Esquema de aula - Terceiros Anos - 04/02/2015
Revisão
- Brasil:
- Segundo Reinado Brasileiro:
- A cafeicultura
- A Guerra do Paraguai
- A questão da escravidão
- Mundo:
- Revolução Industrial.
O imperialismo na África e na Ásia
- O Capitalismo Monopolista e o Imperialismo
- A Segunda Revolução Industrial:
- No século XVIII, as máquinas a vapor e o aparecimento relógios mecânicos já haviam transformado completamente a vida das pessoas.
- O século XIX assinala uma mudança ainda mais profunda no modo de vida:
- Surgimento do motor a combustão.
- Aproveitamento da energia elétrica.
- Descobrimento dos derivados do petróleo.
- Surgimento do aço industrial.
Assinar:
Postagens (Atom)