Caros alunos, este espaço permanente será destinado à reunião de materiais curriculares e extra curriculares. Acredito que aqui conseguirei disponibilizar recursos a mais para quem necessita de uma ajuda ou para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em História.

Informe-se

Para aqueles que se preparam para concursos em geral, a dica é se manter sempre informado. Jornais online são uma ótima fonte de informação, principalmente pelo fato de podermos selecionar aquilo que realmente nos interessa. Seguem alguns muito bons: Folha de São Paulo; Estado de São Paulo; O Globo; G1; Barbacena Mais; Barbacena Online; BBC (britânica) e CNN (americana).

Atividades avaliativas - Segundo Bimestre


Caros alunos, seguem os links para a realização das atividades bimestrais obrigatórias. Façam com dedicação. São estas as observações:
  • As atividades devem ser feitas em quartetos.
  • Serão atribuídos de 8,0 (oito) pontos bimestrais
  • Utilizem as próprias palavras e conhecimentos e explorem bem os temas propostos nas respostas, bem como nas justificativas. Cópias da internet, de outros grupos e com uso de IA serão identificadas e não serão corrigidas.
  • No link, poderão escrever livremente as respostas em seus respectivos campos, as quais, ao final, serão diretamente enviadas.
  • O prazo para o envio será até, sexta-feira, dia 24 de maio de 2024, às 23:59. Postagens após essa data e horário não serão corrigidas.
Mãos à obra!



quinta-feira, 5 de julho de 2018

Trabalhos em destaque 2.14

Bruna Araújo Brandão Lopes

Paróquia de São Pio X 

A paróquia de São Pio X se localiza na cidade de Barbacena no bairro João Paulo ll, onde as missas são celebradas no sábado, domingo e quarta . 
Fui nascida e criada na cidade de Barbacena e morei por quatorze anos no bairro João Paulo ll . A paróquia de São Pio X tem uma relevância muito grande na minha família, pois foi a igreja onde mais frequentados . 
Foi nessa igreja que eu e alguns primos fomos batizados e depois de alguns anos participei de coroações , além disso fizemos primeira comunhão e crisma . 
A oito anos atrás também foi celebrado o casamento dos meus tios , onde participei sendo florista . 
Foram comemoradas várias datas significativas para minha família nessa igreja, por isso temos um carinho enorme por ela . 
Mesmo com o passar dos anos e o fato de termos mudado de bairro, não deixamos de frequentá-la . 
A paróquia de São Pio X é e sempre será de grande importância para minha família, sempre teremos  muitas lembranças e alegrias a serem compartilhadas . 

Fotografias:







Carlos Eduardo de Andrade Oliveira

Então eu escolhi a minha própria casa porque veio passando de geração por geração entra minha família, primeiramente esta casa era da minha tataravó e depois ela passou para a tia da minha avó e agora esta em posse de minha avó.
E também eu escolhi esta casa aqui porque aqui foi a base do crescimento de alguns membros da minha família tios e tias que antes estava passando por dificuldades tinha filhos para cria então eles passarão um bom tempo morando aqui ate se arrumar na vida e assim todos estão bem hoje, esta casa aqui antigamente era muito feia muito mal acaba e com  a ajuda do marido da minha avó conseguimos reformar elas aos poucos e também tenho um outro motivo para escolher minha própria casa por a maioria dos encontros em família acontecia aqui exemplo aniversários, festas comemorativas e outras coisas que reúne a família, e também passei minha infância inteira nesta casa tem boas lembranças para min e o mais importante que minha família por parte de pai foi sempre bem unida então ate hoje eles comemora as coisas aqui em casa.
E esta casa e bem antiga tem por volta de 60 a 70 anos com um terreno bem amplo.

Fotografias:








Lucas José Augusto de Oliveira

A igreja que deu origem a uma cidadezinha quiser do interior, a Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, da cidade de Senhora dos Remédios. 
Igreja que teve uma grande influência de minha família, a família Oliveira, a igreja desenhada e arquitetada por meu bisavô juntamente com um amigo da família Belo Tafuri. Suas reformas foram idealizadas por inúmeras pessoas, dentre as mesmas um tio, Senhor Antônio, que assumiu as obras.
Minha família faz parte de pequena história de cidade, desde pequeno, participo das nossas festivas. Me sinto orgulhoso de poder dizer que a história influenciou no meu ser atual, mostrando que devemos assumir a responsabilidade das coisas. Sendo assim, vejo com o tempi a importância de ser 
Oliveira, espelhando-me em meus pais e demais parentes.

Fotografias:






Luiz Gustavo Nunes dos Santos

Tendo sido construída antes e durante a fundação do bairro, a casa da minha avó tem sido lugar de reuniões familiares anuais e discussões sadias sobre assunto importantes, outros nem tanto.
Ainda me lembro da primeira vez que entrei pela porta da sala e me deparei com uma estrutura um tanto diferente, com bancadas em madeira, uma mesa toda em mármore e bancos um tanto diferente.
Nossas reuniões aconteciam na cozinha e não na sala. Lá minha avó prepara o almoço e todos davam suporte e jogavam conversa fora. Creio eu que apenas observando, comecei a aprender o que ""significa família"" ali.
Minha ansiedade era que uma vez ao mês geralmente aos domingos, eu saia ao encontro desse aconchego, onde a mesa ouvimos histórias e estórias dos meus tios, meu avô que vivia nos contando de como foi sacrificante e ao mesmo tempo divertido o caminho até ali. ""Aprendi a ser perseverante"".
Os anos se seguiram e as visitas passaram a ser menos frequentes e em um determinado ano, perdi do lar um tio querido e em seguida meu avô. ""Aprendi a amar mais e valorizar a vida"".
Com todos os acontecimentos que houve nesse curto tempo em que vivi, fui ensinado através de pequenas atitudes ocorreram nesse lugar e os princípios que aprendi ali vou levar por toda a vida. 

Fotografias:






Mateus Yoshiro Marteleto Nomia

Falar sobre o patrimônio da história privada da minha vida e sem dúvidas falar quem eu sou hoje. Nada menos que a casa da minha avó onde ainda frequento todos os dias e onde passei a maior parte da minha vida sempre que falo sobre esta casa dou parabenização ao meu avô que escolheu o local é onde fazê-la. E o lugar que certamente foram criadas  as pessoas mais importantes do meu meu mundo.
Contando-se com uma área bem espaçosa de terra onde pude criar meu mundo é nele ser quem eu quiser. De certa forma eu era o Deus daquele espaço de terra que hoje está  coberto por árvores, eu fazia construções com todo tipo de material disponível, o fato de sempre mudar a paisagem daquele lugar me dava motivação de levantar da cama todos os dias e criar novas ideias, e assim aprendi sempre mudar é fazer coisas novas é claro hoje tenho grande interesse por tudo relacionado a paisagem
Na  casa eu gostava de passar o maior tempo com o meu avô ele era encarregado de me informar sobre o passado. Ele sempre me ajudava a me organizar o ajudando a organizar suas coisas antigas, ele sempre tinha algo a fazer, seja em seu cômodo de coisas ou no quintal sempre fazendo coisas novas é desde muito pequeno eu o ajudava .Quando arrumávamos suas coisas ou apenas olhávamos  ele me mostrava suas coisas coisas dos anos 80 ou fotografias até mais atingas, oque eu mais adorava era a coleção de vinil, me ensinou a ter preferência por músicas mais antigas e principalmente quando são tocadas no vinil e fazem aquele barulho de chuva por trás das musicas
Minha família sempre se reuniu e ainda se reúne na casa, com certeza e o melhor local para solução de conflitos  até parece uma mágica a união que se estabelece entre todos.Pode haver lugares incríveis nesse mundo mas esta casa sempre será o melhor lugar ficar e sempre foi onde passamos os melhores momentos de nossas vidas.

Fotografias:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esquemas úteis