Caros alunos, este espaço permanente será destinado à reunião de materiais curriculares e extra curriculares. Acredito que aqui conseguirei disponibilizar recursos a mais para quem necessita de uma ajuda ou para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em História.

Informe-se

Para aqueles que se preparam para concursos em geral, a dica é se manter sempre informado. Jornais online são uma ótima fonte de informação, principalmente pelo fato de podermos selecionar aquilo que realmente nos interessa. Seguem alguns muito bons: Folha de São Paulo; Estado de São Paulo; O Globo; G1; Barbacena Mais; Barbacena Online; BBC (britânica) e CNN (americana).

Atividades avaliativas - Segundo Bimestre


Caros alunos, seguem os links para a realização das atividades bimestrais obrigatórias. Façam com dedicação. São estas as observações:
  • As atividades devem ser feitas em quartetos.
  • Serão atribuídos de 8,0 (oito) pontos bimestrais
  • Utilizem as próprias palavras e conhecimentos e explorem bem os temas propostos nas respostas, bem como nas justificativas. Cópias da internet, de outros grupos e com uso de IA serão identificadas e não serão corrigidas.
  • No link, poderão escrever livremente as respostas em seus respectivos campos, as quais, ao final, serão diretamente enviadas.
  • O prazo para o envio será até, sexta-feira, dia 24 de maio de 2024, às 23:59. Postagens após essa data e horário não serão corrigidas.
Mãos à obra!



terça-feira, 25 de abril de 2023

Interiorização da colônia do Brasil

  • Bandeirismo
    • Movimento expansionista desenvolvido pela população de São Paulo de Piratininga no século XVII. 
    • As bandeiras e as entradas: 
      • Bandeiras: organizadas por iniciativa privada, não se preocupando com tratados como o de Tordesilhas. 
      • Organização de expedição para o interior.
        Fonte: Wikipedia
      • Entradas: organizadas oficialmente pelo Estado português, respeitavam os tratados e limites internacionais.
    • Fatores favoráveis:
      • São Paulo estava livre de invasões estrangeiras.
      • Condição de pobreza dos habitantes: a agricultura dificultada pelo relevo e o profundo desinteresse da metrópole pela capitania não deixava alternativa à população senão buscar novas oportunidades no interior.
      • O interior da capitania propiciava ricos produtos para serem trocados ou vendidos: índios e metais preciosos. 
    • A captura dos índios: 
      • A escassez de mão-de-obra era crítica na capitania de São Paulo. 
      • A população da capitania era, em sua maioria, mameluca (descendente de indígenas) e não via nada de errado na escravização de indígenas, que eram chamados de "negros da terra". 
      • A falta de mão-de-obra para os engenhos torna-se tão grave que os paulistas decidem atacar as próprias missões religiosas, nas quais os índios já estavam cristianizados e "domesticados". A caça de índios bravios na mata era dispendiosa e perigosa.
  • O bandeirismo de contrato: 
    • Os bandeirantes passam a servir cada vez mais aos grandes proprietários rurais e à própria coroa portuguesa. 
    • Faziam guerra aos índios hostis e destruíam quilombos de resistência negra. 
    • Essa forma de atuação era firmada através de um contrato, que estabelecia certa remuneração. 
    • Foi com o bandeirismo de contrato e a expedição de Domingos Jorge Velho que o importante quilombo dos Palmares (localizado em território alagoano) foi destruído. 
Pintura ilustrando bandeirantes e indígenas no interior da colônia.
Fonte: Wikipedia

Ilustração clássica retratando bandeirantes.
Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esquemas úteis