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quarta-feira, 3 de junho de 2020

Matéria complementar - 2º Ano

PRIMEIRA PARTE


Reprodução da vida cotidiana na cidade asteca.
Fonte: Wikipedia
A partilha das terras descobertas
  • Tratados de partilha:
    • Tratado de Toledo (1480) [Portugal cedia as Ilhas Canárias à Espanha em troca do monopólio do comércio no litoral africano], 
    • Bula Inter-Coetera (1493) [traça-se uma linha imaginária a 100 léguas a oeste das Ilhas de Cabo Verde. Proposta recusada por Portugal]
    • Tratado de Tordesilhas (1494) [aumento da distância de 100 para 370 léguas a partir de Cabo Verde. As terras a oeste passariam ao domínio espanhol e as terra a leste, ao domínio de Portugal]. 
    • Após a circunavegação realizada por Fernão de Magalhães, demarcam-se também as terras do Oriente através do Tratado de Saragoça (1529). 
  • O restante dos países europeus (Inglaterra, França e Holanda) reage passando a financiar corsários e piratas para atacar embarcações e portos.

Pintura retratando a primeira missa no Brasil
Fonte: Wikipedia
Organização político-econômica
  • Capitalismo comercial.
  • Predomínio da burguesia mercantil.
  • Busca pelo Estado Absolutista.
  • Mercantilismo.
  • As áreas metropolitanas:
    • Centros do Sistema Colonial: países que participaram das navegações e descobertas (Portugal, Espanha, Inglaterra, França e Holanda).
    • Forneciam produtos manufaturados e escravos às suas colônias.
    • Cobravam impostos e ficavam com as produções agrícolas de suas colônias. 
  • As áreas coloniais:
    • Periferia do Sistema Colonial: colônias, portos e feitorias espalhadas por América, África e Ásia.
    • Tinham produção voltada a gêneros que não eram encontrados na Europa. 
  • O Pacto Colonial:
    • Monopólio metropolitano do comércio e navegação coloniais.
    • Regime de porto único. 


Atrocidades dos espanhóis contra a população nativa.
Fonte: Wikipedia
As conquistas espanholas
  • Os espanhóis voltam-se rapidamente à exploração e conquista das novas terras ocidentais.
  • Sua colonização concentra-se principalmente nas regiões onde se encontram o México e o Peru, notadamente mais ricas em metais como ouro e prata.
  • Região do México (1518-1525):
    • Conquista sob a liderança de Fernan Cortés.
    • Destruição do Império Asteca, cuja capital era Tenochtitlán. 
  • Região do Peru (1531-1538):
    • Conquista sob a liderança de Francisco Pizarro e Diego de Almagro.
    • Destruição do Império Inca, cuja capital era Cuzco.
  • Território espanhol assegurado na América: área compreendendo os atuais Chile, México, Equador e Bolívia.
  • Organização política: as áreas foram divididas em vice-reinados subordinados ao Real e Supremo Conselho da Índias e ao rei. 
Pintura ilustrando o combate entre espanhóis e astecas.
Fonte: Wikipedia

Construções nativo-americanas.
Fonte: Wikipedia

Construções nativo-americanas.
Fonte: Wikipedia

Garota mumificada inca.
Fonte: Wikipedia
Mapa português das Capitanias Hereditárias.
Fonte: Wikipedia
  • A colonização do Brasil:
    • As capitanias hereditárias.
    • Divisão da América Portuguesa em grandes lotes de terra.
    • Estes lotes de terra seriam hereditários.
    • Objetivos:
      • Compensar os efeitos negativos do fracasso mercantil na Índia.
      • Proteger seus domínios de invasores ingleses, franceses e holandeses.
      • Colonizar as novas terras descobertas
    • O Brasil é dividido em 15 lotes. [Maranhão (2 lotes), Ceará, Rio Grande, Itamaracá, Pernambuco, Bahia de Todos os Santos, Ilhéus, Porto Seguro, Espírito Santo, São Tomé, São Vicente (2 lotes), Santo Amaro e Santana.]
    • Conclusão: o sistema de capitanias fracassou. Motivos:
      • Grande distância da metrópole.
      • Hostilidade indígena.
      • Grande extensão dos lotes.
      • Desinteresse dos donatários (pessoas que receberam os lotes doados).
    • O Governo Geral:
      • Após o fracasso das Capitanias Hereditárias, cria-se, em 1549, o Governo Geral do Brasil.
      • Objetivo: garantir a unidade administrativa da colônia. 
  • A França Antártica:
    • Não satisfeita com a divisão da América entre espanhóis e portugueses, a França invade o Rio de Janeiro.
    • Estácio de Sá, sobrinho de Mem de Sá, consegue expulsar os franceses, mas é morto no conflito.

Árvore de pau-brasil, interessante produto comercial
encontrado por Portugal em sua colônia na América.
Fonte: Wikipedia

Ilustração de tribo indígena brasileira.
Fonte: Wikipedia

Pintura retratando padre jesuíta em meio a indígenas.
Fonte: Wikipedia
  • A Igreja e a colonização:
    • Espírito cruzadista: a colonização deveria salvar as populações pagãs (indígenas) da perdição.
    • Presença de diversas ordens religiosas em missão na colônia: jesuítas (muito presente), carmelitas, dominicanos e beneditinos.
    • Contra-Reforma: estabelece os Tribunais da Inquisição. 
  • A economia colonial:
    • Mercantilismo: leva à implantação de uma grande lavoura de exportação.
    • A grande propriedade monocultora: sesmarias e latifúndios. Sistema de "plantation" (busca de maior produtividade). 
    • A economia açucareira:
      • Implantada devido à escassez do produto na Europa.
      • Principal foco da implantação: litoral nordestino. Motivo: clima tropical favorável.
      • Estrutura típica de uma fazenda produtora de açúcar no nordeste: a casa grande, a capela, a senzala e o engenho.
Forma para confecção de pães-de-açúcar
Fonte: Wikipedia

Moenda de cana em um engenho
Fonte: Wikipedia



SEGUNDA PARTE


Pintura retratando, artisticamente a Revolução Francesa.
Autor: Eugène Delacroix
Fonte: Wikipedia
  • França do século XVIII:
    • Governo absolutista (Antigo Regime).
    • Profundas desigualdades sociais:
      • Sociedade dividida entre três grupos:
        • Primeiro Estado: Nobreza (rei e nobres da corte).
        • Segundo Estado: Clero (membros de instituições religiosas).
        • Terceiro Estado: Povo (camponeses, artesãos, comerciantes, etc.)
      • Situação econômica e social delicada.
      • Altos impostos para os burgueses e pouca comida para as camadas mais pobres.
      • A nobreza e o clero tinham grandes palácios, luxo e privilégios sobre o povo e os burgueses.
    • O desenvolvimento técnico-industrial iniciado no século XVII dava cada vez mais força à burguesia.
  • A Revolução:
    • Com o aumento da crise, o rei convoca os Estados Gerais, com 900 representantes escolhidos pelos três estados.
    • Os Estados Gerais falham na tentativa de conter a crise. O rei, absolutista, não era obrigado a obedecer as recomendações. Além disso, a nobreza e o clero sempre frustravam as tentativas de fazer mudanças.
    • O Terceiro Estado se rebela e se organiza em uma Assembléia em nome da França para que leis fossem elaboradas.
    • O rei e os nobres não admitem o ato ousado do Terceiro Estado e reagem com violência.
Guilhotina em praça pública
Fonte: Wikipedia
  • A queda da Bastilha:
    • O povo, insatisfeito com a postura do rei, invade os arsenais, confiscando armas.
    • Centenas de pessoas marcham para a Bastilha (prisão de prisioneiros políticos e símbolo de poder real). Muitos morrem no conflito, mas a prisão é tomada.
    • Com medo dos conflitos, deputados da Assembleia Nacional aprovam medidas para acabar com os privilégios de nobres e clérigos.
    • É feita a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
  • A contra-revolução:
    • Países absolutistas (Áustria e Prússia) temem que a revolução os atinja.
    • Recebem os nobres fugidos da França e preparam um exército invasor.
    • O rei, que traía os franceses passando informações para os inimigos, tenta fugir, mas é preso. 
  • A nova França:
    • A França torna-se uma República.
    • O voto: universal masculino (maiores de 21 anos).
    • Partidos: Gironda (alta burguesia - tradicionais "girondinos"), Planície (média burguesia - moderados) e Montanha (pequena burguesia - radicais "jacobinos")
    • O rei é executado.
    • Os jacobinos assumem o poder (com armas) e implantam o Terror (guilhotinavam todos aqueles que eram críticos de seus ideais).

Jardins do Palácio de Versalhes
Fonte: Wikipedia

A Tomada da bastilha, por Jean-Pierre Louis Laurent Houël
Fonte: Wikipedia
  • A virada no poder:
    • Na medida em que os exércitos revolucionários ganhavam as batalhas para a manutenção das idéias revolucionárias, cria-se uma situação de relativa segurança.
    • Os radicais vão perdendo força e sendo destituídos do poder.
    • Os girondinos acabam tomando o poder e implantando um governo (Diretório, formado por 5 membros eleitos em 5 anos) muito mais burguês.
    • Os exércitos franceses conseguem expandir as idéias revolucionárias para outros países.
  • Napoleão Bonaparte:
    • Os girondinos alteram o governo para acabar com a violência: implantam um governo autoritário.
    • O novo governo autoritário deveria ser desempenhado por um ditador, um herói nacional.
    • O herói escolhido: Napoleão Bonaparte, um carismático general das tropas revolucionárias.
    • O golpe do 18 Brumário: Napoleão dissolve o governo do Diretório com a ajuda das forças armadas.
    • Sob o título de cônsul francês, Napoleão melhorou as finanças e teve diversos sucessos em batalhas contra as nações absolutistas. Tornou-se um líder popular.
    • Sua aceitação foi tão grande que ele é coroado imperador no plebiscito de 1804. 
Napoleão Bonaparte.
Fonte: Wikipedia

O general Napoleão retratado como líder de batalhas.
Fonte: Wikipedia

Napoleão coroado imperador da França.
Fonte: Wikipedia
Pintura retratando a retirada das tropas napoleônicas.
Fonte: Wikipedia
  • O Bloqueio Continental:
    • Para acabar com a oposição da Inglaterra, Napoleão decreta o Bloqueio Continental (proibição de todos os países do continente europeu de comercializarem com a Inglaterra).
    • Alguns países, como a Rússia, se recusaram a cumprir o Bloqueio Continental.
    • Ao declarar guerra contra a Rússia, no entanto, Napoleão acaba perdendo o controle. 
    • As tropas francesas são aniquiladas (fome e frio) nos ataques à Rússia, graças ao rigoroso inverno russo.
    • Napoleão, derrotado, é preso, mas acaba retornando e governando ainda por 100 dias.
    • Após esse período é preso definitivamente na ilha de Santa Helena, onde morre doente em 1821.
  • O Congresso de Viena:
    • Reunião organizada pelas grandes potências européias após a derrota definitiva de Napoleão.
    • Motivo: reorganizar as fronteiras da Europa após as anexações empreendidas pela França.
    • Sua intenção era a de garantir o equilíbrio na Europa, evitando que França voltasse a ter um grande poderio.
    • Solução encontrada: o retorno dos limites franceses anteriores à Revolução (1789).
    • O Congresso não conseguiu, no entanto, impedir movimentos revolucionários de cunho social durante o século XIX.
Pintura retratando Napoleão Bonaparte em seu
exílio na Ilha de Santa Helena.
Fonte: Wikipedia




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