Caros alunos, este espaço permanente será destinado à reunião de materiais curriculares e extra curriculares. Acredito que aqui conseguirei disponibilizar recursos a mais para quem necessita de uma ajuda ou para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em História.

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Para aqueles que se preparam para concursos em geral, a dica é se manter sempre informado. Jornais online são uma ótima fonte de informação, principalmente pelo fato de podermos selecionar aquilo que realmente nos interessa. Seguem alguns muito bons: Folha de São Paulo; Estado de São Paulo; O Globo; G1; Barbacena Mais; Barbacena Online; BBC (britânica) e CNN (americana).

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Esquema de aula - Segundos Anos - 12/02/2015


    • Região do México (1518-1525):
      • Conquista sob a liderança de Fernan Cortéz.
      • Destruição do Império Asteca, cuja capital era Tenochititlán.
    • Região do Peru (1531-1538):
      • Conquista sob a liderança de Francisco Pizarro e Diego de Almagro.
      • Destruição do Império Inca, cuja capital era Cuzco.
    • Território espanhol assegurado na América: área compreendendo os atuais Chile, México, Equador e Bolívia.
    • Organização política: as áreas foram divididas em vice-reinados subordinados ao Real e Supremo Conselho da Índias e ao rei.
  • A partilha das terras descobertas:
    • Tratados de partilha: Tratado de Toledo (1480) [Portugal cedia as Ilhas Canárias à Espanha em troca do monopólio do comércio no litoral africano],
    • Bula Inter-Coetera (1493) [traça-se uma linha imaginária a 100 léguas a oeste das Ilhas de Cabo Verde. Proposta recusada por Portugal]
    • Tratado de Tordesilhas (1494) [aumento da distância de 100 para 370 léguas a partir de Cabo Verde. As terras a oeste passariam ao domínio espanhol e as terra a leste, ao domínio de Portugal].
    • Após a circunavegação realizada por Fernão de Magalhães, demarcam-se também as terras do Oriente através do Tratado de Saragoça (1529).
  • O restante dos países europeus (Inglaterra, França e Holanda) reage passando a financiar corsários e piratas para atacar embarcações e portos.

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