Caros alunos, este espaço permanente será destinado à reunião de materiais curriculares e extra curriculares. Acredito que aqui conseguirei disponibilizar recursos a mais para quem necessita de uma ajuda ou para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em História.

Informe-se

Para aqueles que se preparam para concursos em geral, a dica é se manter sempre informado. Jornais online são uma ótima fonte de informação, principalmente pelo fato de podermos selecionar aquilo que realmente nos interessa. Seguem alguns muito bons: Folha de São Paulo; Estado de São Paulo; O Globo; G1; Barbacena Mais; Barbacena Online; BBC (britânica) e CNN (americana).

Atividades avaliativas - Segundo Bimestre


Caros alunos, seguem os links para a realização das atividades bimestrais obrigatórias. Façam com dedicação. São estas as observações:
  • As atividades devem ser feitas em quartetos.
  • Serão atribuídos de 8,0 (oito) pontos bimestrais
  • Utilizem as próprias palavras e conhecimentos e explorem bem os temas propostos nas respostas, bem como nas justificativas. Cópias da internet, de outros grupos e com uso de IA serão identificadas e não serão corrigidas.
  • No link, poderão escrever livremente as respostas em seus respectivos campos, as quais, ao final, serão diretamente enviadas.
  • O prazo para o envio será até, sexta-feira, dia 24 de maio de 2024, às 23:59. Postagens após essa data e horário não serão corrigidas.
Mãos à obra!



quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Esquema de aula - Terceiros Anos - 25/02/2015


    • O Imperialismo:
      • O crescimento desenfreado das indústrias atinge seu auge: não existem compradores suficientes para os produtos industrializados.
      • A saída encontrada pelos grandes monopólios: investiam seu lucro em atividades diversificadas em países menos desenvolvidos.
      • Os países europeus realizavam investimentos externos e dominavam economicamente suas colônias. Surge o neocolonialismo.
  • O Neocolonialismo:
    • A Europa escolhe regiões pobres da África e da Ásia para a venda de seus excedentes industriais.
    • A França dá o passo inicial já em 1830, conquistando a Argélia.
    • Em fins do século XIX, toda a partilha colonial da África e da Ásia já havia se completado.
    • A dinâmica da dominação:
      • Além da exportação de capitais, os capitalistas europeus investiam seus lucros em empresas (minas, estradas de ferro, companhias de comércio, etc.).
      • Este investimento ficou conhecido como exportação de capitais.
      • A dominação dos países europeus no século XIX preservava muito das culturas e religiões dos nativos, mas também causou grandes problemas nas regiões dominadas:
        • União de diferentes etnias em países criados segundo interesses europeus.
        • Regimes segregacionistas: aparthaid.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esquemas úteis