Caros alunos, este espaço permanente será destinado à reunião de materiais curriculares e extra curriculares. Acredito que aqui conseguirei disponibilizar recursos a mais para quem necessita de uma ajuda ou para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em História.

Informe-se

Para aqueles que se preparam para concursos em geral, a dica é se manter sempre informado. Jornais online são uma ótima fonte de informação, principalmente pelo fato de podermos selecionar aquilo que realmente nos interessa. Seguem alguns muito bons: Folha de São Paulo; Estado de São Paulo; O Globo; G1; Barbacena Mais; Barbacena Online; BBC (britânica) e CNN (americana).

Atividades avaliativas - Segundo Bimestre


Caros alunos, seguem os links para a realização das atividades bimestrais obrigatórias. Façam com dedicação. São estas as observações:
  • As atividades devem ser feitas em quartetos.
  • Serão atribuídos de 8,0 (oito) pontos bimestrais
  • Utilizem as próprias palavras e conhecimentos e explorem bem os temas propostos nas respostas, bem como nas justificativas. Cópias da internet, de outros grupos e com uso de IA serão identificadas e não serão corrigidas.
  • No link, poderão escrever livremente as respostas em seus respectivos campos, as quais, ao final, serão diretamente enviadas.
  • O prazo para o envio será até, sexta-feira, dia 24 de maio de 2024, às 23:59. Postagens após essa data e horário não serão corrigidas.
Mãos à obra!



domingo, 26 de maio de 2013

Respostas - Atividades - Terceiros Anos

3º Ano
Com suas próprias palavras, faça o que se pede:
  1. Compare a Revolução de 1930 com a Revolução Constitucionalista de 1932 levando em conta suas lideranças e objetivos.

Ambas momentos revolucionários são importantíssimos para o país. A revolução de 1930 assinalou um grande rompimento dos acordos políticos presentes na República Velha e um desentendimento entre São Paulo e Minas Gerais, potências políticas de então. O questionamento à eleição de Júlio Prestes levou à formação de uma tropa revolucionária partindo do Rio Grande do Sul, e à tomada do poder de Washington Luís, colocando em seu lugar, como presidente, o candidato que havia perdido as eleições, Getúlio Vargas com apoio de militares e elites mineiras e gaúchas, entre outras. A Revolução Constitucionalista de 1932 pode ser entendida como uma tentativa de São Paulo reaver seu poder usurpado em 1930. Com o argumento de que Vargas não havia sido eleito, conforme previa a Constituição, o estado inicia um movimento revolucionário com apoio da elite e setores mlitares paulistas para tirar Vargas do poder. O movimento de 1932 falha em sua tentativa.

  1. Explique a relação de Vargas com os partidos radicais no Brasil e seu desenrolar para o Estado Novo.

Vargas mantém uma relação bastante ambígua com os partidos no início de seu governo. Da mesma forma em que movimenta o país para a criação de leis trabalhistas, desejos antigos da classe trabalhadora e dos partidos de esquerda, empreende uma grande centralização do poder e um fortalecimento do Estado, convergindo com as idéias da direita. No entanto, após a tentativa de golpe realizada pela ANL (extrema esquerda), Vargas fortalece ainda mais seu controle sobre o país, além de colocar os comunistas na situação de ilegalidade. Utilizando o medo popular e manipulando a imprensa (boato do Plano Cohen), Vargas dá um novo golpe, criando o Estado Novo, fechando o Congresso e assumindo para si todo o poder do Estado brasileiro. No Estado Novo, Vargas extingue todos os partidos políticos, medida esta que também encerrava as atividades dos partidos de direita, como os radicais da AIB. Os integralistas (AIB), indignados, ainda tentam um golpe atacando o Palácio da Guanabara em 1938, mas são combatidos.

  1. Analise as causas da Segunda Guerra Mundial mencionando o fortalecimento do bloco do Eixo e a entrada da Rússia no conflito.

As causas da Segunda Guerra Mundial estão ligadas ao imperialismo e ao nacionalismo ainda presentes na Europa. A Alemanha nazista buscando o fortalecimento de seu Estado, inicia uma expansão territorial através de acordos ou mesmo ações militares que desagradam os países democráticos (França e Inglaterra). A guerra é declarada após a invasão alemã da Polônia, que é secretamente dividida entre alemães e russos através do Pacto de Não-Agressão. No entanto, após o bloco ítalo-alemão (Eixo) conquistar praticamente toda a Europa, Hitler, ditador alemão, volta suas forças contra a Rússia, violando o pacto estabelecido no início da guerra. A Rússia, então, responde à traição alemã aliando-se à Inglaterra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esquemas úteis