- O pioneirismo inglês na industrialização
- As alterações político-econômicas geradas pela revolução inglesa criam uma situação favorável à industrialização.
- A “Lei de Cercamentos”: novas demarcações de terras causaram expulsões de camponeses, transformando-os em mão-de-obra a ser explorada.
- Diversos tipos de produção foram iniciados e ampliados: utilidades domésticas, metalurgia e manufaturas têxteis.
- O trabalho na era industrial: inicia-se a alienação do trabalhador, que perde o controle da produção. Situações de deploráveis de exploração tornam-se comuns.
- A organização dos trabalhadores: muitos trabalhadores, insatisfeitos, incentivam a destruição das máquinas, num movimento conhecido como “ludismo” (homenagem a Nedd Ludd).
Páginas
Caros alunos, este espaço permanente será destinado à reunião de materiais curriculares e extra curriculares. Acredito que aqui conseguirei disponibilizar recursos a mais para quem necessita de uma ajuda ou para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em História.
Informe-se
Para aqueles que se preparam para concursos em geral, a dica é se manter sempre informado. Jornais online são uma ótima fonte de informação, principalmente pelo fato de podermos selecionar aquilo que realmente nos interessa. Seguem alguns muito bons: Folha de São Paulo; Estado de São Paulo; O Globo; G1; Barbacena Mais; Barbacena Online; BBC (britânica) e CNN (americana).
sexta-feira, 17 de maio de 2013
Esquema de aula - Segundos Anos - 17/05/2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário