Caros alunos, este espaço permanente será destinado à reunião de materiais curriculares e extra curriculares. Acredito que aqui conseguirei disponibilizar recursos a mais para quem necessita de uma ajuda ou para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em História.

Informe-se

Para aqueles que se preparam para concursos em geral, a dica é se manter sempre informado. Jornais online são uma ótima fonte de informação, principalmente pelo fato de podermos selecionar aquilo que realmente nos interessa. Seguem alguns muito bons: Folha de São Paulo; Estado de São Paulo; O Globo; G1; Barbacena Mais; Barbacena Online; BBC (britânica) e CNN (americana).

Atividades avaliativas - Segundo Bimestre


Caros alunos, seguem os links para a realização das atividades bimestrais obrigatórias. Façam com dedicação. São estas as observações:
  • As atividades devem ser feitas em quartetos.
  • Serão atribuídos de 8,0 (oito) pontos bimestrais
  • Utilizem as próprias palavras e conhecimentos e explorem bem os temas propostos nas respostas, bem como nas justificativas. Cópias da internet, de outros grupos e com uso de IA serão identificadas e não serão corrigidas.
  • No link, poderão escrever livremente as respostas em seus respectivos campos, as quais, ao final, serão diretamente enviadas.
  • O prazo para o envio será até, sexta-feira, dia 24 de maio de 2024, às 23:59. Postagens após essa data e horário não serão corrigidas.
Mãos à obra!



quarta-feira, 26 de abril de 2023

Conceituação: raça, gênero e classe

Iniciando a construção dos conceitos a serem trabalhados pela disciplina de Desenvolvimento Econômico no Segundo Bimestre:

Raça
  • A raça é um conceito socialmente construído que descreve as diferenças biológicas percebidas entre grupos de pessoas com base em características físicas, como cor da pele, textura do cabelo e formato dos olhos.
  • Embora a raça seja frequentemente associada à biologia e à genética, não há base científica para a crença de que as pessoas de diferentes raças são fundamentalmente diferentes umas das outras em termos de habilidades ou características pessoais.
  • Em vez disso, a raça é uma construção social que tem sido historicamente usada para justificar a discriminação e a opressão de grupos minoritários.
  • Hoje, muitos defensores da justiça social argumentam que a raça é uma categoria arbitrária que deve ser abandonada em favor de uma abordagem mais inclusiva e igualitária à diversidade humana.
Gênero
  • O gênero é um conceito socialmente construído que descreve as características, papéis e expectativas associados a homens e mulheres em diferentes culturas.
  • Embora o gênero seja frequentemente associado à biologia e à genética, não há base científica para a crença de que as diferenças entre homens e mulheres são inerentes ou universais.
  • Em vez disso, o gênero é uma construção social que varia amplamente em diferentes culturas e sociedades.
  • Hoje, muitos defensores da igualdade de gênero argumentam que o gênero é uma categoria que deve ser reexaminada e questionada em nome da justiça e da equidade para todas as pessoas.
Classe
  • A classe social é um conceito que descreve as diferenças de poder, status e riqueza entre diferentes grupos de pessoas em uma sociedade.
  • A classe é frequentemente associada à posição econômica de uma pessoa, mas também pode ser influenciada por fatores como educação, ocupação e prestígio social.
  • A classe social pode ser uma fonte de privilégio e desvantagem, com pessoas de classe alta tendo acesso a recursos e oportunidades que pessoas de classe baixa podem não ter.
  • Muitos defensores da justiça social argumentam que a classe social é um fator importante na determinação da vida das pessoas e deve ser levado em consideração nas políticas públicas e na tomada de decisões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esquemas úteis