Caros alunos, este espaço permanente será destinado à reunião de materiais curriculares e extra curriculares. Acredito que aqui conseguirei disponibilizar recursos a mais para quem necessita de uma ajuda ou para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em História.

Informe-se

Para aqueles que se preparam para concursos em geral, a dica é se manter sempre informado. Jornais online são uma ótima fonte de informação, principalmente pelo fato de podermos selecionar aquilo que realmente nos interessa. Seguem alguns muito bons: Folha de São Paulo; Estado de São Paulo; O Globo; G1; Barbacena Mais; Barbacena Online; BBC (britânica) e CNN (americana).

Atividades avaliativas - Segundo Bimestre


Caros alunos, seguem os links para a realização das atividades bimestrais obrigatórias. Façam com dedicação. São estas as observações:
  • As atividades devem ser feitas em quartetos.
  • Serão atribuídos de 8,0 (oito) pontos bimestrais
  • Utilizem as próprias palavras e conhecimentos e explorem bem os temas propostos nas respostas, bem como nas justificativas. Cópias da internet, de outros grupos e com uso de IA serão identificadas e não serão corrigidas.
  • No link, poderão escrever livremente as respostas em seus respectivos campos, as quais, ao final, serão diretamente enviadas.
  • O prazo para o envio será até, sexta-feira, dia 24 de maio de 2024, às 23:59. Postagens após essa data e horário não serão corrigidas.
Mãos à obra!



quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Esquema de aula - Primeiros Anos - 27/11/2013 e 28/11/2013

Renascimento Cultural

  • Novas experiências, nova mentalidade:
    • Transformações na Europa: crescimento econômico e contato com outros povos.
    • Novas maneiras de se pensar: humanismo.
    • Teocentrismo vs. Antropocentrismo:
      • Teocentrismo: antiga visão medieval na qual Deus está no centro das explicações filosóficas.
      • Antropocentrismo: o homem no centro das atenções. Diminuição do papel da religião na ciência.
  • Os humanistas:
    • Estudiosos renascentistas dedicavam-se a estudar diferentes idiomas, a História, a Filosofia, a Arte, a Ciência e a Literatura. Motivo: conhecer melhor o homem e suas criações.
    • Inspiração neo-clássica (Grécia e Roma antigas): prezavam pelo fim do monopólio do conhecimento feito pela Igreja, desprezando a cultura medieval.
    • Alguns pensadores: Sandro Boticelli, Leonardo da Vinci, Rafael Sanzio, Michelângelo, Giordano Bruno, Dante Alighieri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esquemas úteis