Caros alunos, este espaço permanente será destinado à reunião de materiais curriculares e extra curriculares. Acredito que aqui conseguirei disponibilizar recursos a mais para quem necessita de uma ajuda ou para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em História.

Informe-se

Para aqueles que se preparam para concursos em geral, a dica é se manter sempre informado. Jornais online são uma ótima fonte de informação, principalmente pelo fato de podermos selecionar aquilo que realmente nos interessa. Seguem alguns muito bons: Folha de São Paulo; Estado de São Paulo; O Globo; G1; Barbacena Mais; Barbacena Online; BBC (britânica) e CNN (americana).

Atividades avaliativas - Segundo Bimestre


Caros alunos, seguem os links para a realização das atividades bimestrais obrigatórias. Façam com dedicação. São estas as observações:
  • As atividades devem ser feitas em quartetos.
  • Serão atribuídos de 8,0 (oito) pontos bimestrais
  • Utilizem as próprias palavras e conhecimentos e explorem bem os temas propostos nas respostas, bem como nas justificativas. Cópias da internet, de outros grupos e com uso de IA serão identificadas e não serão corrigidas.
  • No link, poderão escrever livremente as respostas em seus respectivos campos, as quais, ao final, serão diretamente enviadas.
  • O prazo para o envio será até, sexta-feira, dia 24 de maio de 2024, às 23:59. Postagens após essa data e horário não serão corrigidas.
Mãos à obra!



quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Terceiros Anos - Diagnóstico de turma e revisão

Meus caros alunos dos terceiros anos, aqui vai o resumo mais completo da revisão feita em sala no sentido de realizar o diagnóstico de turma e identificar possíveis defasagens nas matérias pretéritas. Espero que seja de valia. Não deixem de consultar os resumos aqui postados e fazer perguntas em sala de aula. Os esquemas feitos no quadro são apenas norteadores da explicação e a matéria, por toda a sua complexidade, demanda estudo. Abraços!

Revisão

Revoluções liberais e o nacionalismo

  • Idéias e Movimentos Sociais do Século XIX 
    • A Revolução de 1848:
      • As colheitas realizadas entre os anos de 1846 e 1848 foram péssimas.
      • As condições de fome e miséria agravaram-se em diversos países europeus.
      • Aliadas a este problema encontramos o surgimento de três forças:
        • O liberalismo: contrário às limitações impostas pelo absolutismo.
        • O nacionalismo: que buscava unir povos de mesma origem e cultura.
        • O socialismo: que desde 1830 buscava maior igualdade social através de reformas radicais.
      • O descontentamento geral provoca diversas alterações políticas em países como França, Itália, Alemanha e Áustria.
      • A partir desses descontentamentos, surgem as iniciativas de unificação alemã e italiana, países ainda fragmentados no século XIX.
  • As unificações da Alemanha e da Itália
    • Alemanha:
      • Estava organizada em uma Confederação composta por numerosos Estados.
      • As decisões eram tomadas em conjunto em uma Assembléia reunida em Frankfurt.
      • Os Estados mais fortes na Confederação eram a Áustria e a Prússia.
      • Motivos que levaram à unificação:
        • Economia: a política liberal adotada pelos Estados alemães cria inúmeros distritos industriais e traz grande desenvolvimento à Prússia.
        • Sociedade: começa a surgir um sentimento nacional alemão. As pessoas dos diferentes Estados se viam como pessoas de uma mesma cultura.
        • Bismarck, ministro prussiano, vê na guerra com outros países o elemento necessário à criação de um grande império germânico.
      • A Prússia envolve-se em conflitos contra a Dinamarca, a Áustria e a França, arrastando diversos Estados alemães ao seu lado para a guerra.
      • Ao final das guerras, a Prússia sai vitoriosa (anexando diversos Estados alemães e inclusive partes da Áustria) e declara a criação do Império Alemão (II Reich) na sala dos espelhos do palácio de Versalhes, em Paris. 
    • Itália:
      • Era composta de sete Estados.
      • Partindo do reino do Piemonte, o processo de unificação vai aos poucos ganhando força e cada vez mais Estados italianos incorporam-se à Itália unificada.
      • Os estados mais resistentes foram Veneza (pertencia à Áustria) e Roma (domínio do Papa, protegida pelos franceses).
      • Com a derrota da Áustria na guerra contra a Prússia, Veneza perde seu apoio e é conquistada. Com a derrota da França na Guerra Franco-Prussiana, forças italianas invadem Roma e terminam a unificação do país.

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