Caros alunos, este espaço permanente será destinado à reunião de materiais curriculares e extra curriculares. Acredito que aqui conseguirei disponibilizar recursos a mais para quem necessita de uma ajuda ou para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em História.

Informe-se

Para aqueles que se preparam para concursos em geral, a dica é se manter sempre informado. Jornais online são uma ótima fonte de informação, principalmente pelo fato de podermos selecionar aquilo que realmente nos interessa. Seguem alguns muito bons: Folha de São Paulo; Estado de São Paulo; O Globo; G1; Barbacena Mais; Barbacena Online; BBC (britânica) e CNN (americana).

sábado, 25 de maio de 2013

Respostas - Atividades - Segundos Anos


2º Ano
Com suas próprias palavras, faça o que se pede:
  1. Explique a importância do iluminismo para movimentos revolucionários como a Guerra Civil Inglesa.

O iluminismo foi um movimento filosófico que trouxe importantes discussões acerca do poder do governante e a liberdade dos cidadãos. Movimentos revolucionários como a Guerra Civil Inglesa tiveram como base idéias presentes no iluminismo, o que é visível no seu caráter questionador das atitudes de um monarca absolutista e insensível aos anseios populares e burgueses.

  1. Discorra sobre o conflito entre o rei e o parlamento.

O parlamento, composto já na época por inúmeros representantes de camadas burguesas da sociedade, inicia medidas para conter os desmandos do rei, inclusive defendendo a prisão de ministros reais. O monarca inglês Carlos I entende a atitude do parlamento como uma afronta a seu poder real e convoca sua guarda para pressionar os representantes burgueses. O parlamento, em resposta, prepara suas próprias tropas contra o rei. É o início de um sangrento conflito leva à prisão e execução de Carlos I e à subida de Oliver Cromwell (general do exército do parlamento) ao poder.

  1. Explique as consequências da Revolução Inglesa para os burgueses na Inglaterra.

A Revolução Inglesa terminou por limitar o poder do monarca na Inglaterra. Os burgueses ganharam espaço na sociedade inglesa e, gradativamente, assumiram o controle de oficinas, instalações e propriedades. Buscando sempre o lucro, empreenderam mudanças na produção, modernizando o sistema produtivo e expulsando os camponeses de suas terras (com a aprovação dos Cercamentos). Os camponeses, sem saída, transformaram-se em mão-de-obra barata a ser explorada nesta lógica do nascente capitalismo industrial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esquemas úteis