Caros alunos, este espaço permanente será destinado à reunião de materiais curriculares e extra curriculares. Acredito que aqui conseguirei disponibilizar recursos a mais para quem necessita de uma ajuda ou para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em História.

Informe-se

Para aqueles que se preparam para concursos em geral, a dica é se manter sempre informado. Jornais online são uma ótima fonte de informação, principalmente pelo fato de podermos selecionar aquilo que realmente nos interessa. Seguem alguns muito bons: Folha de São Paulo; Estado de São Paulo; O Globo; G1; Barbacena Mais; Barbacena Online; BBC (britânica) e CNN (americana).

Atividades avaliativas - Segundo Bimestre


Caros alunos, seguem os links para a realização das atividades bimestrais obrigatórias. Façam com dedicação. São estas as observações:
  • As atividades devem ser feitas em quartetos.
  • Serão atribuídos de 8,0 (oito) pontos bimestrais
  • Utilizem as próprias palavras e conhecimentos e explorem bem os temas propostos nas respostas, bem como nas justificativas. Cópias da internet, de outros grupos e com uso de IA serão identificadas e não serão corrigidas.
  • No link, poderão escrever livremente as respostas em seus respectivos campos, as quais, ao final, serão diretamente enviadas.
  • O prazo para o envio será até, sexta-feira, dia 24 de maio de 2024, às 23:59. Postagens após essa data e horário não serão corrigidas.
Mãos à obra!



quarta-feira, 16 de julho de 2014

Esquema de aula - Segundos Anos - 16/07/2014


  • A Revolução:
    • Com o aumento da crise, o rei convoca os Estados Gerais, com 900 representantes escolhidos pelos três estados.
    • Os Estados Gerais falham na tentativa de conter a crise. O rei, absolutista, não era obrigado a obedecer as recomendações. Além disso, a nobreza e o clero sempre frustravam as tentativas de fazer mudanças.
    • O Terceiro Estado se rebela e se organiza em uma Assembléia em nome da França para que leis fossem elaboradas.
    • O rei e os nobres não admitem o ato ousado do Terceiro Estado e reagem com violência.
  • A queda da Bastilha:
    • O povo, insatisfeito com a postura do rei, invade os arsenais, confiscando armas.
    • Centenas de pessoas marcham para a Bastilha (prisão de prisioneiros políticos e símbolo de poder real). Muitos morrem no conflito, mas a prisão é tomada.
    • Com medo dos conflitos, deputados da Assembléia Nacional aprovam medidas para acabar com os privilégios de nobres e clérigos.
    • É feita a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.

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