Caros alunos, este espaço permanente será destinado à reunião de materiais curriculares e extra curriculares. Acredito que aqui conseguirei disponibilizar recursos a mais para quem necessita de uma ajuda ou para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em História.

Informe-se

Para aqueles que se preparam para concursos em geral, a dica é se manter sempre informado. Jornais online são uma ótima fonte de informação, principalmente pelo fato de podermos selecionar aquilo que realmente nos interessa. Seguem alguns muito bons: Folha de São Paulo; Estado de São Paulo; O Globo; G1; Barbacena Mais; Barbacena Online; BBC (britânica) e CNN (americana).

Atividades avaliativas - Segundo Bimestre


Caros alunos, seguem os links para a realização das atividades bimestrais obrigatórias. Façam com dedicação. São estas as observações:
  • As atividades devem ser feitas em quartetos.
  • Serão atribuídos de 8,0 (oito) pontos bimestrais
  • Utilizem as próprias palavras e conhecimentos e explorem bem os temas propostos nas respostas, bem como nas justificativas. Cópias da internet, de outros grupos e com uso de IA serão identificadas e não serão corrigidas.
  • No link, poderão escrever livremente as respostas em seus respectivos campos, as quais, ao final, serão diretamente enviadas.
  • O prazo para o envio será até, sexta-feira, dia 24 de maio de 2024, às 23:59. Postagens após essa data e horário não serão corrigidas.
Mãos à obra!



quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Segundos Anos - Diagnóstico de turma e revisão

Pessoal dos segundos anos, aqui abaixo está a matéria mais completa da revisão que temos feitos em sala, no sentido de identificar e sanar defasagens relacionadas à matéria do primeiro ano. Os esquemas de sala de aula são apenas tópicos para facilitar a explicação.

Revisão

Baixa Idade Média
  • Crescimento da economia:
    • A partir do século XI, surgem novas tecnologias e práticas na Europa: charrua, moinho hidráulico, rotação de culturas e extensão das áreas de cultivo.
    • Com o crescimento da produção, a prática comercial também aumenta. Surgem os burgos.
    • Os burgueses, comerciantes que habitavam os burgos, passam a acumular riquezas e ganham cada vez mais importância.
    • Surgem corporações de ofício, dando força a grupos de artesãos.
  • Desenvolvimento intelectual e artístico:
    • O crescimento gradual das cidades possibilita a criação de centros de estudos e universidades.
    • Surge a escolástica, que buscava aproximar razão e fé.
  • Cruzadas:
    • A Igreja fomenta a formação de expedições para retomar a Terra Santa (ocupada pelos islâmicos na expansão feita pelos califas).
    • As primeiras cruzadas obtiveram certo êxito militar, reconquistando terras e estabelecendo novos reinos.
    • No entanto, o muçulmano Saladino combateu duramente os cristãos, recuperando os territórios tomados.
    • As tentativas posteriores dos cristãos foram fracassadas, mas as cruzadas puderam colocar em maior contato esses povos.
  • Peste negra:
    • As condições de higiene da Europa Medieval estavam longe das ideais.
    • Mesmo doenças atualmente consideradas comuns causavam mortes.
    • A peste, ou peste negra, é a denominação de uma doença transmitida por roedores e disseminada em condições insalubres (pouca higiene).
    • A peste negra dizimou cerca de um terço da população européia, atrapalhando o crescimento populacional gerado pelo aumento da produção e do comércio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esquemas úteis