- A contra-revolução:
- Países absolutistas (Áustria e Prússia) temem que a revolução os atinja.
- Recebem os nobres fugidos da França e preparam um exército invasor.
- O rei, que traía os franceses passando informações para os inimigos, tenta fugir, mas é preso.
- A nova França:
- A França torna-se uma República.
- O voto: universal masculino (maiores de 21 anos).
- Partidos: Gironda (alta burguesia - tradicionais "girondinos"), Planície (média burguesia - moderados) e Montanha (pequena burguesia - radicais "jacobinos")
- O rei é executado na guilhotina.
- Os jacobinos assumem o poder (com armas) e implantam o Terror (guilhotinavam todos aqueles que eram críticos de seus ideais).
- Na medida em que os exércitos revolucionários ganhavam as batalhas para a manutenção das idéias revolucionárias, cria-se uma situação de relativa segurança.
Páginas
Caros alunos, este espaço permanente será destinado à reunião de materiais curriculares e extra curriculares. Acredito que aqui conseguirei disponibilizar recursos a mais para quem necessita de uma ajuda ou para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em História.
Informe-se
Para aqueles que se preparam para concursos em geral, a dica é se manter sempre informado. Jornais online são uma ótima fonte de informação, principalmente pelo fato de podermos selecionar aquilo que realmente nos interessa. Seguem alguns muito bons: Folha de São Paulo; Estado de São Paulo; O Globo; G1; Barbacena Mais; Barbacena Online; BBC (britânica) e CNN (americana).
quinta-feira, 17 de julho de 2014
Esquema de aula - Segundos Anos - 17/07/2014
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário