Caros alunos, este espaço permanente será destinado à reunião de materiais curriculares e extra curriculares. Acredito que aqui conseguirei disponibilizar recursos a mais para quem necessita de uma ajuda ou para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em História.

Informe-se

Para aqueles que se preparam para concursos em geral, a dica é se manter sempre informado. Jornais online são uma ótima fonte de informação, principalmente pelo fato de podermos selecionar aquilo que realmente nos interessa. Seguem alguns muito bons: Folha de São Paulo; Estado de São Paulo; O Globo; G1; Barbacena Mais; Barbacena Online; BBC (britânica) e CNN (americana).

terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Modos de produção: subsistência, escravista e capitalista

Os diferentes modos de produção são uma forma de analisar a organização econômica e social de uma sociedade em determinado momento histórico. Os três principais modos de produção que serão abordados neste texto são o modo de produção de subsistência, o modo de produção escravista e o modo de produção capitalista.

O modo de produção de subsistência é caracterizado pela produção voltada apenas para o consumo da própria comunidade. Nesse modo de produção, não há a presença de uma classe social dominante, nem de exploração do trabalho humano. As atividades produtivas são realizadas de forma coletiva e autônoma, baseadas em técnicas tradicionais e em conhecimentos transmitidos de geração em geração. As relações sociais são pautadas na reciprocidade e na solidariedade. Esse modo de produção é comum em sociedades rurais e tradicionais.

Já o modo de produção escravista é caracterizado pela exploração do trabalho humano de indivíduos escravizados. A produção é voltada para a acumulação de riquezas e para o consumo das classes dominantes, que detêm o poder econômico e político. Os escravos são considerados propriedade dos seus donos e são submetidos a condições de trabalho desumanas, sem qualquer direito ou liberdade. As relações sociais são pautadas na dominação e na opressão. Esse modo de produção é comum em sociedades antigas, como a Grécia e a Roma, e também foi predominante na América durante o período colonial.

O modo de produção capitalista é caracterizado pela produção voltada para o mercado e para a acumulação de capital. As atividades produtivas são realizadas de forma individual ou empresarial, utilizando-se de tecnologias modernas e de uma divisão do trabalho complexa. As relações sociais são pautadas na concorrência e na busca pelo lucro, o que implica em uma exploração do trabalho humano assalariado. Os trabalhadores são vendidos como mercadorias no mercado de trabalho, não possuindo os meios de produção e sendo subordinados aos interesses dos donos do capital. Esse modo de produção é predominante na atualidade, tendo se consolidado a partir do século XVIII, na Europa, com a Revolução Industrial.

Os diferentes modos de produção representam formas distintas de organização econômica e social, que influenciam as relações de trabalho, o acesso aos bens e serviços, a distribuição de riquezas e a própria dinâmica da sociedade. Cada modo de produção tem suas especificidades e implicações, sendo importante compreender suas características e transformações ao longo da história.

*Foto de Tim Mossholder na Unsplash

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esquemas úteis