Caros alunos, este espaço permanente será destinado à reunião de materiais curriculares e extra curriculares. Acredito que aqui conseguirei disponibilizar recursos a mais para quem necessita de uma ajuda ou para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em História.

Informe-se

Para aqueles que se preparam para concursos em geral, a dica é se manter sempre informado. Jornais online são uma ótima fonte de informação, principalmente pelo fato de podermos selecionar aquilo que realmente nos interessa. Seguem alguns muito bons: Folha de São Paulo; Estado de São Paulo; O Globo; G1; Barbacena Mais; Barbacena Online; BBC (britânica) e CNN (americana).

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Esquema de aula - Primeiros Anos - 26/02/2014

Mesopotâmia, Egito e Reino de Cuxe

  • Mesopotâmia: terra entre rios
    • A importância da água doce para os primeiros povos agriltores, que buscavam sempre sedentarizarem-se em terras férteis.
    • Diversos povos (sumérios e acádios amoritas assírios e caldeus) invadiram a Mesopotâmia (Terra Entre Rios) e contribuíram para seu desenvolvimento.
    • Cidades puderam surgir na região, com especialização do trabalho e das funções.
    • Os povos mesopotâmios
      • Sumérios: destacaram-se em obras de irrigação e pelo desenvolvimento da escrita cuneiforme. Suas 12 cidades-estado eram governadas pelos Patesi (rei-sacerdote).
      • Babilônios ou amoritas: grande desenvolvimento comercial e criação do Código de Hamurábi.
      • Assírios e caldeus: os assírios eram dedicados às armas e guerras; os caldeus produziram maravilhas artísticas e arquitetônicas sob o reinado de Nabucodonosor.
    • Economia e vida social
      • Rígida divisão social: nobres, guerreiros, sacerdotes e funcionários no topo, escravos e camponeses na base.
      • Grandes enchentes causavam estragos. Diques e sistemas de proteção foram desenvolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esquemas úteis